Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MDB PODE LANÇAR GERALDO JR COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE SSA

Falta a Geraldo, apoio do trio Rui-Wagner e Jerônimo. Se conseguir é competitivo.
02/09/2023 às 10:50
   1. A última mulher presa durante os atos de 8 de janeiro, em Brasília, foi libertada do presídio da Colmeia. Natural de Santa Catarina, Dirce Rogerio, de 55 anos, teve a detenção revogada por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou o uso de tornozeleira eletrônica e o veto de sair de casa à noite.

2. Dirce Rogerio foi detida dentro do Palácio do Planalto durante os protesto em 8 de janeiro. Nesse dia, as sedes dos Três Poderes da República foram invadidas e depredadas pelos manifestantes. A liberdade provisória de "dona Dirce", como ela era conhecida, foi celebrada por parlamentares bolsonaristas, como a deputada Júlia Zanatta (PL-SC) e o senador Magno Malta (PL-ES). 

3. Dirce é ré no STF pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado e dano qualificado. Ainda não há data para o seu julgamento, mas a expectativa é que ocorra nos próximos meses.

4. De acordo com Ezequiel Silveira, advogada Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de janeiro (ASFAV), 49 homens detidos nos dias 8 e 9 de janeiro continuam na prisão. A conta não inclui pessoas presas posteriormente na Operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas.
                                                  *****

5. A reunião do Conselho Político da Base Governista de Jerônimo Rodrigues realizada hoje segundo nota da direção estadual do PT tratou apenas de critérios gerais para o enfrentamento dos pleitos municipais, 2024. Sobre Salvador, o PT diz que o governador vai convocar outra reunião (não tem data) com os partidos que já lançaram pré-candidatos para tentar um consenso e/ou unidade. Por enquanto, lançados estão Olívia Santana (PCdoB) e Robinson Almeida (PT).

6. Estranha-se essa informação do PT uma vez que, se isso acontecer, excluem-se os demais partidos e são muitos: PSB, PSD, PV, Avante, etc, e a deputada Lidice da Mata já disse que os socialistas têm dois nomes à disposição, o dele, e o do vereador Sylvio Humberto. Tinha um terceiro, José Trindade, o qual, disse que não tem condições de saúde adequadas para enfrentar o pleito (colocou recentemente 3 stents no coração).

7. Comentamos ontem, aqui, que com a desistência de Trindade, é provável que o MDB lance o nome de Geraldo Jr, atual vice-governador. Geraldo está calado. O lider do PT na Bahia, Geddel Vieira Lima, é quem tem se posicionado com críticas a possíveis nomes como foi o de Denice Santiago, em 2022, remetendo esse posicionamento para Trindade e Robinson. Claro, Geddel defende a candidatura de Geraldo.

8. Geraldo, no entanto, tem sido cauteloso, o que é uma postura muito boa uma vez que, na política os apressados "comem cru" e tenta viabilizar seu nome nos bastidores da base, em especial na trindade Rui-Wagner-Jerônimo. Eu não saberia dizer, hoje, se a ordem é essa ou Jerônimo-Rui-Wagner. Pouco importa. O certo é que, sem esses três apoios, dificilmente um candidato vinga.

9. OLivia Santana também está calada e adota igualmente uma postura correta politicamente. Dos nomes até agora aventados ela é quem tem maior densidade eleitoral, mas, falta-lhe a simpatia da trindade. Mas como a eleição na capital dá-se em dois turnos nada impede que ela tente a primeira rodada. 
                                                  ****
10. Com 186.606 pacientes atendidos pela Central Estadual de Regulação nos oito primeiros meses de 2023, foi atingida a marca de 99,2% de respostas às 188.116 solicitações feitas por unidades de saúde nos 417 municípios baianos. Para acelerar as transferências e melhorar ainda mais os indicadores, um mutirão está sendo realizado neste sábado (2), com a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, e dos diretores dos maiores hospitais da rede estadual. 

11. O governador Jerônimo Rodrigues também acompanhou parte das atividades. "A cada sinal recebido, cada ligação atendida, cada botão apertado estamos cumprindo uma missão para salvar vidas", comentou Jerônimo sobre a atenção permanente da equipe da central.

12. A secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, ressaltou a importância da ampliação de leitos e da equipe de regulação.  “A Saúde é uma prioridade, tanto que já abrimos mais de 500 novos leitos somente este ano, contratamos novos médicos reguladores e hoje são 211 profissionais, bem como ampliamos os contratos de transporte terrestre e UTI aérea. Além disso, criamos políticas de cofinanciamento, a exemplo da hemodiálise, que possibilitou a liberação de 356 leitos hospitalares que estavam ocupados com pacientes renais crônicos que não tinham acesso à diálise ambulatorial em clínicas”.

13. A ampliação dos serviços de atenção domiciliar, conhecido popularmente como home care, e a implantação da oxigenoterapia domiciliar prolongada, ambos disponíveis nos 417 municípios, tem contribuído para liberação mais célere de leitos hospitalares. Atualmente, 1.078 pacientes encontram-se assistidos em domicílio em 234 municípios, bem como 2.228 pacientes estão em casa utilizando o serviço de oxigenoterapia ofertado pelo Governo do Estado.

14. A superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, Mônica Hupsel, aponta que meta desse mutirão é reduzir em até 50% a demanda de solicitações de ortopedia e neurocirurgia. “Com a presença dos diretores médicos e gerais dos maiores hospitais estaduais, conseguimos, simultaneamente, integrar as equipes e ampliar a resolutividade. No dia a dia já regulamos 50,1% dos pacientes em até 24 horas e 80% em até 72 horas. 

15. Situações específicas, como a neurocirurgia, cujo número de especialistas é reduzido tanto na rede pública quanto na privada, o tempo de permanência pode superar as 72 horas”, explica a superintendente.

16. Na avaliação da diretora-geral do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Cristiana França, o mutirão é importante para aproximar as equipes que estão na ponta e os médicos da Central. “No último mutirão ocorrido antes do São João, recebemos 72 pacientes que necessitavam de neurocirurgia, endoscopia digestiva, colonoscopia, CPRE, cirurgia vascular e ortopedia. A meta da equipe do HGCA é sempre se superar”, afirma França.

17. O diretor-geral do Hospital Geral do Estado (HGE), Márcio Fonseca, relata que somente este ano, o HGE recebeu 6.475 pacientes transferidos pela Central Estadual de Regulação, sendo o maior dentre todas as unidades. “Nesse mutirão já autorizamos a admissão de pacientes com perfil de trauma raquimedular, ortopédico e bucomaxilo”, destaca Fonseca.

18. Para a diretora-geral do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Lucrécia Savernini, “um dos pontos positivos do mutirão é fortalecer o exercício da empatia e compaixão pelo outro. Sabemos que mesmo diante das limitações, é possível fazer sempre um pouco mais, pois o paciente precisa de cuidados e as equipes nos hospitais e na Central trabalham incessantemente para prover isso”, ressalta Savernini.

19. “Seu Abelardo, Paz e bem! Isto é um assalto. Vou levar 1 furadeira. Irmã Dulce”. O inusitado e bem-humorado bilhete com data de 19 de maio de 1989, dirigido a um comerciante em Salvador que sempre socorria Irmã Dulce em suas necessidades junto aos pobres e doentes, é parte da coleção de 59 correspondências – quase todas inéditas – publicadas no livro Cartas de Santa Dulce - a face humana em todos nós. Com 100% de sua comercialização revertida para a obra social fundada por Irmã Dulce, o livro será lançado em Salvador no próximo dia 5 de setembro, às 18h, no Espaço Coworking, no Shopping Barra (L4 Leste). 

20. Reunindo manuscritos da Mãe dos Pobres escritos durante os anos de 1930 a 1980, a obra, que tem o texto de contracapa assinado pela atriz Fernanda Montenegro, convida o público a um inédito e profundo mergulho na memória da religiosa baiana que se tornou a primeira santa do Brasil.