Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASILEIRO IAN GOLDFAJN ELEITO PRESIDENT DO BID COM APOIO DE 30 PAISES

Guido Mantega teria tentado adiar a eleição no BID
20/11/2022 às 19:42
   
  1. O Brasil vendeu apesar de "brucutus" serem contra. Com apoio de 30 países que representam 80% dos votos da instituição, Ilan Goldfajn, foi eleito presidente brasileiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Lembrar que Guido Mantega, então na equipe de transição do petista, chegou a tentar adiar a escolha do presidente da instituição pelos próximos cinco anos, sem sucesso.

  2. Assumirá o cargo em 19 de dezembro, um dia após o fim da Copa do Mundo que, segundo ele "se tudo der certo", pode ser vencida pela seleção brasileira. Ao assumir o banco depois da queda de um presidente - o americano Mauricio Claver - Carone, após denúncias de conduta indevida com uma subordinada -, Ilan afirma que terá que resgatar o protagonismo do BID e o orgulho de seus funcionários. 

  3. Tive o apoio de países que contam com 80% do poder de voto (da instituição), quase 30 países (dos 48 que integram o banco, incluindo dólares europeus e asiáticos) votando a favor do meu nome, e foi no primeiro turno, enfrentando outros quatro candidatos. Isso mostrou um apoio importante na candidatura, de vários tipos de países. Tivemos votando a favor Canadá, Estados Unidos, e países como Colômbia, Peru, todo o Mercosul, países caribenhos, América Central, foi muito importante.
                                                          *****
 4. Manifestações antidemocráticas de grupos de caminhoneiros que apoiam o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) voltaram a interditar e bloquear estradas pelo País nos últimos dias. Neste domingo, 20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registra 30 interdições, sendo 11 totais e 19 parciais.

 5. Segundo o balanço mais recente da PRF, divulgado 12h20 deste domingo, todos os bloqueios estão concentrados no Estado de Mato Grosso.

 6. Em um dos primeiros levantamamentos do dia, divulgado por volta das 8h, ainda havia bloqueios totais nos Estados do Pará e Paraná.

  7. Desde o segundo turno das eleições, a PRF já desfez 1.227 manifestações antidemocráticas em rodovias, que ocorreram em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 
                                                         *****
  8. O Brasil se transformou no país das agressões e das hostilidades. Hoje, a vitima foi o ex-presidente da Câmara dos Deputados,Rodrigo Maia, chamado de "ladrão" e "bandido" por uma mulher no Tivoli Resort da Praia do Forte. No meio da semana foi o senador Randolfe, numa fila de passageiros no aeroporto do Cairo, hostilizada por outra brasileira; o ministro do STF não conseguiu concluir um jantar em Santa Catarina.

  9. Ou seja, na atualidade, politicos, ministros de tribunais, ex-presidentes da República, juizes que tenham notoriedade, governadores, etc, não podem ir a padaria comprar pães e biscoitos para o café.

  10. Nos Estados Unidos, Barack Obama e Bill Clinton circulam onde querem, jogam baskete, pescam, vão às livrarias e assim por diante. No Brasil, nem FHC que já tem quase 90 anos de idade pode sair de casa para ir a uma cafeteria.

  11. Há muito tempo as universidades brasileiras não fazem debates. E quando fazem só tem convidados de um lado, da esquerda. Se os organizadores chamarem alguém do centro ou da direita são inviabilizados, cancelados.

  12. A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) participa do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O evento acontece até a próxima quinta-feira (24), no Centro de Convenções da capital baiana, na Boca do Rio, e traz este ano o tema “Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social”.

 13. “Mobilizamos diversos setores da pasta para contribuir com esse grande e histórico encontro na nossa cidade. Temos muito a partilhar e a aprender com tantos profissionais, acadêmicos e lideres com expertise nas mais diversas questões que envolvem a saúde coletiva e o SUS”, destacou o titular da SMS, Decio Martins, que estará presente neste domingo (20), às 18h.

  14. Além do gestor, outros técnicos da SMS também marcarão presença e apresentarão trabalhos os trabalhos "Políticas de Saúde para a infância e adolescência: a experiência da SMS Salvador - BA na construção do Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMSIA 2022-2030)" e "Reflexões sobre o processo de elaboração dos planos de saúde: a experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador/BA”, de autoria da coordenação e técnicos da Diretoria de Planejamento Estratégico da Gestão (DEPG).

  15. Os debates e ações do Congresso visam estimular reflexões e propostas que possam ser incorporadas à agenda da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia dos próximos governos, seja federal ou estaduais, de modo a contribuir para a reconstrução e redirecionamento das políticas públicas relevantes e estratégicas para o Brasil. A programação completa do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva pode ser conferida no site www. saudecoletiva. org. br/ programacao/index_grade.php 

  16. Estão abertas as inscrições para o curso “As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes”, que tem como objetivo ensinar às pessoas que lideram equipes, em qualquer tipo de trabalho e ou empresa, a alcançar resultados através da mudança de seis paradigmas críticos, muito comuns nas lideranças tradicionais. 

  17. Em formato live-online, o curso “As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes” será realizado em duas noites, nos dias 29 e 30 de novembro, das 19h às 22h30. A FranklinCovey (www.FranklinCovey.com.br), empresa de consultoria e treinamento que atua mais de 160 países, assina a realização do curso “As 6 Práticas Críticas na Liderança de Equipes”. 

  18. O investimento é R$ 649,00 no cartão de crédito, ou então em até 12x de R$ 67,12 pelo Sympla, existindo ofertas especiais para grupos de interessados. As inscrições podem ser realizadas no link    https://bit.ly/Curso6PraticasDaLiderança.

  19. Quem esperava algo mais inovador no espetáculo de abertura da Copa do Mundo se frustou. Foi um tech bem comportado e só.

  20. A ausência do narrador Galvão também foi sentida.

  21. Os petistas usaram a rede para destacar que o primeiro gol da Copa foi marcado pelo jogador do Equador que vestia a camisa 13, Enner Valencia.