Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MESSI PÕE ZAGUEIRO MASCARADO CROATA PARA DANÇAR TANGO LA CUMPARSITA A Superintendência de

A Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) está promovendo uma mudança na estratégia de convocação de pensionistas para a prova de vida
13/12/2022 às 11:18
   1. O que faltou ao Brasil sobrou na Argentina no jogo contra a Croácia. O técnico Scaloni armou um time poderoso no meio de campo com incansável De Pau no comando e anulou Modric responsável pelos lançamentos do time croata. E, na frente, o melhor jogador do mundo na atualidade, Lionel Messi, fez a diferença. Argentina 3x0 com folga sem o goleiro de sua seleção tendo trabalho. Não adianta ficar fazendo comentários com a molenga seleção brasileira, mas é assim, com estratégia bem definida e raça que se ganha jopgo.

  2. Messi é um craque. Anda em campo e parece desligado no jogo. Quando a bola chega aos seus pé ninguém toma e faz o que quer com ela. Colocou no zagueiro da Croácia que usava máscara para dançar tengo e deu a bola de mão beijada para Martinez fazer o terceiro gol. Veja que Messi não cai em campo, dá passes de primeira e só dribla quando está nas proximidades da área adversária.

  3. O time da Croácia estava irreconhecível e muito distante da partida que fez contra o Brasil. Por que isso? A marcação duríssima que Scaloni organizou em sua equipe. O lareral direito da Croácia, o 22, que fez o que quis contra o Brasil, só subiu uma vez em 90 minutos. Não adianta a gente ficar chorando o leite derramado. Parabéns a Argentina pelo melhor jogo que o time fez até agora com o técnico escolhendo os jogadores adequados para cada partida.
                                                ******
  4. á está tudo pronto para a 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, a maior feira da agricultura familiar do país, que começa amanhã, 14 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador, e segue até o domingo (18/12), com entrada gratuita. 

  5. São 2.293 produtos inovadores e sustentáveis, de 209 empreendimentos da agricultura familiar, que estarão disponíveis para a comercialização durante os cinco dias da Feira. 

  6. O público vai conhecer e desfrutar de produtos únicos como os lançamentos cerveja de mel de cacau, cerveja de mandioca, pão de queijo, as tradicionais pastas de castanha-de-caju, cervejas de cacau, licuri, umbu e maracujá da Caatinga, chocolates de origem, cafés, produtos lácteos a exemplo manteiga, queijos e iogurtes de café, umbu, licuri, abacaxi com pedaços, doce de cabra, geleia de mel cacau com pimenta, doce de buriti, flocão de milho não-transgênico e muito mais.  

  7.  A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta terça-feira (13), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em regiões do estado. Até a situação presente, são 753 desabrigados, 16.884 desalojados e 113.898 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Também foram registrados sete feridos e um óbito. O número total de atingidos chega a 131.543pessoas.

  8. Os números correspondem às ocorrências registradas em 71 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 51 estão com decreto de Situação de Emergência (SE), são eles: Aiquara, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Barro Preto, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Ibicaraí, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itambé, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jussari, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto, Nova Itarana,Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda e Wenceslau Guimarães.

   10. Os municípios afetados são: Aiquara, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Barro Preto,  Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci,  Dário Meira, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Ibicaraí, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itambé, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara,  Itarantim, Itororó, Jussari, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto,  Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda, Wenceslau Guimarães, Aurelino Leal, Belo Campo, Catu, Cipó, Floresta Azul, Gandú, Guaratinga, Ibotirama, Itamaraju, Itanhém, Itapetinga, Jitaúna, Juazeiro, Jucuruçu, Maragojipe, Marcionílio Souza, Santo Antônio de Jesus, Sátiro Dias, Teixeira de Freitas e Almadina.    

  11. Nos últimos dias não houve atualização nos números das intervenções realizadas pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). A execução de serviços emergenciais, de acordo com Seinfra, permitiu o restabelecimento do tráfego de veículos em 24 pontos de rodovias baianas afetados pelas chuvas das últimas semanas. As intervenções também contam com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura.  

  12. Faltando duas semanas para o fim do recadastramento do Auxílio Brasil, a Secretaria Municipal da Saúde reforça a convocação dos beneficiários do programa do Governo Federal para a realização do acompanhamento obrigatório de saúde. A ação é necessária para evitar o bloqueio do benefício.

  13. Na capital baiana, a adesão ainda é baixa. O secretário de Saúde Decio Martins alerta sobre essa situação das pessoas que ainda não se dirigiram aos postos para fazer o procedimento essencial para a manutenção do auxílio e reitera sobre o mutirão especial que será realizado pelo órgão, com o objetivo de expandir o horário desse tipo de atendimento. Mais informações sobre a ação serão divulgadas em breve pela secretaria.

  14. “Esse acompanhamento integral à saúde, desde a avaliação médica, campanha vacinal e realização do pré-natal das gestantes, é imprescindível para a manutenção do programa e sua verificação relacionada ao bem-estar da população. Para auxiliar a população, nós faremos no próximo sábado, dia 17, um mutirão onde diversas unidades espalhadas por Salvador abrirão suas portas para receber esses beneficiários e assim poderem realizar este acompanhamento tão importante. Por isso peço para aqueles que ainda não puderam fazer este procedimento que façam o quanto antes, pois o prazo está próximo do término”, explica.

  15. Crianças de zero a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e as gestantes devem comparecer, das 8h às 17h, em um dos 166 postos de saúde da rede municipal. Os documentos necessários são o cartão do Auxílio Brasil (com Número de Identificação Social – NIS), a Caderneta da Criança, e o Cartão da Gestante.

  16. Os responsáveis devem levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, além de passarem por avaliação de peso e altura, para acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento dos pequenos. Essa atividade na unidade de saúde precisa ser realizada a cada seis meses, ou seja, no mínimo duas vezes ao ano. As gestantes devem fazer o pré-natal em uma Unidade de Saúde mais próxima de onde mora.

  17. As condições para o recebimento do Auxílio Brasil são os compromissos assumidos pelas famílias e pelo poder público nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. As famílias que descumprirem os compromissos assumidos com o programa Auxílio Brasil podem sofrer efeitos gradativos, que vão desde advertência, bloqueio, suspensão e até o cancelamento do benefício.

  18. A Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) está promovendo uma mudança na estratégia de convocação de pensionistas para a prova de vida. A partir de janeiro de 2023, os pensionistas deverão realizar o procedimento no mês do seu próprio aniversário e não mais no mês de nascimento do ex-servidor falecido que gerou a pensão, como vinha acontecendo até então. No caso dos aposentados – que já faziam a prova de vida durante o mês do próprio aniversário – o cronograma seguirá o mesmo, sem alterações.  

  19. A mudança na regra para pensionistas visa simplificar o processo, além de conferir mais comodidade às rotinas de alguns beneficiários. “A medida favorece principalmente aqueles pensionistas que também são servidores e que a partir de agora poderão realizar as duas provas de vida em um só dia”, explica a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado. 

  20. Desde a retomada do procedimento em janeiro de 2022 – após o período de interrupção provocado pelas medidas de prevenção à disseminação do coronavírus – a Previdência Estadual já viabilizou a realização de mais de 121 mil provas de vida. Só em dezembro, 3.600 pessoas atenderam até agora ao chamado do órgão, de um total de 10.770. 

  21. A iniciativa visa ampliar o controle da Previdência sobre seus beneficiários, evitando pagamentos indevidos e tentativas de fraudes. Em razão disso, os aposentados e pensionistas que não realizarem o procedimento dentro do cronograma previsto, correm o risco de ter os seus benefícios suspensos até regularizarem a sua situação.  No momento, a interrupção no pagamento atinge 1.436 beneficiários, que não atenderam ao chamado da Suprev, apesar de várias convocações e adiamentos de prazo. 

  22. Para garantir mais comodidade e segurança aos beneficiários, a Suprev passou a oferecer este ano três modalidades de realização da prova de vida: por aplicativo, por vídeoatendimento ou presencialmente nos postos da Rede SAC. Disponível apenas para os beneficiários que estão dentro do prazo, a Prova de Vida Digital pode ser feita de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Para tanto, é preciso baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR. No YouTube da Saeb os usuários encontram um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento (https://www.youtube.com/watch?v=bBWM6qFa9ko). 

  23. Já os serviços por vídeoatendimento e presencial estão disponíveis para todos os convocados, incluindo retardatários. Em ambos os casos, os beneficiários fazem o agendamento prévio por meio do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para  Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Mais informações podem ser obtidas no RH Bahia (https://servidores.rhbahia.ba.gov.br/prova-de-vida-aposentados-e-pensionistas).