Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DIA D MULTIVACINAÇÃO CONTRA COVID EM SALVADOR ATENDEU 5.489 PESSOAS

Estão abertas as inscrições para o Vestibular dos cursos de graduação em Medicina do Centro Universitário UniFG
27/08/2023 às 19:05
   1. Com a missão de intensificar a prevenção de doenças imunopreveníveis na capital baiana, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) realizou mais um Dia D da multivacinação em mais de 50 pontos estratégicos com a oferta de vacinas do calendário básico, além das que protegem contra Covid e Influenza.

  2. A imunização é o método mais eficaz no combate às doenças, por isso iniciativas como Dias D e outras campanhas de mobilização seguem sendo realizadas, visando contemplar cada vez mais pessoas. Apenas neste último sábado (26), foram dispensadas 5.489 doses de imunizantes, sendo o reforço da bivalente o mais procurado, com 2.032 doses aplicadas.

  3. A vice-prefeita de Salvador e titular da pasta, Ana Paula Matos, percorreu pontos de imunização para acompanhar de perto a ação e ressaltou o compromisso da SMS em ampliar o acesso às vacinas fora dos dias úteis. 

  4. “Estamos sempre analisando a necessidade do povo soteropolitano e, percebendo que boa parte não consegue conciliar a rotina do dia a dia com o autocuidado durante a semana, fortalecemos a oferta nos finais de semana em locais de grande circulação de pessoas como shoppings, mercados, lojas de construção, além das unidades de saúde.

  5.  Mas, para termos sucesso é fundamental que a população atenda a estes chamados e busque nossos serviços, atualizando sua caderneta vacinal, prevenindo-se. É como sempre digo, é uma atitude individual que faz toda a diferença para o bem coletivo”, destacou .

  6. Ana Paula Matos também parabenizou a iniciativa daqueles que atenderam ao chamado deste sábado. “Quero agradecer a todos que buscaram sua prevenção e também aos profissionais de saúde por toda dedicação, por assumirem esse compromisso altruísta em prol da população. 

  7. Estamos criando estratégias, reforçando parcerias e fortalecendo programas como o Saúde na Escola, que leva vacinação diretamente à comunidade escolar. Porém, garantir a ampliação da cobertura vacinal passa também pela conscientização das famílias sobre a relevância em aderir à imunização de forma contínua. Proteger pessoas e evitar o ressurgimento de doenças são nossos objetivos”, afirmou a gestora.

  8. A vacinação ocorre em toda a rede municipal de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações podem ser obtidas no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/ e no Instagram @smssalvador.

  9. A diretoria e o presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus Freitas, celebram a conquista da nova sede do sindicato. A inauguração contou com a presença de autoridades e revendedores de combustíveis, reunidos no novo endereço, no Edifício Internacional Trade Center (ITC), no Stiep. 

  10. Estiveram presentes à inauguração, o vice-governador do Estado, Geraldo Júnior; os presidentes da Fecombustíveis, James Thorp, e do Sindicom BA, Luiz Gonzaga; o diretor de Relações Institucionais da Acelen, Bernardo Araújo, e do diretor do Senai/Cimatec, Walter Pinheiro; secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Sodré, o deputado federal Daniel Almeida, vereadores e outros políticos; presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Paulo Cavalcanti, além de representantes das distribuidoras, da ANP, do Ibametro, da Bahiagás, do Instituto de Combustível Legal e da Polícia Militar.  

  11. “A sede própria é mais uma conquista da entidade, resultado do trabalho, da colaboração e união dos revendedores associados. Agora temos um espaço com instalações modernas e funcionais, em um endereço bem localizado, para receber nossos parceiros e atender as suas necessidades”, declara Tannus. 

  12. O ex-jogador do São Paulo, Raí está no extremo sul da Bahia, em virtude da comemoração dos 10 anos da Escola Popular de Agroecologia Egídio Brunetto. Hoje (25/8), Raí foi recepcionado pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) para apresentar ao jogador acampamentos e assentamentos de reforma agrária na região.

  13. Em discurso para os assentados, Raí afirmou estar à frente da Fundação Gol de Letra por acreditar na justiça social que “só existe com a reforma agrária”. “Estou honrado. Foi um dia intenso, com várias visitas que provam o quando esse movimento é legal, legítimo e necessário para o país”, disse o ex-jogador em vídeo gravado durante a visita.

  14. Além do assentamento Jacy Rocha, que abriga a escola de agroecologia, Raí visitou o acampamento Oscar Azevedo, em Itabela; e almoçou no assentamento Pau Brasil, em Itamaraju, lugar onde os assentados preservam o maior e mais antigo pau-brasil, com cerca de 600 anos.

  15. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre de transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas. O Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições. 

  16. Esse agravamento de cenário tem provocado um aumento significativo no número de atendimentos de telessaúde e telepsiquiatria entre as empresas que fazem parte da Saúde Digital (Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital). 

  17. Um levantamento inédito feito pela Conexa, ecossistema digital de saúde e associado da entidade, apontou que, de janeiro a julho de 2023, 40 pacientes em cada 100 de planos de saúde comercializados diretamente para clientes corporativos, foram diagnosticados com algum tipo de transtorno emocional. 

  18. O objetivo foi analisar clinicamente como está a mente das pessoas inseridas no mercado de trabalho. O estudo aponta ainda que houve crescimento nos primeiros sete meses deste ano, comparados com os de 2022, nos diagnósticos de TDAH (35%), ansiedade (24%) e esgotamento (30%), que na nova classificação internacional de doenças é reconhecido como burnout.

  19. “As pessoas que podem estar em sofrimento em qualquer um desses cenários precisam, durante uma jornada de psicoterapia, ter a compreensão desse funcionamento, de onde isso vem e de quais ferramentas ela consegue dentro das limitações dela. Afinal, todos temos nossas limitações. 

  20. É preciso entender quais ferramentas ela consegue desenvolver ou trabalhar para superar esse sofrimento e conseguir amadurecer a forma que ela lida com as situações. Reforçar e promover a resiliência dessas pessoas e a sua capacidade de voltar ao seu estado normal. A saúde digital colabora com isso a partir do momento em que ela dá acessibilidade, então você perde a barreira geográfica”, ressalta Érica Maia, gerente de saúde mental da Conexa.

  21. Exclusivo para o público feminino de Lauro de Freitas, estão abertas as inscrições para os cursos de Web Design e Bombeiro Civil, por meio do link (https://www.sympla.com.br/curso-para-mulheres__2122931), até o dia 07/09. As qualificações são ofertadas pela parceria da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres com o SENAI do município. Os cursos gratuitos, com 40 vagas cada, serão realizados no turno vespertino, na modalidade presencial, no polo do SENAI em Lauro de Freitas.

  22. Como afirma Juçara Neves, secretária da SPM, o acesso de mulheres à qualificação é uma forma de impulsionar carreiras. “Estamos trabalhando com parceiros que apoiam a iniciativa e acreditam no potencial das mulheres. A capacitação profissional é uma ferramenta essencial para ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade social a se tornarem mais independentes, confiantes e capazes de tomar decisões e alcançar seus objetivos no mercado de trabalho”, ressaltou.

  23. Web Designer: capacitação na utilização de ferramentas de criação de sites por meio da editoração de imagens, produção de ilustrações, animações e programação visual com qualidade. Carga horária: 160h. Requisitos: estar cursando ou concluído o ensino médio; conhecimentos de informática. Início do curso em 25/09.

  24. Bombeiro Civil: capacitação para desenvolvimento de atividades operacionais de bombeiro, atuando em situações emergenciais em que se necessite de primeiros socorros. Prevenir e combater incêndios, visando preservar a vida, o patrimônio e o meio ambiente. Identificar e acondicionar produtos que podem causar riscos à coletividade. Carga horária: 240h. Requisitos: ensino fundamental completo; idade mínima de 18 anos. Início do curso em 25/09.

  25. As matrículas serão realizadas de forma presencial no polo do SENAI Lauro de Freitas, após a análise da inscrição. Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade (atestado escolar, histórico escolar ou certificado de conclusão). A declaração de baixa renda deve ser redigida de próprio punho e entregue no ato da matrícula.

  16. Estão abertas as inscrições para o Vestibular dos cursos de graduação em Medicina do Centro Universitário UniFG, instituição de ensino pertencente ao Ecossistema Ânima. O processo seletivo visa o preenchimento de 36 vagas no campus Brumado e 40 vagas na unidade de Guanambi. Os interessados devem se inscrever on-line, acessando o site https://www.centrouniversitariounifg.edu.br/vestibular-medicina/, até o dia 14 de setembro de 2023.  

  27. As provas acontecerão na modalidade on-line, no dia 08 de outubro, das 13h às 18h, e contarão com questões discursivas e objetivas. O conteúdo dos exames abrangerá conhecimentos do Ensino Médio e destina-se a avaliar a capacidade de raciocínio, de pensamento crítico, de compreensão, de análise e de síntese do candidato.   

  28. Como trata-se de um Vestibular Unificado, os candidatos terão a chance de indicar como segunda e terceira opções os cursos de Medicina e/ou campus de outras Instituições da Ânima Educação localizadas no Nordeste brasileiro, sendo elas: Ages, UNIFACS e Universidade Potiguar.   

  29. O curso de Medicina da UniFG tem como objetivo garantir que o médico formado seja capaz de prestar atenção médica integral, fundamentada no equilíbrio de excelência técnica e relevância social, a partir de três focos de competência: gestão de serviços de saúde; cuidado individual e cuidado coletivo, e produção e difusão de conhecimentos na perspectiva da Educação em Saúde.  

  30. Para isso, o graduando contará com projeto pedagógico inovador, com foco em seu projeto de vida e aprendizado na prática. Além de uma infraestrutura de ponta, laboratórios e equipamentos modernos.