Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FLIPELÔ MOSTRA QUE LIVRO IMPRESSO ESTÁ VIVO E OS JOVEM O CULTUAM (TF)

Como a literatura está enfrentando (e também se aliando) a internet na produção e comercialização de livros
13/08/2023 às 19:29
     1. Foi encerrada neste domingo a FLIEPELÔ, a feira multicultural do livro do Pelourinho, com destaque para os jovens escritores. Quem imaginava que o livro impresso estaria com seus dias contados como muito gente apregooa diante do avanço da internet e da leitura on-line e também da mudança de comportamento dos jovens e adultos das idades entre 21 e 30 anos vê, como vimos nesta feira, que não é bem assim. O livro impresso sofreu é verdade um baque com a internet, mas, menos do que sofreram os jornais e as revistas.

  2. Tanto assim - para permitir que façamos essa afirmativa - foram as imensas filas de jovens em busca de autógrafos dos jovens escritores na Praça Tereza Baptista e as vendas dos impressos. Não saberíamos quantificar quantos foram comercializados, porém, cremos, alguns milhares. E, o que é mais sintomático, os jovens estão lendo livros e não apenas optando por outros mecanismos de cultura como a música, o audiovisual, o cinema e as artes visuais.

  3. Muito se fala no Brasil que os jovens não leem e que a população de uma forma geral também não tem a prática da leitura como na Argentina, no Chile, na Espanha, Portugal, na Europa de uma forma geral, EUA, Canadá, Índia, China, o que é, em parte, verdadeiro. Mas, o que presenciamos na FLIPELÔ é que há uma chama acesa dos leitores brasileiros e embora a FLIPELÔ não tenha colocado mais tendas de comercialização de livros inclusive dos autores baianos, o interesse pela literatura é crescente.

  4. Creio que se a FLIEPLÔ tivesse colocado tendas de livros no Largo do Pelourinho ao invés de coreto para música e tendas de petiscos a relação do público com os autores poderia ser maior. Temos ai em atividades vários autores - Fernando Vita, Jolivaldo Freitas, Otto Freitas, Florisvaldo Mattos, Ruy Espinheira Filho, Nestor Mendes Jr, Fernando da Rocha Peres, Emiliano José, Nelson Maca, Olivia Santana, Clarindo Silva, Grant Mariano, Kátia Borges, etc, etc - que poderiam fazer parte de uma grande mesa dos autores baianos.

  5. Outro fato relevante na FLIPELÔ foi a grande presença de crianças e seus pais no espaço da Praça Viva as Artes (antiga ACM) participando das rodas de conversas com os contadores de histórias e os teatrinhos envolvendo a literatura o que é muito bom uma vez que - também presenciamos isso - o interesse das crianças era grande nos debates, na participação dos diálogos com os atores. Isso é extremamente salutar na medida em que notamos a preocupação dos pais em encaminharem seus filhos para atividades culturais diversos distante da TV e da internet.

  6. Um terceiro ponto que gostariamos também de comentar foi os acontecimentos literários que aconteceram na Casa do Benin com lançamentos de livros, debates sobre a cultura baiana com matriz afro e a venda de livros em tendas armadas no início da Ladeira do Carmo. 

  7. Cremos, ainda, que a Fundação Casa de Jorge Amado poderia ter sido mais pró-ativa na venda dos livros deste autor baiano e outros de sua livraria com promoções, pacotes e assim por diante. 

  8. No geral, a FLIPELÔ em sua sétima edição deixa um bom resultado e mostra que a atividade cultural voltada para a literatura está viva, pulsante, atraente e seduzindo e trazendo para o seu leito as criançase e os jovens. (TF)
                                               ****
  9. A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) prorrogou o prazo para recadastramento do Auxílio Moradia por 30 dias. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (11) para todos os beneficiários, de forma que as pessoas que não conseguiram se organizar a tempo tenham mais essa oportunidade para atualizar as informações.

  10. Os beneficiários devem comparecer à unidade de origem da concessão do seu benefício para realizar o recadastramento. Para os assistidos em situação de vulnerabilidade social, é necessário comparecer a seu órgão de referência, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

  11. Para pessoas em situação de rua (POP Rua), os beneficiários devem se dirigir ao Centro POP ou ao Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (NUAR). Para esses dois públicos, é fundamental que sejam apresentados os seguintes documentos: documento oficial com foto, CPF, contrato de locação do imóvel e cópia do RG e CPF do locador.

  12. No caso de situações de desastre ou calamidade pública e que foram encaminhados pela Codesal, a Sempre orienta os beneficiários a solicitarem uma nova vistoria por meio do número 199. Após a prorrogação deste prazo, quem não fizer o recadastramento terá o benefício cancelado.

    13. A Prefeitura vai lançar nesta segunda-feira (14) o Calendário Oficial de Turismo Esportivo de Salvador, em evento que acontece a partir das 9h no cinema do Shopping da Bahia. A solenidade terá a presença do prefeito Bruno Reis e do presidente da Saltur, Isaac Edington, além de outras autoridades municipais.

  14. A calendarização das competições acontece pela primeira vez e deve se tornar parte do calendário anual de eventos da cidade. Entre as apostas para a atração de turistas estão modalidades como maratona, triathlon, surf e natação em águas abertas. 

  15. Para fechar o cerco contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, realiza entre os dias 14 e 18 de agosto a ‘Semana Municipal de Mobilização contra o Aedes aegypti’.

  16. A iniciativa vai promover diversas atividades em bairros estratégicos da capital baiana. Entre as atividades programadas em campo estão sala de espera em postos de saúde com orientações aos pacientes para os cuidados com as arboviroses; inspeção e controle vetorial em clínicas particulares, órgãos públicos e estações de transbordo; ação chaveiro em parceria com a Guarda Civil Municipal; reavaliação de imóveis focados; atividades com acumuladores de materiais inservíveis em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre); mutirões de eliminação de focos em bueiros e nas ruas, entre outras.

  17. A intensificação da propagação de informações de forma lúdica e orientada também é o foco da Semana de Mobilização. Os estudantes de escolas municipais receberão feiras de exposição com a participação de fantoches para explicar como evitar o processo de reprodução dos mosquitos. Acontecerá também a realização de feira de saúde focada em Zoonoses com uma mostra de diversos processos evitáveis para proliferação do Aedes.

  18. A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca que será uma grande oportunidade para que o cidadão possa contribuir com as equipes do CCZ no combate ao mosquito. “Todos nós somos responsáveis por esta causa, enquanto gestão, entramos com as ações para reduzir a proliferação dos mosquitos nos bairros, e os moradores devem ter a iniciativa de ser também o agente de endemias da sua casa ou da sua comunidade. É comprovado que esses esforços conjuntos, além de ser uma atitude de cuidado com o próximo e com a sua cidade, é a combinação perfeita para reduzir os índices de infestação”, disse.

  19. Ao longo da semana, caminhadas serão realizadas nas localidades com apoio dos agentes de endemia para distribuir panfletos e chamar a população para a questão de preservar os espaços com a ausência do Aedes.

  20. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retoma a vacinação contra a Covid-19 e gripe nesta segunda-feira (14).  A dose de gripe está disponível para pessoas com idade igual ou superior a 6 meses. A lista das unidades pode ser conferida no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-influenza-gripe/.

  21. Além do público habilitado para a bivalente, respeitando o aprazamento 4 meses entre as doses, serão ofertados as 1ª e 2ª dose para pessoas com 12 anos ou mais no esquema “Liberou Geral”. Já a 3ª dose será disponibilizada exclusivamente para pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais, residentes de Salvador.
                                                   *****