Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TRINDADE DESISTE DE CONCORRER A PREFEITO E ABRE CHANCE PARA GERALDO JR

Conselho Politico tem reunião agendada para sábado, 2
01/09/2023 às 10:49
    1. Um abalo símico acontece às vésperas da reunião do Conselho Político da Base Politica do governador Jerônimo Rodrigues (PT), com o anúncio da desistência do ex-vereador José Trindade - atual presidente da Conder - de concorrer ao pleito para prefeito da capital, diante de problemas de uma recuperação cardíaca.
  
  2. Confessou A Tarde: "O médico da equipe pediu que eu me preservasse, principalmente nesses seis primeiros meses. Então, eu só poderia começar a fazer uma campanha mais intensa em meados do ano que vem", afirmou Trindade, que citou a cirurgia cardíaca na última semana e alegou que a decisão nada teve a ver com qualquer articulação política. "Eu acabei de colocar três stents, estou com a saúde maravilhosa, mas tenho que tomar alguns cuidados, como evitar aglomerações e subidas", continuou.

  3. Trindade não descarta, em um futuro breve, disputar eleições. "2026 é logo ali", disse sorrindo. "Em função disso [da questão de saúde], eu preferi abdicar [da pré-candidatura a prefeito de Salvador] e tratar da minha saúde. Isso não vai me impedir de forma nenhuma de continuar no grupo, ajudando o Jerônimo com o candidato [a prefeito] que será definido, para que a gente possa representar esse projeto político vitorioso na Bahia nesses últimos 16 anos e meio", concluiu.

  4. Trindade era apontado como o possível pré-candidato a prefeito da capital do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), ainda que seja filiano ao PSB, partido que é controlado pela deputada Lidice da Mata e que, em tese, dispõe de mais dois pré-candidatos, a própria Lidice e o vereador Sylvio Humberto.

 5. Embora a desistência de Trindade tenha acontecido por motivos de saúde deu-se uma semana depois do PT referendar o deputado estadual Robinson Almeida como pré-candidato à prefeitura de Salvador, decisão que trouxe a Salvador até a presidente nacional do PT, Gleci Hofmann. A indicação de Robinson é apontada como sendo do senador Jaques Wagner, ele que é deputado "wagnerista" e foi secretário de Comunicação do seu governo.

 6. A presidente do PSB da Bahia, deputada federal Lídice da Mata, em entrevista ao Politica Livre lamentou a decisão do correligionário de partido e presidente da Conder, José Trindade, em retirar o nome da disputa eleitoral em Salvador, alegando motivos de saúde. Ela garantiu, no entanto, que a legenda segue no páreo para encabeçar a chapa ao Palácio Thomé de Souza em 2024.

  7. “Eu acho que a decisão de Trindade terá um impacto na base porque ele vinha se consolidando como um dos interlocutores desse processo, tanto dentro quanto fora do PSB. E demonstrou ter uma capacidade de trabalho muito grande, uma visão importante sobre a cidade. Além disso, do ponto de vista pessoal, desejo pronta recuperação a Trindade e que ele supere logo esse problema de saúde. Não podemos perder a participação dele nesse processo, mesmo que não seja na linha de frente”, afirmou Lídice.

  8. Lídice disse que o nome dela e o do vereador Sílvio Humberto estão à disposição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e dos partidos aliados para a disputa na capital. “Mas claro que estamos abertos a outras alternativas, mas por enquanto são esses dois. Mas ressalto que defendemos a unidade, e não teremos candidatura de qualquer jeito”, ponderou.

  9. A presidente do PSB acredita que a reunião do conselho político deste sábado (02), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), será para estabelecer critérios de escolha visando a unificação da base aliada não só em Salvador, mas também no interior. “Vou defender a construção de critérios objetivos para a união dos partidos governistas e que acreditam no projeto de Jerônimo e do presidente Lula (PT), que tiveram a confiança do povo baiano”. Não acho que teremos definições amanhã”, argumentou a parlamentar.

  10. Lidice está certa. Diante desse quadro novo - a dessistência de Trindade - o governador Jerônimo não tem a mínima condição de tomar uma decisão final no sábado. Até porque, ainda é cedo. De qualquer maneira, só lembrando, a base aliada já dois nomes oficializados como pré-candidatos: Robinson Almeida (PT) e Olivia Santana (PCdoB). 

  11. Pelo sim; pelo não essa decisão de Trindade pode colocar no páreo, novamente, o vice-governador Geraldo Jr. A política - como diria Sebastião Neri - é como nuvem. E a nuvem de Geraldo que estava distante, de repente, se reaproxima de 2024.
                                              ****
  12. O SBT informa que Cleber Machado, dono de uma das vozes mais conhecidas da televisão brasileira nas transmissões e programas esportivos, acaba de assinar contrato com a emissora para fazer parte do time de narradores e apresentadores do canal.

  13. “Super feliz de trabalhar em uma rede que a gente viu nascer. Quando eu era moleque comecei a assistir e ver a programação. Com todo esse interesse e força que o SBT está dando para o esporte e o futebol, para mim, é um prazer e uma honra ser convidado para participar dessa equipe que já tem Téo José, Luiz Alano, Mauro Beting, companheiro de muito tempo, e outros grandes profissionais. Espero que eu some e que, juntos, a gente faça um trabalho bem bacana e bonito”, afirmou.

  14. Filho do jornalista Clodoaldo José Machado e da dona de casa Maria de Lourdes Pedroso Machado, Cléber Machado, iniciou sua carreira como estagiário da radioescuta na Rádio Tupi. Ainda em 1979, foi para a Rádio Bandeirantes e, em 1980, para a Rádio Globo no departamento de programação. Seu primeiro boletim de esporte aconteceu em 1982.

  15. Sua estreia na televisão aconteceu em 1984, na TV Gazeta, onde permaneceu por três anos. Em 1988, Cléber Machado foi trabalhar na TV Globo, onde ficou por 35 anos. Nesse período, foi apresentador e narrador de futebol e de diversas outras modalidades, acumulando em seu currículo, entre outras grandes coberturas, nove Copas do Mundo e seis Olímpiadas. 

  16. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA) defendem a incorporação da Usina Termelétrica Termobahia, subsidiária da Petrobrás, à estatal. A usina é uma das 11 do Parque Gerador da Petrobrás e a única companhia no estado da Bahia, com capacidade instalada para 185 MW de energia, volume suficiente para atender meio milhão de pessoas. A unidade ainda é preparada para duplicação e até mesmo triplicação da sua capacidade de produção, além disso, emprega cerca de 150 trabalhadores.

  17. Localizada no município de São Francisco do Conde, ao lado da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), a Termobahia é responsável, por vezes, por metade do inventário de vapor da refinaria. “A usina é subsidiária da Petrobrás, mas pela sua importância, deveria ser incorporada à estatal”, reforça Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP.

  18. A reivindicação é uma posição política da FUP e do Sindipetro-BA, que vêm lutando pelo fortalecimento da Petrobrás e pelo aumento da presença da Companhia no estado. A demanda será apresentada à direção da estatal para que a gestão da empresa analise a viabilidade de incorporação da subsidiária.

  19. “Em 2023 comemoramos os 70 anos da Petrobrás, empresa que nasceu na Bahia e é orgulho nacional”, destaca Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, lembrando que a região Nordeste foi a que mais sofreu com as privatizações do governo anterior, com uma queda de 76% dos postos de trabalho entre 2013 e 2022, saindo do patamar de 17,4 mil trabalhadores para 4,1 mil no Sistema Petrobrás.