Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LULA EM SALVADOR OFENDE ACM NETO E O AVÔ, COMENTA O BLOG DO NOBLAT

O desmatamento na Amazônia teve queda de 68% em abril de 2023 na relação com o mesmo mês no ano passado. Foram 328 Km2 registrados em abril de 2023, diante de 1.026 Km2 do mesmo período em 2022.
12/05/2023 às 08:59
   1. (Blog do NOBLAT) A política é ingrata, e, por extensão, os políticos. Em viagem a Salvador para uma série de compromissos, Lula chamou de “grampinho” o ex-prefeito da cidade, ACM Neto.

  2. Antonio Carlos Magalhães, avô de ACM Neto, mandou grampear os telefones de adversários políticos quando era senador, em 2003. O apelido do neto vem daí, e por causa de sua baixa estatura.

  3. Lula foi ingrato com o ex-prefeito que disputou e perdeu o governo da Bahia no ano passado. Se ACM Neto, no segundo turno, tivesse se aliado a Bolsonaro, poderia ter tirado a vitória de Lula.

  4. ACM não apoiou nenhum candidato a presidente. Com isso, esperou atrair votos de lulistas e de bolsonaristas. O próprio Lula reconhece que a neutralidade de ACM Neto acabou por ajudá-lo.

  5. Lula parece esquecer que fisicamente não é um gigante. Mede 1,68m. O ex-prefeito também. Uma vez, o senador Jaques Wagner (PT-BA) chamou ACM Neto de baixinho e desculpou-se.

  6. Em tempo: quando Lula se elegeu presidente pela primeira vez, ACM avô e ACM Neto o apoiaram.
                                                    *****
  7. O desmatamento na Amazônia teve queda de 68% em abril de 2023 na relação com o mesmo mês no ano passado. Foram 328 Km2 registrados em abril de 2023, diante de 1.026 Km2 do mesmo período em 2022. O dado de abril deste ano também é menor em relação a 2021 (579 Km2) e em relação a 2020 (407 Km2).
 
  8. As estatísticas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais indicam também que há uma trajetória de desaceleração de 40% no desmatamento na Amazônia levando em conta o recorte de 120 dias, de janeiro a abril. Foram 1.173km2 em 2023 contra 1.967km2 no mesmo período em 2022.
 
  9. O Deter, utilizado pelo Inpe, é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura vegetal na Amazônia e no Cerrado. É o principal instrumento para dar suporte à fiscalização e controle do desmatamento e da degradação florestal. Embora não tenha a finalidade de medir com precisão áreas desmatadas, é um importante indicativo de tendências de evolução do desmatamento.
 
  10. A atual gestão do Governo Federal assumiu o compromisso de zerar o desmatamento até 2030 e de se fazer presente em todos os foros internacionais que discutem as mudanças climáticas e a sustentabilidade ambiental. O Brasil defende e candidatura da cidade de Belém (PA) como sede da COP30, que será em 2025.

  11. O Balanço Soteropolitano, da Prefeitura de Salvador, foi aplaudido por conselheiros do Tribunal de Contas do Estado Bahia (TCE-BA) pela “qualidade e forma lúdica e instrutiva” que demonstra as finanças da capital baiana. O reconhecimento ocorreu durante a 21ª sessão ordinária, realizada nesta semana.

  12. Divulgado anualmente pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Balanço Soteropolitano integra o Relatório Contábil de Propósito Geral e tem como objetivo explicar para a população o funcionamento e a dinâmica das contas públicas, a partir de uma linguagem simples e mais atrativa. O documento reforça os compromissos da transparência, confiabilidade e tempestividade na produção e disponibilização de informações contábeis e financeiras.

  13. Durante a cerimônia, o conselheiro do TCE-BA, professor e expoente do controle externo, Inaldo Paixão, parabenizou o prefeito de Salvador, Bruno Soares Reis, a secretária da Fazenda, Giovanna Testa Victer, o diretor do Tesouro Municipal, Antônio Ricardo Gois Pereira, e a contadora Geral do Município, Luciana Borges, e ressaltou a importância do documento como ferramenta de prestação de contas e acesso à informação.

  14. “[O Balanço Soteropolitano] possui inúmeras ilustrações que enriquecem a obra. Todo cidadão deve visitar o site da Sefaz para ter acesso ao citado relatório e conhecer um pouco mais das contas públicas da cidade”, afirmou.

  15. A titular da Fazenda, Giovanna Victer, afirmou que o reconhecimento do TCE-BA é mais uma prova que Salvador é referência no Brasil na gestão dos recursos públicos. “Inovação, transparência e criatividade são os principais pilares da gestão Bruno Reis, e esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. 

  16. O Balanço é exemplo na prestação de contas porque busca alcançar de forma simples toda população. Queremos que este projeto se multiplique pelo país, aproximando cada vez mais a população dos entes públicos”.

  17. Em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem, que será no próximo dia 17, o Parque Shopping Bahia vai realizar uma campanha em parceria com a Neoenergia Coelba para incentivar a reciclagem e proporcionar ainda mais benefícios aos usuários do shopping localizado em Lauro de Freitas.

  18. Entre os dias 15 de maio e 15 de junho, os participantes do programa de fidelidade Triciclo que depositarem embalagens e material reciclável na Retorna Machine, máquina de reciclagem automática localizada na Praça de Alimentação (Piso L3), vão receber o dobro de pontos em tricoins, a moeda do projeto.

  19. O equipamento faz parte do projeto Vale Luz, proposta da Coelba Neoenergia que oferece redução no valor da fatura ou doação a instituições sociais cadastradas para quem doar resíduos sólidos.

  20. Para participar, é necessário criar uma conta no Programa Triciclo de Benefícios através do site  www.cliente.triciclo.eco.br  ou pelo aplicativo Triciclo, disponível para IOS e Android nas lojas App Store e Google Play.