Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNO DO ESTADO ENVIA À ALBA PPA 2024-2027 COM PREVISÃO DE R$150 BI

O chefe do Legislativo estadual ressaltou que o Plano foi construído de maneira participativa, tornando-se referência para o Governo Federal e diversos estados
31/08/2023 às 10:47
    1. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputado Adolfo Menezes, recebeu, nesta quinta-feira (31.08), o Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. De autoria do Poder Executivo, o PL foi entregue pelos secretários do Planejamento e da Casa Civil, respectivamente, Cláudio Peixoto e Afonso Florence. O PPA 2024-2027 prevê aproximadamente R$ 150 bilhões para o financiamento dos programas do executivo e dos demais poderes da administração estadual.

  2. “Apesar dos índices históricos de desigualdade social e pobreza, a Bahia tem um volume de investimentos públicos comparável ao estado de São, que é o segundo maior orçamento do país, atrás somente da União. Os governos sucessivos de Jaques Wagner, Rui Costa e, agora, Jerônimo Rodrigues são recordistas em investimentos públicos”, disse Adolfo Menezes, elogiando o PPA.

  3. O chefe do Legislativo estadual ressaltou que o Plano foi construído de maneira participativa, tornando-se referência para o Governo Federal e diversos estados, com a realização das escutas sociais nos 27 Territórios de Identidade, reunindo mais de 8 mil pessoas.

  4. Instituído pela Constituição Federal de 1988, o PPA é o principal instrumento de planejamento governamental, onde são definidas as diretrizes, objetivos estratégicos e metas. O plano inicia no segundo ano de cada gestão e encerra no primeiro ano da gestão seguinte.

  5. O PPA baiano prioriza políticas voltadas para o combate à fome e a redução das desigualdades, a sustentabilidade ambiental, além do fortalecimento da educação em tempo integral, com foco na ampliação das políticas públicas de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes.
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  6. Vibração pra cima, sim. Copo pra cima, não! Com esse mote, a Arena Fonte Nova, em Salvador, vai realizar a campanha educativa para que o público não jogue bebida para o alto em jogos. A ação terá início no próximo domingo (3), na partida entre Bahia e Vasco, e terá continuidade nos próximos jogos realizados na Arena, com o objetivo de conscientizar os torcedores sobre a prática, que incomoda e agride as pessoas, de zelar pelo conforto e integridade física dos espectadores, bem como de informar sobre as sanções cabíveis para quem pratica esses atos.

 7. Serão realizadas ativações nas redes sociais da Arena e nos jogos haverá distribuição de panfletos informativos, além de comunicação nos espaços. O ponto alto será a divulgação de um vídeo com imagens reais de momentos em que bebidas são lançadas, propositalmente, no público, com depoimentos reais de torcedores. O material conta, ainda, com a participação de personalidades como o humorista Renato Piaba e os jogadores Esporte Clube Bahia, Kanu e Thaciano, que alertam sobre os transtornos causados por essas ações.

  8. Uma iniciativa inédita sobre diversidade, idealizada pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Nike, traz à tona os resultados de um levantamento que contou com a participação de 508 profissionais do futebol brasileiro e abordou questões relacionadas a raça, religião, orientação sexual e origem. 

  9. O documento, pioneiro em seu escopo, apresenta reflexões em torno de dados coletados entre julho e agosto, com atletas, comissão técnica, staff dos clubes e arbitragem – atuantes nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino, além das Séries A1 e A2 do feminino na temporada 2023.

 10. "O levantamento em parceria com o Observatório da Discriminação Racial e a Nike é um retrato, um recorte importante sobre os efeitos nocivos do racismo. O combate diário e incansável a esse crime é uma das principais bandeiras da minha gestão. 

 11. E com esse diagnóstico vamos trabalhar ainda mais para banir estas e outras práticas discriminatórias do futebol, seja dentro ou fora dos campos. Não podemos tolerar o racismo, o medo e a discriminação. Que cada vitória no combate a esse, que é um mal global, possa reverberar não só na cadeia do futebol brasileiro, mas em toda a sociedade. 

  12. A CBF já adotou práticas que respeitam a igualdade, inclusão e transparência em todas ações internas e externas da entidade. Fizemos o I Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, em setembro do ano passado, e, em breve , teremos a segunda edição. Também fomos pioneiros na inclusão de penas desportivas, que vão de perda de mando de campo, portões fechados até perda de pontos para o clube, para os casos de racismo. Hoje, somos referência mundial nesse tema. Cada passo deve ser trilhado rumo a novas conquistas para o fim do racismo", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

  13. Atualmente o setembro amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. A iniciativa acontece durante todo o ano, mas, o dia dez de setembro, é considerado oficialmente o dia da prevenção ao suicídio.

  14. O dia dez de setembro foi criado em 2003 pela Associação Internacional de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio. Neste dia realizam-se diversas atividades, em diversos países do mundo para se conseguir salvar vidas.

  15. Todos os anos morrem um milhão de pessoas por suicídio no mundo, assim como ocorrem entre dez a vinte milhões de tentativas de suicídios no mundo. As pessoas não costumam falar de suas dores e quando já não aguentam mais, pensam no suicídio.

  16. “Falar é mais do que importante, é essencial, é preciso quebrarmos esse tabu”, afirma a psicóloga Bianca Reis.

  17. Esse ano a campanha setembro amarelo, traz como lema a frase: “Se precisar, peça ajuda”. A população precisa ser alertada da importância de buscar ajuda de alguém próximo e principalmente de um profissional.

  18. De acordo com a psicóloga Bianca Reis, “um acolhimento preciso e assertivo de um profissional, pode colaborar para que um indivíduo consiga seguir sua vida, apesar das dores emocionais”.

  19. Atualmente o setembro amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. A iniciativa acontece durante todo o ano, mas, o dia dez de setembro, é considerado oficialmente o dia da prevenção ao suicídio.

  20. Em meio às comemorações dos seus 93 anos, a Associação Bahiana de Imprensa realizou atividades estatutárias nesta quinta-feira, 31. Logo após a Reunião Ordinária da Diretoria Executiva, a instituição iniciou a Assembleia Geral Ordinária de 2023, convocada no Edital publicado no último dia 21.
  
  21. A sessão ocorreu no Auditório Samuel Celestino, no oitavo andar do edifício-sede da entidade, na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador. Os associados puderam participar da atividade nas modalidades presencial e online.

  22. A AGO teve como pontos de pauta o Relatório de Atividades da Diretoria Executiva e o parecer do Conselho Fiscal sobre as demonstrações financeiras do exercício 2022/2023. Por unanimidade, as contas da instituição foram aprovadas.

  22. O presidente da Assembleia Geral da ABI, Walter Pinheiro, ressaltou o engajamento do público durante a AGO e parabenizou a equipe pelos recursos utilizados, além do espaço escolhido para a reunião.