Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RUI COSTA DIZ QUE GOVERNO LULA DA SILVA TERÁ AO MENOS 37 MINISTÉRIOS

Jerônimo deve anunciar seu secretariado na próxima semana
17/12/2022 às 10:28
    1. O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou neste sábado (17/12) que o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá 37 ministérios. No modelo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), são 23 pastas. O anúncio foi feito em coletiva a jornalistas pelo governador após reunião com Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e o futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

  2.  "Foi um pedido do presidente, que foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos. Ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios, incluindo os ministérios que buscam garantir a transversalidade de ações de governo", disse, referindo-se aos ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas.

  3. De acordo com Gleisi, a estruturação do governo está sendo adequada a partir da proposta dos grupos técnicos do Gabinete de Transição. "Os grupos fizeram um trabalho muito bom durante a transição. Apresentaram propostas, mas algumas têm de ser adequadas para o tamanho que nós temos da estrutura e dos cargos que estão disponíveis. Então, isso foi conversado com o presidente".

  4. Segundo Costa, a nova estrutura será criada por meio de uma medida provisória – para os cargos de ministros –, utilizando os cargos dos atuais ministérios, que serão redistribuídos.

  .5. Costa afirmou também que o atual ministério da Infraestrutura será dividido em duas pastas: Transportes e Portos e Aeroportos. Já o ministério da Economia será dividido em quatro: Fazenda, Planejamento, Gestão e Desenvolvimento e Indústria e Comércio. 

  6. O futuro ministro destacou a criação de ministérios que tenham foco na qualidade da gestão pública. "A Economia se desmembra no Ministério de Planejamento, para que o país, seguindo o exemplo de outras nações do mundo, possa efetivamente realizar o planejamento de longo prazo, com projetos estruturantes, cuidando da economia, cuidando da infraestrutura. Ou seja, projetar o Brasil para os próximos anos", acrescentou.

  7. Costa também citou a criação dos ministérios da Pesca, das Cidades e do Esporte. 

  8. "O presidente deve anunciar os demais ministros ao longo da semana. Ele está em conversas para definir esses nomes".

  9. O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa completou que Lula não quer misturar a votação da PEC da Transição na Câmara, cuja votação está prevista para o próximo dia 20, com a concessão de cargos em ministérios para partidos como MDB, PSD, União Brasil e PP.

  10. "O presidente espera, nós esperamos, o povo brasileiro espera que a atitude da Câmara seja semelhante à do Senado. Ou seja, a votação ocorreu pela preocupação do Senado com o Brasil, com o povo brasileiro, com aqueles que mais passam necessidade no Brasil. O Senado em momento nenhum condicionou a uma negociação de ministérios ou de cargos. E temos a confiança, a crença, de que a Câmara fará a mesma coisa".

  11. Segundo o colunista Lauro Jardim, Lula não quer nem Simone Tebet; nem Marina no Ministério. 

  12. Uma vergonha essa soltura do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgiuo Cabral, por decisão do STF, último réu da Lava Jato condenado a 400 anos de cadeia. Vê-se que, neste país, a Justiça só funciona para os pobres.

  13. A Croácia venceu o valente time do Marrocos e a festa em Zagreb, capital da Croácia, foi imensa pela conquista da medalha de bronze. Mereceu a vitória por 2x1. 

  14. Não adiante mais nada fica falando do leite derramado e imagina-se que os jogadores do Brasil viram o jogo hoje e como os dois times saiam da defesa para o ataque, rapidamente, nos toques de bola.

  15. A 3ª CIPM promoveu a 1ª edição da Cantata de Natal, “Família: a nossa força”, com apresentação de cinco grupos de corais de igrejas da comunidade dos bairros de Cajazeiras e de Águas Claras, na sede da Companhia, na noite da última quinta-feira (15).  

   16. Durante a apresentação, o público pode apreciar músicas com temas natalinos e se emocionar ao ouvir canções que celebram a história do nascimento de Jesus Cristo.

   17. O evento, de iniciativa dos oficiais e praças da própria Unidade, foi presidido pelo comandante da 3ª CIPM, tenente coronel PM César Santiago. A presença de pms e familiares, parceiros e amigos da unidade, autoridades militares e eclesiásticas e, sobretudo, da comunidade local abrilhantou a cantata.

   18. Após as apresentações, os convidados confraternizaram-se em clima natalino na área de convivência, situada na sede da unidade e participaram de um Buffet que foi servido para todos os participantes.

   19. Certo fez Ciro Gomes que se distanciou de Lula. Se tivesse apoiado no segundo turno hoje estaria na geladeira como a Tebet.

   20. Expectativa de que, na próxima semana, Jerônimo Rodrigues, governador eleito da Bahia anuncie seu secretariado. Uma parte ja vazou mas não publicamos porque não sabemos se é real ou não.