Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CONDOMÍNIO BUSCA VIDA MOBILIZA MORADORES PRA RETIRAR ÓLEO DAS PRAIAS

O Parque da Cidade recebe a Feira de Exposição de Empreendedores neste sábado (10) e domingo (11), das 9h às 17h, no Parque da Cidade, no Itaigara.
09/09/2022 às 11:07
  1. Uma enorme quantidade de óleo está chegando novamente à praia de Busca Vida, em Camaçari, litoral norte baiano. Apesar de mais denso e com menos potencial de sujar do que o que apareceu há alguns anos, são necessárias algumas medidas preventivas e cuidados para quem entrar em contato com este material.

  2. Pensando nisso, a Administração do Condomínio Busca Vida (CBV) está disponibilizando óleo de cozinha (que retira facilmente este tipo de poluente) e estopas na guarita da Praça das Tartarugas (Posto de Segurança 42). Também foram colocados contêineres para as pessoas que voluntariamente estão ajudando na coleta, mas cabe lembrar a necessidade de fazer isso usando sacos plásticos e EPIs adequados.

  3. O Parque da Cidade recebe a Feira de Exposição de Empreendedores neste sábado (10) e domingo (11), das 9h às 17h, no Parque da Cidade, no Itaigara. Com entrada gratuita, a edição terá 45 expositores de vários segmentos, dentre culinária, moda, calçados e serviços. Atrações como música ao vivo, aula de dança e uma palestra sobre ansiedade nesse momento pós-pandemia também acontecerá durante a programação.

  4. “O projeto surgiu com intuito de fomentar vendas, ajudar microempreendedores e dar maior visibilidade. Com isso, contribuímos para o fortalecimento desse mundo do empreendedorismo”, explicou Evellyn Meneses, microempreendedora e idealizadora do projeto.

  5. De acordo com a secretária de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes, a iniciativa incentiva o desenvolvimento de empreendedores locais e fortalece a economia circular na cidade. “Este é um importante espaço para o incentivo do desenvolvimento do empreendedorismo local. Ajudamos a dar visibilidade aos que esses empreendedores têm produzido e, consequentemente, estamos fomentando o desenvolvimento da economia circular da nossa capital”, explicou.

 6. Além da feira, a população também pode aproveitar o contato direto com a natureza, em um ambiente repleto de plantas e vegetações nativas da Mata Atlântica. O local abriga também espaços para oficina de grafite e meditação, um circuito de slackline, quadras de futebol e vôlei, pista de skate, sala de mosaicos, um anfiteatro, dentre outros espaços. O horário de funcionamento durante o sábado é das 5h às 22h, e no domingo, das 5h às 19h.

  7. A Justiça Eleitoral, em decisão publicada nesta sexta-feira (9), atendeu mais um pedido de direito de resposta ajuizado pelo Estado da Bahia, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), contra a Coligação “Pra Mudar a Bahia” e o candidato Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto. No dia 31 de agosto, o relator do processo já havia deferido liminar determinando a retirada de informações falsas veiculadas em 30 de agosto no programa eleitoral gratuito no rádio e na TV, sobre demora no processo de regulação para internação de uma mulher grávida moradora do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. 

  8. Por meio de registros do Sistema de Regulação de Urgência e Emergência, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) comprovou que a paciente teve sua solicitação inserida no sistema no dia 03/03/2022, à 01h23 e, às 10h03 do mesmo dia, o médico regulador indicou a unidade para a qual ela seria transferida. Considerando o momento de atualização do quadro clínico da paciente no sistema, com sinais de gravidade às 7h41, a ação da médica reguladora para realização de “vaga zero”, que significa prioridade absoluta, durou cerca de duas horas.

  9. Conforme decisão assinada pelo desembargador eleitoral substituto Sérgio Cafezeiro, com a veiculação da informação falsa, “ocorreu efetiva ofensa à honra objetiva do Estado da Bahia" e que "o modo como os representantes veicularam o trecho da propaganda impugnada caracteriza hipótese de difusão de afirmação ofensiva e sabidamente inverídica". O espaço concedido para veiculação do direito de resposta com a informação verdadeira terá duração de um minuto e vinte e quatro segundos.

 10. O Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) de Salvador vai promover uma série de inspeções, em 340 locais de votação da capital baiana, trabalhando de forma preventiva, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município. A ação acontecerá entre os dias 19 e 28 de setembro, englobando todos os estabelecimentos listados como locais de votação, pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA)

 11. De acordo com a subgerente de arboviroses do CCZ, Cristina Guimarães, a inspeção tem como objetivo garantir que não há criadouro, ou qualquer possibilidade de risco aos eleitores. “Quando estão previstas aglomerações de pessoas em Salvador, os agentes são encaminhados para inspecionar e ver se tem foco. Neste caso, estamos fazendo essa vistoria 15 dias antes”.

  12. Segundo a subgerente, a ação acontece em todos os 12 distritos sanitários do município, englobando aproximadamente 1,4 mil agentes de endemias da capital. “A importância é a vigilância e a prevenção. Caso haja foco no local, é feito um tratamento prévio para evitar a proliferação e erradicar o criadouro”.

 13. Ela lembrou que essa vistoria faz parte do Projeto Pré-Verão do CCZ. Segundo Cristina, o trabalho prévio é realizado durante a primavera, já que no verão há uma probabilidade de aumento da infestação.

 14. O CCZ reforça ainda os cuidados que devem ser tomados pela sociedade civil de combate à proliferação do mosquito, como a eliminação de água parada e limpeza de áreas abertas. Os focos de Aedes aegypti podem ser denunciados através do Fala Salvador, no número 156 ou site www. falasalvador. ba. gov. br .

 15.Os moradores do Calabar e Alto das Pombas serão beneficiados com a entrega de 663 títulos de propriedade dos imóveis, dentro do programa Casa Legal, da Prefeitura de Salvador. A cerimônia acontece neste sábado (10), às 9h30, na quadra situada na 1ª Travessa do Calabar, 10, com as presenças do prefeito Bruno Reis e autoridades municipais.

 16. Nesta nova fase do Casa Legal, os antigos títulos de posse são transformados em títulos de propriedade do imóvel, ou seja, o cidadão não precisará mais da anuência da Prefeitura para fazer modificações na residência. 

  17. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), já foi realizada no Conjunto Guerreira Zeferina, em Periperi, com entrega de 257 títulos, e Baixa Fria I e II (São Marcos), com 350 títulos concedidos.

  18. O Mercado Joca de Souza, o mais tradicional do município baiano de Juazeiro, está de cara nova. O estabelecimento foi entregue à população juazeirense, nesta sexta-feira (09), totalmente reformado e ampliado.  

  19. A ação é do Estado da Bahia, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e conta com um investimento de R$ 5,4 milhões.  

  20. O projeto traz, além de melhoria no saneamento, benefícios à economia local, permitindo a comercialização de produtos, de forma segura e higiênica, melhorando assim a qualidade de vida das famílias que vivem do comércio e de toda a população do município. 

  21. Marias das Graças, conhecida Graça do Feijão, está no mercado há mais de 30 anos e comemora o novo local de trabalho. “Estou feliz em ter meu canto organizado e com segurança”.  

  22. Josefa Duarte da Silva, aos 96 anos, também celebra. Ela trabalha no local, com a filha e com as duas netas, vendendo artesanato. “ Uma satisfação ter meu novo ponto comercial. Uma grande felicidade”.