Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COPA JÁ TEM IMAGEM CAMPEÃ; FINAL MARROCOS X CROÁCIA SERIA INÉDITA

Portugal, como sempre, morre na praia; pombo foi sepultado como símbolo
10/12/2022 às 11:13
     1. Numa Copa do Mundo com tantas surpresas de repente a final pode acontecer um repeteco do que se deu em 2018, uma revanche entre França x Croácia. As duas seleções já estão nas semi finais: a Croácia vai enfrentar a Argentina; e a França o Marrocos. Pode também acontecer uma final inédita entre Marrocos x Argentina. Tudo é possível até Croácia x Marrocos na final o que seria ainda mais espetacular.

  2. No jogo entre a Inglaterra x França com vitória dos gauleses por 2x1 o artilheiro inglês Kane perdeu um pênalti. Mandou a bola para a lua aos 38 min do segundo tempo. Futebol é um esporte apaixonante por essas coisas. Kane já havia feito o primeiro gol também de pênalti.

  3. O jogo foi apitado por Wilton Pereira, juiz brasileiro, que enfrentou muitas adversidades e reclamações, mas se saiu bem. Só um juiz com muita experiência tem capacidade de apitar um jogo desse.

  4. Mabppe não foi decisivo para a França. Mesmo assim um trabalho enorme a defesa inglesa. Giroud, sim, marcou um belíssimo gol de cabeça. Agora, gol igual ao do atacante do Marrocos vai ser dificil de ver. En-Nesyri subiu mais do que Dadá Maravilha nos bons tempos e mnarcou de cabeça.

  5. Yassine Bono havia sido decisivo ao defender três pênaltis da Espanha e garantir o Marrocos nas quartas de final da Copa do Mundo. Neste sábado, a história se repetiu - ainda que com um roteiro diferente. Decisivo no tempo regulamentar, o goleiro tornou-se melhor em campo na vitória sobre Portugal e classificou a seleção marroquina à semifinal pela primeira vez na história.

  6. A seleção de Portugal muito ciscadora e seu atacantes rompedores. Quando RC7 entrou já era tarde. Num jogo desse contra o Marrocos deixar RC7 no banco é querer perder o jogo. Só ele poderia vazar a defesa do Marrocos, a melhor da Copa. Pepe, no final ainda tentou fazer o dele de cabeça mas errou o alvo.

  7. Outro detalhe: a numerosa torcida do Marrocos tem feito a diferença e ajudado o time.

  8. Uma das imagens mais significativas da Cenas que viralizou foi a do ponta Sofiane Boufal comemorando com sua mãe dentro do gramado. Os dois pareciam em transe, pulando felizes, depois acenando para a torcida. Cientes do momento histórico que viviam e fizeram.

  9. Os ingleses reclamam do arbrito brasileiro; Pepe reclama de árbitro argentino. Quem perde sempre chora. Ainda bem que os brasis não reclamaram do árbitro no jogo contra a Croácia.

  10. Galvão Bueno: - Marrocos continua fazendo história!! E mostra como a Seleção Brasileira deveria ter defendido o resultado!! - escreveu. Galvão fará muita falta se não transmitir mais jogos das copas. É um narrador apaixonante e inigualável.

  11. Regragui é o nome do técnico do Marrocos. Era tudo que a seleção do Brasil precisava. Um técnico que chama os jogadores na beira do campo e dá instruções, que conversa com o auxiliar, que grita, que reclama dos juizes e não fica paradão.

  12. As agências de publicidade e até o Banco Itaú já estavam usando a dança do pombo nos seus comerciais, alguns políticos também, mas pelo visto o pombo foi sepultado como símbolo de qualquer coisa.

  13. Cristiano Ronaldo deixou o gramado em lágrimas. Sentiu a derrota de Portugal e da atitude do técnico em deixá-lo no banco. Se ainda tivesse alguém melhor do que CR7 ainda justificava. 

  14. A seleção brasileira está de volta a Londres e Rio. A maioria dos jogadores desembarca em Londres e estima-se que só chegarão ao Rio: Pedro, Everton Ribeiro e Weverton. Este último seguirá para SP. Devem voltar também a comissão técnica e os profissionais da CBF - presidente, fotógrafo e outros. A recepção deve ser nenhuma, salvo de familiares. 

  15. A torcida brasileira é cruel. Não idolatra seus ídolos (nem Pelé) e não se lamenta como antes de uma derrota dos canarinhos. Pelo contrário: até zombam.

  16. Despotilizar o futebol será uma boa missão para o próximo técnico e para o presidente da CBF. A entidade também poderia adotar algumas normas do tipo convocar 50% de atletas que jogam no Brasil; e 50% de atletas que jogam no exterior.

  17. No decorrer do jogo da Copa Brasil x Croácia divulgou-se a informação de que Lula teria convidado Margareth Menezes para ser ministra da Cultura. A imprensa já havia divulgado anteriormente que o nome mais cotado era o de Daniela Mercury, candidata de Janja. Parece que mudou.

  18. O goleiro da França (Lloris) tem tudo menos cara de goleiro. Mas fez cada defesa no jogo contra a Inglaterra de arrepiar. Um time para ser campeão tem que ter um grande goleiro. 

  19. Griezmann e Modric são os melhores meias armadores da Copa. O francês Griezmann deu mais um show no jogo contra os ingleses. Excelente jogador. Corre o campo todo e quase todas as jogadas da seleção da França começam com ele. 

  20. O Marrocos também tem um meia (número 8) que é excelente jogador. É magrelo, desengonçado, mas jogava demais.

  21. A Copa chega as semifinais com dois times da Europa, um da América Latina e um da África.