Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

OSBA SEM COMANDO: SECULT DESCLASSIFICA ATCA E IDSM; VIRÁ NOVO EDITAL

Grito dos Excluídos acontece neste 7 de Setembro
06/09/2023 às 10:20
  1. Nesta quinta-feira, 7 de setembro, às 9h30min, diversos grupos do movimento negro da Bahia, acompanhados de familiares de Mãe Bernadete, ialorixá assassinada no dia 17 de agosto, e Binho do Quilombo, irão participar do Grito dos Excluídos em protesto e por justiça pelas mortes de quilombolas, indígenas e povo negro na Bahia.

  2. Além deles, familiares e amigos do jovem José William Santos Barros, da comunidade quilombola de Alagadiço, em Juazeiro, assassinado no último dia 27, também estarão no ato pedindo por justiça.

  3. Depois do Grito dos Excluídos, às 18h, também vai acontecer a segunda Quinta da Vigília, na Igreja São Francisco de Assis, no Pelourinho.

  4. O ato, que vai até novembro, pede justiça pelas mortes de 11 quilombolas assassinados na Bahia nos últimos dez anos, segundo dados da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

  5. Estarão também presentes familiares de Mãe Bernadete e Binho do Quilombo, e do jovem Willian, além dos moradores dos quilombos Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, e Alagadiço, em Juazeiro.

  6. Os atos deste 7 de setembro têm como organizadores a EDUCAFRO, o Coletivo Resistência Preta, a Associação dos Grêmios Estudantis de Salvador, União Estadual de Estudantes (UEE), e o Movimento Negro Unificado (MNU), entre outros.
                                                 ****
  7. A partir de critérios exclusivamente técnicos da Comissão de Seleção e de critérios jurídicos embasados em um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) decidiu acatar parcialmente o recurso impetrado pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) no âmbito da seleção pública 01/2023. 

  8. Este processo tem o objetivo de selecionar a Organização Social que será responsável pela Gestão dos Serviços de Produção e Divulgação da Música de Concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) pelos próximos dois anos.

  9. Com essa decisão, a SecultBa mantém a desclassificação da ATCA, conforme decisão publicada do Diário Oficial do Estado de 12/07/2023, e desclassifica o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM). Como somente as duas organizações participaram do processo seletivo, o edital de seleção não obteve propostas dentro dos parâmetros estabelecidos.

  10. Desta forma, o resultado final do edital de seleção nº 01/2023 será publicado no Diário Oficial do Estado no dia 07/09/2023. Enquanto um novo processo de licitação é aberto, a Secretaria adotará medidas cabíveis no sentido de manter o funcionamento regular das atividades da Orquestra, que é um corpo estável do Estado da Bahia.

  11. A SecultBa e a PGE foram ao Ministério Público Estadual (MPE) comunicar a decisão, visto que a recomendação que o MPE enviou à SecultBA perde o objeto. Informações sobre o novo edital de seleção para organização gestora da OSBA serão divulgadas nos próximos dias.
                                                  *****
  12. Um suspeito de chefiar a facção Bonde do Maluco na Bahia foi preso na terça-feira (5), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-232, em Sertânia, Pernambuco. Ele tinha mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e era procurado por tráfico de drogas e organização criminosa.

  13. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes faziam uma fiscalização em frente ao posto de Cruzeiro do Nordeste quando pararam um carro de luxo. Quando consultaram a CNH apresentada pelo motorista, notaram que o documento tinha nome de outra pessoa e desconfiaram de um crime de falsidade ideológica.

  14. Ao descobrir o nome verdadeiro do homem, os agentes perceberam se tratar de um criminosos foragido, que foi então encaminhado à delegacia mais próxima da região.