Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE INFECTADOS ATIVOS PELA COVID É O MENOR DO ANO: 2.167

Número de óbitos no estado se aproxima de 27.000
19/10/2021 às 09:06
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 391 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 417 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (19) também registra 10 óbitos. Dos 1.240.662 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.211.509 já são considerados recuperados, 2.167 encontram-se ativos e 26.986 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.562.558 casos descartados e 241.762 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça. Na Bahia, 52.202 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

3.Com 10.436.761 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.97% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. Lauro de Freitas aplica, nesta quarta-feira (20), a 2ª dose da vacina Oxford/Astrazeneca para aqueles que estão com o prazo de retorno até dia 31 de outubro. Para receber a 2ª dose é preciso documento com foto e cartão de vacinação.

5. A imunização será das 8h às 12h, e o público pode se dirigir a um dos dois pontos de vacinação disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA): Colégio Dois de Julho (Itinga) e Ginásio de Esportes do Aracuí (Centro).

6. A ação de testagem de alunos e colaboradores das escolas das redes municipal e estadual em Salvador prossegue nesta quarta-feira (20). Em uma delas, a Escola Municipal Iacy Vaz Fagundes, na Federação, o #Partiu! #Testagem começará a partir das 8h e será acompanhada pelo secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

7. Mais de 500 amostras já foram coletadas para a testagem da Covid-19 em alunos com idades superior a 13 anos e colaboradores de escolas públicas das redes municipal e estadual. A ação tem o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos do novo coronavírus entre a comunidade escolar que estejam com quadro assintomático e participando das atividades presenciais nas instituições de ensino.

8. “É mais uma forma de garantirmos a segurança e o monitoramento da circulação viral no ambiente estudantil. Aliado às testagens dos estudantes e trabalhadores da Educação, estamos com equipes volantes que realizam a bisca ativa dos alunos que ainda não tomaram a 1ª dose da vacina para ampliar a cobertura vacinal dentro da faixa etária dos adolescentes. Tudo isso para assegurar que as escolas continuem sendo espaços seguros para o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes ”, explicou Prates.

9. A Prefeitura de Salvador estará presente na 3ª edição do BA Avança – Encontro de Grandes Líderes Empresariais do Estado da Bahia. Promovido pela regional baiana da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham - Salvador), o evento acontece nesta quarta-feira (20), das 9h às 11h, e será realizado em formato virtual para debater o tema “O poder da transformação - Setor privado, governo, instituições e sociedade, juntos, em uma única atmosfera, no BA Avança”. A transmissão será realizada através do link amcham.com.br/baavanca.

10. Uma das palestrantes do evento, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, destaca que o Projeto BA Avança está totalmente afinado com as políticas públicas da administração municipal soteropolitana. 

11. "O tema proposto para o evento está totalmente concatenado com as ideias e pretensões da Semdec, servindo esse evento como uma importante troca de pontos de vista e proposições para o futuro da economia local”, pontuou.

12. O BA Avança pretende debater o desenvolvimento econômico por meio de ações de inovação e ESG (terminologia relativa a práticas ambientais, sociais e de governança). A ideia é estimular de forma estratégica e sustentável o uso destas ferramentas para transformação de ambiente de negócios, promovendo, assim, o impacto da inovação nos setores social e de diversidade no estado da Bahia.

13. Participam também do encontro CEO da Petrobahia, Tiago Andrade; a diretora comercial da Rede Mater Dei de Saúde, Renata Salvador; o coordenador local de Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU), Leonel Leal; e a especialista em Responsabilidade Social da Bracel, Amanda Quenupe.

14. O evento tem apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Governo do Estado da Bahia, Federação da Indústria do Estado da Bahia (Fieb), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e o patrocínio da Petrobahia, Rede Mater Dei de Saúde e Laboratório Sabin.

15. O que estará fazendo João Leão em Portugal?

16. A CCR Metrô Bahia está com seleção aberta para vagas de Agente de Atendimento e Segurança e para Operador de Trens para cadastro reserva. Os cargos exigem ensino médio completo e bom condicionamento físico. O Agente de Atendimento e Segurança recebe capacitação interna oferecida pela empresa e somente após a sua formação, passa a atuar nas estações de metrô e terminais de ônibus prestando atendimento ao cliente e prezando pela segurança de usuários, colaboradores e do patrimônio.

17. Já o Operador de Trens será responsável pela condução dos trens do Metrô, mantendo contato frequente com o Centro de Controle (CCO) informando sobre as condições técnicas e operacionais do trem, das vias, estações, zonas de manobras e pátios, visando a manutenção da conformidade para a plena produção de viagens. Para esta vaga, é importante ter conhecimento com elétrica básica.

18. Os interessados devem efetuar as inscrições no site www.ccrmetrobahia.com.br até o dia 25 de outubro para a vaga de Agente de Atendimento e Segurança, e até o dia 26 de outubro para a vaga de Operador de Trens. 

19. O salário é compatível com o mercado e os colaboradores também terão direito a outros benefícios. Informações adicionais são disponibilizadas na plataforma.

20. A CCR Metrô Bahia é uma empresa do Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessões em infraestrutura da América Latina. Desde 2013, a concessionária é responsável pela construção, manutenção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, por um período de 30 anos, através de uma Parceria Público-Privada (PPP).