Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CARTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA É LIDA EM SÃO PAULO EM ATO NA USP

Carlos Veloso, ex-STF diz que carta não tira um voto de Bolsonaro
11/08/2022 às 19:58
   
  1. Acadêmicos, empresários, juristas, artistas e representantes da sociedade civil marcaram forte posição democrática ao participarem da leitura do manifesto "Em Defesa da Democracia e da Justiça", realizada nesta quinta-feira, 11, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo. Os organizadores do evento estimam ter reunido cerca de 18 mil pessoas, que, além de recados às Forças Armadas, entoaram gritos de "Fora, Bolsonaro" e "Ditadura nunca mais" .

 2. A carta, que reúne quase 1 milhão de assinaturas, é uma reação aos seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o processo eleitoral brasileiro. O documento afirma que "a estabilidade democrática, o respeito ao Estado de Direito e o desenvolvimento são condições indispensáveis para o Brasil superar os seus principais desafios".

 3. O governo Jair Bolsonaro e a campanha à reeleição do presidente buscaram minimizar os atos em defesa da democracia pelo País nesta quinta-feira, dia 11. O presidente, ministros e coordenadores de campanha traçaram a estratégia de colar a iniciativa à oposição e trataram o ato realizado na Faculdade de Direito da USP como algo menor. Bolsonaro optou, por enquanto, por ignorar o tema em público, depois de dizer que não assinaria a "cartinha".

  4. Nos bastidores, porém, ministros do Palácio do Planalto admitiram desconforto com os atos e já vinham reclamando que todos se identificavam como democratas e que nenhuma ruptura seria positiva para o País. A inciativa apoiada pelo empresariado, com entrada da FEBRABAN e da Fiesp na articulação de uma carta com 107 adesões, foi a que mais incomodou o Planalto.

  5. Entre os anos de 2011 a 2021, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), por meio da sua Diretoria de Vigilância à Saúde (DVIS), registrou 3.070 novos casos de hanseníase na população geral. Deste total, 199 casos estavam na faixa etária de 0 a 14 anos, o que corresponde a 6,5%. Avaliando as notificações dos casos da doença, observa-se que Salvador vem apresentando redução na detecção de casos novos, na população geral e na população de 0 a 14 anos, acompanhando a tendência nacional.

  6. Com relação ao perfil dos casos atendidos na última década, a maioria era do sexo feminino (52,1%); da cor parda (57,8%); com baixa escolaridade (ensino fundamental somado aos analfabetos, perfazendo 45,6%); e na faixa etária de 20 a 64 anos (74,8%), caracterizando a hanseníase como uma doença do “adulto jovem” e “adulto”. A proporção de casos com grau de incapacidade física avaliados no diagnóstico foi de 93,3%, destes, 15,1% e 8,0% apresentaram grau de incapacidade 1 e 2, respectivamente.

  7. O Secretário Municipal da Saúde, Decio Martins, avalia que a redução dos casos da Hanseníase em Salvador reflete o investimento em prevenção, controle, acolhimento, e combate ao preconceito na rede municipal. 

  8. “As nossas estratégias de prevenção, controle, acompanhamento e acolhimento são constantemente avaliadas e reavaliadas para que possamos continuar oferecendo os cuidados específicos e especializado contra a hanseníase, mantendo o foco no combate à desinformação e ao preconceito, uma vez que esses fatores dificultam a busca por tratamento”, explicou.

  9. A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e crônica causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que ainda persiste como problema de saúde pública no Brasil. Caracteriza-se pelo acometimento dermatoneurológico, conferindo a doença um alto poder incapacitante. 

  10. Trata-se de uma doença curável com tratamento supervisionado por meio da Poliquimioterapia Única (PQT -U), oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Os tipos de hanseníase são classificados quanto ao número de lesões cutâneas, carga bacilar e nível de acometimento dos nervos periféricos. Quanto ao último item, os casos classificados com grau 2 de incapacidade física decorre quando há alterações motoras com deformidades já instaladas.

  11. A prefeitura de Nova Viçosa repudiou nessa quinta-feira (10) o comportamento do Governo do Estado em relação à demolição de um imóvel que pertenceu ao artista plástico polonês Frans Krajcberg. Em vídeo, a prefeita Luciana Machado diz que o local estava "abandonado há anos", sem cuidados. A prefeitura também contesta a informação de que o imóvel faz parte do bens deixados pelo artista ao Estado da Bahia. 

  12. Em nota, a prefeitura diz que foi feito um levantamento junto ao cartório e o imóvel não estava registrado, tendo uma matrícula geral que pertence ao município. "Ainda que esse imóvel estivesse registrado em nome do artista plástico, este não consta da lista dos bens doados ao Estado da Bahia, no termo firmado em 2009", diz a nota.

  13. A prefeitura diz que há discussões judiciais em andamento sobre a quem pertence o restante dos bens deixados por Krajcberg, que não estão na lista de espólio. "Desse modo, até que seja definido judicialmente, não pertencem ao Estado da Bahia os bens que não foram especificados no termo de doação".  Já o governo diz que decisão judicial determina que tudo que Krajcberg deixou pertence ao Estado.

  14. A casa foi demolida como parte de obras para construção do novo porto de Nova Viçosa. Dois piers já foram construídos para facilitar o acesso e o planejamento inclui um terceiro.

  15. A prefeitura ainda diz que desde 2009 o Estado não forneceu "nenhuma manutenção" ao patrimônio doado de parte do acervo de Krajcberg. "A maioria das obras de arte foram removidas do Sítio Natura, contrariando sua última vontade disposta em seu testamento que prioriza o Museu Sítio Natura. A “famosa” casa da árvore e os galpões encontram-se infestados por cupins, com a estrutura comprometida, necessitando urgentemente de reforma, demonstrando o descaso com o legado do artista", diz o texto. 

  16. Outro ponto destacado pela prefeitura é uma ação civil pública ajuizada pedindo que as obras de arte voltem ao Museu do Sítio Natura, além da reabertura da visitação. A prefeitura afirma que a escritura de doação das obras pode ser anulada por conta do descumprimento dessas medidas. 

  17. "Ano passado fiz um pedido, me coloquei à disposição para ajudar a administrar o museu. Na limpeza, na coordenação. Ali existia uma historia, agora as historias foram levadas do município. Essas obras estão expostas em outro município que não é Nova Viçosa", afirma a prefeita. 

  18.  A imprensa nacional está cplocando o ex-jogador de futebol Casagrande como destaque da carta em defesa da democracia. 

  19.   A carta pela democracia tira voto de Bolsonaro? Nenhum, diz Carlos Veloso, ex-presidente do STF.

  20.  No dia da leitura da carta, Janja abre instragram com fotos inéditas e momentos intimos com Lula.