Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

REITOR BASÍLICA DO BONFIM FAZ CAMPANHA DE DOAÇÕES PARA MANTER TEMPLO

Padre Edson Menezes confiante nas doações
07/12/2022 às 11:07
   1. Nesta sexta-feira (09), às 9h, a Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim promoverá uma coletiva de imprensa com o objetivo de apresentar aos veículos de comunicação o lançamento da nova ação da Campanha dos Devotos do Senhor do Bonfim. O projeto consiste na motivação de impulsionar a divulgação da existência desta iniciativa que há nove anos foi implementada mediante a finalidade de angariar recursos destinados a proporcionar a preservação da estrutura e manutenção da Igreja do Bonfim por meio de doações espontâneas e mensais.

  2. Atualmente, através de cadastramento, a Campanha dos Devotos conta com a colaboração dos fiéis do Senhor do Bonfim que participam do cotidiano da Colina Sagrada e passam a ter conhecimento desta atividade que busca cuidar do templo religioso construído em meados do século XVIII. Nisto, padre Edson Menezes, reitor da Igreja do Bonfim, vê a ocasião como uma oportunidade para sensibilizar as pessoas.

  3. “O povo costuma dizer que a propaganda é a alma do negócio. A minha expectativa é bastante positiva. Espero que a população tomando conhecimento e sendo motivada, responda positivamente, assumindo o compromisso de ajudar mensalmente a nossa Basílica Santuário”, pontuou.

  4. Toda renda recebida mediante as doações é direcionada para a conservação da igreja que funciona diariamente por 12h e possui um extenso quadro de funcionários destinados a acolher centenas de devotos e turistas, além do trabalho de evangelização exercido com a celebração de três missas realizadas semanalmente (entre segunda e quinta-feira e sábado), sete celebrações às sextas-feiras e seis aos domingos. 

  5. Confiante na providência Divina e no eficaz trabalho exercido pelos meios de comunicação, padre Edson destaca que chegou o momento de expandir a divulgação da Campanha dos Devotos. “Até o momento a divulgação da Campanha tem sido um pouco tímida. Nós sempre tivemos o desejo de fazer uma divulgação maior e agora chegou o momento. É uma espécie de injeção de ânimo para todo esse trabalho”, disse. A coletiva de imprensa acontecerá no auditório da Devoção, localizado no Centro Administrativo Senhor do Bonfim, no Largo do Bonfim, n° 236. 
                                                *******
  6. Palavra da moda: Tokeniuzação. O que é? A tokenização é o processo de transformar ativos físicos ou produtos financeiros tradicionais em ativos digitais. Suas principais vantagens estão em facilitar o acesso e a negociação dos mais diversos tipos de ativos, removendo a burocracia do sistema tradicional atual.

  7. A campanha de vacinação contra Covid-19 em Salvador estará suspensa nesta quinta-feira (8), durante o feriado da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. A estratégia será retomada na sexta-feira (9) e os locais de vacinação, público-alvo e horários serão divulgados na quinta-feira (8).

  8. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta quarta-feira (7), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em regiões do estado. Até o momento, são 576 desabrigados e 15.381 desalojados. O número total de atingidos chega a 78.365 pessoas. A pasta também contabilizou um óbito em decorrência das chuvas intensas.

  9. Os números correspondem às ocorrências registradas em 64 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 43 estão com decreto de Situação de Emergência, são eles: Aiquara, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Barro Preto, Cachoeira, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Dário Meira, Eunápolis, Fátima, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itajuipe, Itambé, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jussari, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Santa Cruz Cabrália, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda, Wenceslau Guimarães, Buerarema e Canavieiras.

  10. Os municípios afetados são: Aiquara, Alcobaça, Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Baixa Grande, Barro Preto, Belo Campo, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Catu, Cícero Dantas, Cipó, Dário Meira, Eunápolis, Fátima, Floresta Azul, Gandú, Guaratinga, Ibicaraí, Ibicuí, Ibotirama, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itajuipe, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jitaúna, Juazeiro, Jucuruçu, Jussari, Lafaiete Coutinho, Maragojipe, Marcionílio Souza, Medeiros Neto, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Santa Cruz Cabrália, Santo Antônio de Jesus, São Félix, Sátiro Dias, Teixeira de Freitas, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda e Wenceslau Guimarães

  11. A Polícia Militar da Bahia realizou, nesta quarta-feira (7), às 16h, a solenidade de formatura de 49 profissionais no Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública (Cegesp) 2022. O evento ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

  12. Realizado pela Academia de Polícia Militar (APM), o Cegesp tem como objetivo qualificar majores e tenentes-coronéis para o exercício de funções de direção e assessoramento superior, com ênfase na política de integração interinstitucional e aprimoramento do sistema único de segurança pública. O Cegesp possui carga de 450 horas-aula e é um dos pré-requisitos para alcançar o último posto da Corporação, o coronelato.  

  13. O primeiro colocado no curso, tenente-coronel Leão, recebeu a Medalha Dionísio Cerqueira e o Bastão de Comando Antônio Medeiros de Azevêdo, honrarias entregues pela instituição em reconhecimento à dedicação aos estudos. A solenidade contou com as presenças do comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, do diretor da APM, coronel Henrique Melo, do diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), coronel Albuquerque, entre outras autoridades civis e militares.

  14. “O processo de gestão moderna, além de transparente, precisa ser eficaz. E isso só se consegue com preparação”, finalizou o comandante-geral.

  15. Na próxima semana o governador eleito Jerônimo Rodrigues deverá anunciar parte do seu secretariado. Todo o que se tem falado até agora de nomes não passa de especulações.

  16. O TSE deverá antecipar a diplomação de Lula para dia 12. A partir desta data o presidente eleito também deverá anunciar parte do seu ministério.

  17. O Bahia Já completa 16 anos de existência na quinta-feira, 8 de dezembro. É um dos mais antigos da Bahia desvinculado de um grupo de comunicação - Rádio, TV e jornal. Foram 5.480 edições até agora. 

  18. Foi inaugurado um monumento ao Almirante Tamandaré no Largo da Mariquita, em Salvador. Tamandaré é o patrono da Marinha brasileira. 

  19. Na Mariquita tinha uma estátua de Cristovão Colombo de costas para o mar. 

  20. Diogo Álvares, o Caramuru, teria naufrado nas imediações da Mariquita, mas trata-se de uma lenda. A história nunca comprovou isso, nem com documentos primários nem secundários. Na Bahia, tudo pode, até uma heroina que teria dado surra em soldados portugueses com cansanção.