Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

AO VIAJAR PARA EXTERIOR, LEÃO DÁ SINAIS DE QUE NÃO DESEJA SER INTERINO

Número de infectados pela Covid na Bahia cai para 2.218
16/10/2021 às 12:24
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 357 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 428 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico deste sábado (16), também registra 10 óbitos. Dos 1.239.650 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.210.465 já são considerados recuperados, 2.218 encontram-se ativos e 26.967 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.560.358casos descartados e 241.457 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 52.159 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

3. Com 10.407.590 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.74% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. Hoje (16) é o dia “D” de mobilização nacional da Campanha Nacional de Multivacinação, oportunidade em que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e as secretarias municipais de Saúde empreendem esforços para vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquema incompleto. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado fez uma ronda em diversos postos de saúde na Região Metropolitana de Salvador, acompanhada do Zé Gotinha, mascote do Sistema Único de Saúde (SUS) que simboliza a vacinação.

5. De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, “a erradicação ou mitigação de doenças por meio da vacinação é fruto de um esforço coletivo. É o momento de crianças e adolescentes voltarem aos postos de saúde para iniciar ou completar o esquema vacinal contra diversas doenças, como sarampo, febre amarela e poliomielite”, afirma.

6. Para iniciar ou completar o esquema vacinal, estão sendo oferecidas as seguintes vacinas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pólio Inativada e Pólio Oral, Rotavírus, Pneumcócica 10-Valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DPT, Hepatite A, Varicela, Hepatite B, Difteria e tétano, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e DTpa.

7. “Contamos com o apoio de todos os profissionais de saúde e gestores, para que seja alcançado o êxito das estratégias de vacinação. Precisamos aumentar as coberturas vacinais e ampliar a proteção da saúde de nossa população”, enfatiza Vânia Rebouças, coordenadora do Programa Estadual de Imunização do Estado. Ela acrescenta que no caso da vacina contra a poliomielite, o público alvo é toda criança de um ano a menos de cinco anos de idade.

8. Este sábado (16), em Lauro de Freitas, foi marcado pela realização de ações voltadas à área da saúde. Em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, foi realizado o dia D de multivacinação para menores de 15 anos de idade. Também foram realizadas ações voltadas ao combate da Sífilis, com testagem gratuita e orientação ao público em unidades de saúde nos Bairros de Capelão, Portão, Areia Branca e Vida Nova.

9. Moradora do Jardim Castelão, dona Helena Ferreira acordou cedo para levar a neta Sofia, de quatro anos, à USF de Vida Nova, para tomar as vacinas contra varicela, febre amarela e DTP, que a protege da difteria, tétano e coqueluche. “Ela chorou um pouco, mas é melhor isso do que ficar doente. Eu e a mãe dela sempre acompanhamos a vacinação para evitar problemas, por isso ela sempre está saudável,” declarou dona Helena Ferreira.

10. Além da multivacinação, na USF de Vida Nova também foram oferecidos diversos outros serviços, como orientação sobre a realização do autoexame para detecção precoce do câncer de mama, medição de glicose, aplicação de flúor em crianças, orientação nutricional, atendimentos para o Programa Bolsa Aluguel e o Bolsa Família, além de testagem gratuita para sífilis, em função do dia mundial de combate à doença, reconhecido anualmente no terceiro sábado do mês de outubro.

11. A campanha nacional de multivacinação segue até o dia 29 de outubro, mas Maria de Lourdes preferiu já garantir a atualização da caderneta de vacinação da filha Ana Luísa, de nove anos, que tomou duas vacinas na Escola Municipal Jovina Moreira Rosa, no bairro de Buraquinho. “Acompanho certinho a vacinação dela porque é sempre melhor prevenir do que remediar. Por isso, é importante que todas as mães façam o mesmo,” ressaltou dona Lourdes.

12. A Secretaria Municipal da Saúde (SESA) ressalta a importância da atualização da carteira de vacinação. As vacinas são contraindicadas apenas no caso de crianças ou adolescentes que estiverem apresentando quadros febris ou uso de corticóides por mais de 14 dias. Esses devem adiar a atualização da caderneta. De acordo com o Ministério da Saúde, não é necessário intervalo de 14 dias entre a dose da Covid-19 e as demais vacinas. 

13. Em Camaçari, o presidente da Câmara Municipal de Salvador e  presidente do MDB na capital do estado, Geraldo Júnior, apoiará o pré-candidato a deputado estadual do prefeito Elinaldo. “O chefe do Executivo Municipal de Camaçari, Elinaldo, vem fazendo um brilhante trabalho pela melhoria da qualidade de vida do povo local e sua gestão está prestando serviços públicos de excelência. Neste contexto, conclamo a população de Camaçari a apoiar o pré-candidato a deputado estadual de Elinaldo”, frisou Geraldo Júnior.
 
14. Ele também frisou que tem uma expectativa que esse pré-candidato a deputado estadual da escolha de Elinaldo seja o presidente da Câmara Municipal local, Júnior Borges (DEM), correligionário partidário do prefeito.
 
15. No último dia 27, no Clube Arsenal, no Centro de Camaçari, Geraldo Júnior participou do Encontro de Lideranças. O ato contou também com as presenças do ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, de Elinaldo e de Júnior Borges (DEM). 
 
16. Geraldo Júnior avaliou que “a nova política é pautada pelo diálogo e unidade. E estão presentes aqui lideranças políticas com trajetórias de relevantes serviços prestados à população da Bahia". Ele tem trabalhado junto com outros poderes públicos da Região Metropolitana de Salvador pelo intercâmbio e integração de políticas públicas na RMS.

17. O Shopping Bela Vista vai funcionar em horário especial nesta segunda (18/10), quando se comemora o Dia do Comerciário. Operações de lazer e alimentação (associadas ao Sindicato de Bares e Restaurantes), farmácias e supermercado GBarbosa funcionarão das 12h às 21h. Já as lojas, quiosques, salões de beleza e barbearias estarão fechados. O Cinema, SAC, academia Alpha Fitness e o Centro Médico Bela Vista funcionarão em horários independentes que poderão ser consultados nos respectivos sites.

 18. Operações de lazer, alimentação (associados ao Sindicato de Bares de Restaurantes), farmácias e supermercado GBarbosa: das 12h às 21h. Lojas e quiosques, salões de beleza e barbearias: fechados 
Cinépolis: consulte programação no site www.cinepolis.com.br 
SAC: consulte o horário no site www.sac.ba.gov.br 
Alpha Fitness: consulte o horário no site www.redealphafitness.com.br
Centro Médico Bela Vista: consulte o horário no site www.centromedicobelavista.com.br

19. Por enquanto nada de novo na pré-campanha Jaques Wagner a governador da Bahia, em 2022, no encontro realizado pelo PT neste sábado, com apenas petistas e o governador, principal aliado no exterior. Deu uma cutucada em ACM Nerto e recebe uma resposta à altura. 

20. A curiosidade do dia foi o vice-governador João Leão (PP) também anunciar que vai para o exterior e passou o governo ao presidente da Assembleia, deputado Adolfo Viana. Leão deseja ser o candidato a governador da base aliada de Rui e deixou claro que não deseja mais ser governador interino.