Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BANHO DE ÁGUA FRIA QUE LULA DÁ EM SIMONE TEBET É HUMILHANTE

Senador paga o pato e seus eleitores não votarão mais nela
23/12/2022 às 10:11
      MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Depois que o presidente eleito Lula da Silva anunciou que o senador eleito pelo PI, Wellington Dias (PT) iria comandar a pasta do Desenvolvimento Social que pilotará o Auxílio Brasil (a partir de janeiro volta a se chamar Bolsa Familia) o banho de água fria na senadora Simone Tebet (MDB) foi lançado sobre sua cabeça. Esta era a pasta que a senadora almejava - com bastante capilaridade - em compensação ao apoio que derá a Lula, no segundo turno das eleições, considerado essencial para a vitória do petista. 

  2. Mas, quem conhece o PT e sua filosofia, sabe que Lula jamais daria esta pasta a Tebet, nem nenhuma outra mais próxima do seu gabinete a apoiadores e sim aos puros sangues petistas: Rui Costa, Alexandre Padilha, Márcio Macedo, Fernando Haddad, Aloisio Mercadante, Paulo Pimenta - como aconteceu. Hoje, finalmente, Lula convidou Tebet para uma conversa e ofereceu-lhe o Ministério do Meio Ambiente - segundo Ana Flor, comentarista da Globo News - desde que tenha o aval da deputada Marina Silva (Rede). Se não conseguir esse apoio poderá ter o Ministério das Cidades, mas nada prometido em relação a este segundo Ministério.

  3. O que se depreende deste comportamento de Lula é mostrar a Tebet que ela irá para o governo, mas na condição inferior ao que imaginava, até com um certo toque de desprezo para a senadora. A essa altura - entendemos nós - Tebet está entre a cruz e a caldeirinha. Se aceitar o Meio Ambiente após uma conversa de Lula com Marina (que já aconteceu) desde que a deputada aprove sua indicação espetá-se na cruz e não tirará esse carimbo de suas costas; e se não aceitar nem o Meio Ambiente; nem o Cidades pode passar por ingrata que não quis colaborar com o governo.

  4. Trata-se de uma situação bastante delicada e que o MDB, como partido, já lavou as mãos (ela é quem tem que resolver) uma vez que o MDB terá mais dois outros ministérios, um deles para Renan Calheiros Filho, dos Transportes, eleito senador por Alagoas. Já apareceu, inclusive um deputado do PT querendo o Ministério do Meio Ambiente.

  5. Simone Tebet se meteu numa encrenca desde que, dona individual de 5 milhões de votos de eleitores que não queriam Lula e/ou Bolsonaro; nem Ciro Gomes decidiram dar-lhe um voto de confiança, algo diferenciado na política brasileira com discurso independente sobretudo em relação a educação, o que aconteceu graças ao seu esforço próprio, a sua simpatia, sem o apoio do seu partido. Pelo contrário: teve até dificuldades em ser a candidata a presidente. 

  6. No momento em que decidiu apoiar Lula no segundo turno quebrou seu discurso e o encanto. Quem votou nela em 2022 na esperança da terceira via não votará mais caso seja candidata em 2026. Sendo ministra ou não sendo dará no mesmo. A confiança no seu discurso de 2022 se quebrou e se for ministra vai rachar mais ainda. Ciro Gomes tem conseguido sobreviver nas campanhas para presidente exatamente por ter visões diferenciadas dos radicalismo da esquerda e da direita. Está vivo, inteiro, e poderá ser candidato novamente, em 2026, ostentando o mesmo discurso, o qual sempre fez. 

  7. Infelizmente, a Simone Tebet não percebeu isto e agora está nesse jogo de empurra, o que é, realmente, uma tremenda humilhação.
                                                  ******

  8. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta sexta-feira (23), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em regiões do estado. Até a situação atual, são 1.005 desabrigados, 14.217 desalojados e 153.746 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Também foram registrados sete feridos e um óbito. O número total de atingidos chega a 168.976 pessoas.

  9. Os números correspondem às ocorrências registradas em 86 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 67 estão com decreto de Situação de Emergência (SE), são eles: Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Baixa do Choça, Barro Preto, Belo Campo, Brejões, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Firmino Alvez, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapuã, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe;

  10. Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jiquiriçá, Jussari, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda, Vitória da Conquista, Wenceslau Guimarães, Mirante, Planalto, Boa Nova e Piripá.

  11. Com a chegada das festas de final de ano e para garantir uma melhor segurança de soteropolitanos, baianos e turistas, a Guarda Civil Municipal (GCM) lançou, nesta sexta-feira (23), a Operação Verão Azul. A iniciativa visa ampliar as ações de patrulhamento, apoio nas fiscalizações municipais e monitoramento dos espaços públicos. O lançamento da operação ocorreu no Farol da Barra e contou com a presença de viaturas, motos, agentes e alunos em fase final do curso de formação da GCM.

 12. Para o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima, essa é uma das ações mais importantes realizadas pela instituição, uma vez que a Guarda contribui para reforçar a segurança dos ambientes e espaços públicos da cidade de Salvador. “Com a chegada do verão, a capital baiana passa a ser bastante frequentada e, por isso, a Guarda lança essa operação reforçando as equipes nos principais locais de fluxo de pessoas nesse período, com foco na região da Barra e do Centro Histórico”, frisou.

 13, Cerca de 70 agentes atuarão de forma direta na operação, com a inserção de quatro viaturas e quatro bicicletas. Além disso, a Banda da Guarda Municipal também irá compor a operação com apresentação às sextas-feiras, a partir das 17h, no Farol da Barra, fazendo um momento cultural para os presentes.

 14. O inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva, acrescentou que os agentes estão preparados para atuarem da melhor forma possível, a fim de garantir a segurança dos soteropolitanos. “Preparamos nosso efetivo para que, a partir deste mês de dezembro, todos estejam capacitados para prestar um melhor serviço para a população. A GCM está à disposição da cidade para nossos munícipes e visitantes”.

  15. Vendedor ambulante há mais de 12 anos da região da Barra, Pedro Lima disse que a presença dos agentes vai contribuir para melhorar a sensação de segurança na região. “Gostei bastante dessa operação, com certeza a população se sentirá mais segura para circular e aproveitar o seu passeio. E eu, mais seguro para poder trabalhar”, disse.

  16. Os soteropolitanos que desejarem celebrar o Natal apreciando atrações de lazer e cultura na cidade terão à disposição as Vilas de Natal do Largo Dois de Julho (Campo Grande) e Paripe, além das casas de Papai Noel no Vale das Pedrinhas, São Caetano e Pernambués, e da Vila Sustentável na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba. Os espaços são ideias para passeios em família e trazem o tema "Iluminando Nossos Sonhos" nesta edição.

 17. Neste sábado (24), véspera da celebração cristã, as vilas natalinas funcionarão das 18h às 21h. Nos demais dias os espaços retomam o horário normal de funcionamento sendo de domingo a quarta, das 18h às 22h, e de quinta a sábado, das 18h às 23h.

  18. Os espaços, montados pela Prefeitura com o intuito de promover uma experiência lúdica a soteropolitanos e turistas, permanecem disponíveis para visitação até o dia 6 de janeiro, com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento. Dentre os atrativos há acampamento de natal, presépio, fábrica de brinquedos, nichos instagramáveis e arvorismo de luz.

 19.A Vila de Natal no Campo disponibiliza cadeiras de roda, atendentes treinados em Libras, ajudantes de Papai Noel com síndrome de down e barracas concedidas a instituições dedicados ao atendimento de pessoas com deficiência (PCDs) para que comercializem produtos a fim de angariar recursos voltados à manutenção de suas atividades.

  20. A estimativa é de que até o fim da celebração, 1 milhão de pessoas visitem os espaços ornamentados pela Prefeitura para a festa natalina, o que faz do Natal público de Salvador, o maior do Brasil.

 21. Lazer a céu aberto – Quem optar por um lazer ao ar livre e mais próximo da natureza também pode aproveitar o feriado para curtir os parques municipais. Os equipamentos públicos funcionarão normalmente até o dia 31 de dezembro.

 22. Os parques da Cidade, no Itaigara, e dos Ventos, na Boca do Rio, funcionam de segunda a sábado das 5h às 22h. No Stiep, o Parque da Lagoa dos Pássaros funciona de segunda a sábado, das 5h às 19h, e o Parque da Lagoa dos Dinossauros, das 8h às 17h. O Parque das Dunas, na Praia do Flamengo, funcionará de 8h às 17h, de segunda a sexta, e no sábado, de 8h às 13h. O Jardim Botânico, em São Marcos, não funciona aos finais de semana e nos demais dias abre das 8h às 17h.

  23. Já os equipamentos culturais geridos pela Secretaria de Cultura (Secult) estarão fechados no sábado (24) e domingo (25). Dentre eles estão a Casa do Carnaval, Casa do Rio Vermelho, Cidade da Música, e os espaços Carybé das Artes e Pierre Verger da Fotografia Baiana.