Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PATRULHA IDEOLÓGICA CONDENA ATLETAS QUE COMERAM FILÉ FOLHEADO A OURO

Atletas do filé de ouro nunca afanaram os cofres público
04/12/2022 às 08:49
   
  1. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentou nas suas redes sociais o ato de vandalismo do qual a estátua de Mãe Stella de Oxóssi, em Stella Maris, foi alvo na madrugada deste domingo (4). A parte da estrutura referente à yalorixá ficou destruída após ser incendiada. De acordo com o gestor, o ato foi fruto de "intolerância religiosa"

  2. "Lamentável o incêndio criminoso na estátua de Mãe Stella de Oxóssi, ocorrido nesta madrugada. Não é a primeira vez que esse símbolo passa por uma situação de vandalismo atrelado à intolerância religiosa", escreveu Reis na tarde deste domingo. Em setembro de 2019, a escultura já havia sido pichada. 

  4. A prefeitura abriu um inquérito para investigar o fato e informou que já determinou a recuperação da estátua. "Estamos apurando o caso para que os responsáveis sejam identificados e punidos. Já estamos registrando o boletim de ocorrência e determinamos a remoção da estátua para que seja recuperada", afirmou, em nota.

  4. A estátua de Mãe Stella de Oxóssi, em Stelle Maris, foi incendiada na madrugada desta domingo (4). A parte da obra que representava a yalorixá, morta no final de 2018, ficou completamente destruída.  Ainda não há informações sobre a causa do fogo.

  5. A escultura do artista plástico Tatti Moreno, morto em julho deste ano, foi feita em 2019, em homenagem a Mãe Stella. A yalorixá morreu aos 93 anos em dezembro de 2018. Ela era uma das principais representantes do Candomblé e mães de santo do país.

  6. Oxóssi, que teve a sua imagem preservada no incêndio que atingiu a estátua, era o orixá de cabeça de Mãe Stella. Caçador, ele é responsável por prover as refeições de todos. É considerado também um forte guerreiro e grande sábio.

  7. O ato de vandalismo no monumento de Mãe Stella de Oxóssi, em Salvador, foi repudiado pelo vereador soteropolitano Luiz Carlos Suíca (PT) e considerado mais um ato de intolerância religiosa na capital baiana. Em suas redes sociais, o edil petista disse que é "totalmente inadmissível que um monumento em homenagem a alguém com tamanha grandeza para nossas memórias e para nossa história seja alvo de vandalismo". O local foi incendiado na madrugada deste domingo (4).

  8. "É mais um ato de intolerância. E não podemos admitir esse tipo de situação. Cobramos das autoridades celeridade nas investigações e que, confirmando o ato de intolerância religiosa, os culpados sejam devidamente punidos", frisa Suíca. O vereador manifesta profunda insatisfação com a situação e diz que o caso não pode ficar impune. "Vamos acionar o Ministério Público e demais órgãos competentes para que possam apurar e responsabilizar os culpados".

  9. Suíca também defende a liberdade de crença, além de destacar que é crime vandalizar monumentos públicos. A obra de arte é do artista plástico Tatti Moreno. "Não vamos deixar que a memória de Mãe Stella seja manchada. Ela lutou sempre por respeito à diversidade e precisamos preservar a cultura afro e respeitar as diferenças, um legado dela, inclusive. É um ato criminoso que merece ser investigado. Até porque, não é a primeira vez que isso acontece. O monumento já foi vandalizado outras vezes. Isso precisa acabar", sintetiza Suíca.
                                                ******
  10. (COPA DO MUNDO) As oitavas de finais da Copa do Mundo de Futebol no Catar seguem sem zebras. A França venceu a Polônia por 3x1, num jogo em que o grupo comandado por Didier poderia ter feito 5x1 com sobras; e a Inglaterra bateu a fraca equipe do Senegal por 3x0. Esperava-se mais do Senegal.

  11. O jogador Mabppé, ponta esquerda da França, é o melhor da equipe e se continuar fazendo gols como os de hoje (já é o artilheiro com 5 gols) poderá ser o craque da Copa. Na ponta-direita, a França tem Dembele, outro atleta bom de bola; e Griezmann no meio de campo sendo o maestro do time. 

  12. A equipe da França é a melhor da Copa e bem vários tipos de jogadas bem ensaiadas que dá gosto de ver. Se não é o goleirão da Polônia Wojciech Szczęsny - um dos melhores da Copa - o placar poderia ser bem maior.

  13. A Polônia - de alguma forma - assustou a França em alguns momentos do jogo quando estava 1x0 para os franceses. Depois, foi envolvida pela trurma de Didier. O técnico da Polônmio pareceu-nos um burocrata.

  14. Os leões do Senegal decepcionaram. Time apenas mediano. O melhor jogador é o goleiro, ainda assim não conseguiu segurar a organizada equipe da Inglaterra. 

  15. Neymar Jr poderá jogar nesta segunda-feira contra a Coreia do Sul para desgotos dos petralhas. Desde que Neymar apoiou Bolsonaro na campanha para presidente virou maldito.

  16. A patrulha ideológtica atingiu hoje outros jogadores da seleção que foram a um restaurante do Catar saborear um filé folheado a ouro com prato que custa R$9 mil. Sobrou também para Arascareata, craque do Flamengo, que tb esteve no restaurante. 

  17. Tite só deverá escalar o time do Brasil na segunda-feira pela manhã após consultas finais ao Departamento Médico. Uma coisa parece consensual entre os torcedores: ou a seleção joga com raça saindo rápido da defesa para o ataque ou terá imensas dificuldades para vencer os ágeis sulcoreanos.

  18. O craque da máscara Son Heung-min é considerado o jogador mais perigoso da Coreia do Sul.

  19. Em nossa modesta opinião, Bremer e Martinelli deveriam ser titulares no jogo da segunda-feira. 

  20. Agora vou comer um filé de tilápia de de 60 reais foilheado a farinha do Onha com cenoura.