Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA DE SALVADOR LANÇA EDITAL CONVOCANDO PARCERIAS DE GESTÃO

Jerônimo quer tomar posse cedo para dar tempo a ir a Brasília participar da posse de Lula
21/12/2022 às 09:43
     1. A Prefeitura de Salvador, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) lançou, na manhã desta quarta-feira (21), o Edital de Chamamento Público 01/2022 para firmar parcerias com organizações da sociedade civil (OSC's). O ato ocorreu na sede do CMDCA, na Avenida Joana Angélica, no Centro.

  2. A iniciativa visa estabelecer parcerias para o desenvolvimento de projetos estruturados com base na seleção de cinco eixos, sendo eles programas de Atenção Integral à Primeira Infância e Atendimento Socioeducativo a Crianças; Crianças e Adolescentes na Rua ou em situação de Moradia de Rua e/ou em medida protetiva; Enfrentamento a Exploração e Abuso sexual, Combate à Violência Física, Emocional e Sexual contra Crianças e Adolescentes; Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e Outras Drogas, Suicídio e Automutilação; e Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos do Adolescente em Conflito com a Lei e Egressos. Os projetos devem beneficiar diretamente 1.440 crianças e adolescentes.

 3. A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, falou da importância do edital. “Com ele, a gente aumenta a possibilidade de auxiliar crianças em situação de vulnerabilidade. Ele vem com cinco eixos para trabalhar as políticas necessárias para este público. O edital foi uma articulação feita com o CMDCA e é uma das demandas fortes do nosso gabinete, para ampliar a assistência. Esperamos que tenhamos muitas instituições habilitadas, lembrando que o valor é proveniente de doações feitas através do Imposto de Renda anualmente”.

  4. A coordenadora de Políticas Públicas para a Infância, Adolescência e Juventude, Dinsjani Pereira, lembrou que o encontro serviu também para aprovar a resolução da implantação das salas de escuta especializada para atender os jovens vítimas de violência, no início de 2023. “Com isso, a SPMJ mostra o compromisso da gestão com a infância e adolescência. Vai ser um marco e vamos fortalecer cada vez mais essa área que é prioridade absoluta”.

  5. O presidente do CMDCA, Leu Brasil, considera o lançamento do edital algo importante para beneficiar as crianças e adolescentes, pois vai ajudar a diminuir a vulnerabilidade social, adolescentes que cumprem medidas e o trabalho infantil. “O último edital foi lançado em 2018, contemplando 20 instituições. Então, para nós, é importantíssimo este lançamento e em um bom momento, no pós-pandemia. Temos instituições aptas e tenho certeza que será um edital disputado, com boas propostas. Vai ser difícil decidir o melhor projeto”.

  6. O edital vai selecionar 24 propostas, sendo que cada projeto receberá o montante de até R$250 mil, totalizando R$6 milhões. O valor foi aprovado em assembleia do CMDCA em outubro deste ano e os recursos são oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas e estão alocados do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA).

  7. Os interessados devem apresentar propostas a partir desta sexta-feira (23) até o dia 27 de janeiro de 2023, através do e-mail edital.cmdca@ salvador. ba. gov. br. Cada arquivo deverá ter a capacidade máxima de 5 Mb. O edital e seus anexos estarão disponíveis para consulta e impressão no site https:// cmdca. salvador. ba. gov. br/ editais/ e no Diário Oficial do Município (DOM).

  8. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta quarta-feira (21), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em regiões do estado. Até a situação presente, são 905 desabrigados, 14.114 desalojados e 136.886 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Também foram registrados sete feridos e um óbito. O número total de atingidos chega a 151.913 pessoas.

  9. Os números correspondem às ocorrências registradas em 81 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 62 estão com decreto de Situação de Emergência (SE), são eles: Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Baixa do Choça, Barro Preto, Belo Campo, Brejões, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Euclides da Cunha,Eunápolis, Fátima, Firmino Alvez, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba,Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jiquiriçá, Jussari, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda, Vitória da Conquista e Wenceslau Guimarães.  

 10. A Rede SAC vai alterar o funcionamento dos postos da capital, interior e Região Metropolitana nos dias 24 e 31 de dezembro – véspera de Natal e do Ano Novo, respectivamente. Nas datas não haverá atendimento em todo o estado, afetando as unidades que já funcionam aos sábados – Barra, Bela Vista, Salvador Shopping, Shopping da Bahia, Camaçari, Lauro de Freitas e as carretas do SAC Móvel.

  11. O atendimento será retomado normalmente no dia útil seguinte. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

  12. Para comemorar o Dia Internacional dos Salva-vidas, no próximo dia 28, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) vai promover mais uma edição do Nado Amigo, circuito de natação não competitiva, entre a Rua K, em Itapuã, e a praia de Jaguaribe, com percurso de 4 km. Oitenta salva-vidas e nadadores são esperados para participar do evento, com saída da Rua K programada para as 7h. Essa é a 38ª edição da travessia, que é realizada desde 1984. Já a Salvamar está completando 41 anos em 2022.

  13. Festa na areia – Durante a travessia, crianças e adolescentes, filhos de salva-vidas, vão participar do Salvamar Kids, uma competição lúdica com atividades desportivas, a exemplo de corrida com pé de pato, entrada e saída e natação infantil. As brincadeiras serão conduzidas por profissionais do órgão, na faixa de areia da praia, onde também será montado um circuito com cones e bandeiras.

  14. Ao final das atividades, os participantes serão premiados com medalhas. A homenagem incluirá um café da manhã com frutas, sucos e café, na praia de Jaguaribe, marcado para ocorrer após a chegada dos nadadores.

  15. “Estamos salvando vidas há mais de quatro décadas, entendendo que o órgão tenta evoluir a cada dia, levando ações às escolas públicas e fazendo com que a informação preventiva chegue cada vez mais à sociedade, para diminuição do índice de afogamentos nas praias da cidade”, destaca o coordenador e chefe de Planejamento da Salvamar, Kailane Dantas.

  16. Atualmente, 270 salva-vidas operam em 35 postos, espalhados entre o Jardim de Alah e Ipitanga (proximidades do kartódromo Ayrton Senna). Os profissionais atuam com o salvamento e também com a devolução de crianças perdidas aos seus familiares e responsáveis, além de ações preventivas, com a sinalização e informação à população sobre as áreas mais perigosas da orla, para evitar e reduzir os afogamentos.

  17. O governador eleito Jerônimo Rodrigues divulga nesta quinta-feira, 22, mais nomes do seu secretariado.

  18. Em Brasília, o que se comenta é que Simone Tebet vai ser convidada para a festa da posse de Lula. E só.

  19. A Base Comunitária de Segurança (BCS) do Calabar e Alto das Pombas realizou, nesta quarta-feira (21), duas ações sociais para a comunidade.

  20. O primeiro evento, às 11h30, na sede da BCS Calabar, foi resultado de uma parceria da unidade com o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), que distribuiu cestas básicas, roupas e presentes a 15 famílias em situação de vulnerabilidade social, de forma a tornar mais alegre o Natal das pessoas dessas comunidades.

  21. Já o segundo evento aconteceu às 13h30, também na sede da BCS, é resultado de uma parceria da Base Comunitária com o Shopping Barra, que através do projeto Árvore dos Sonhos presenteou aproximadamente 300 crianças das comunidades Calabar e Alto das Pombas.