Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

AULAS PRESENCIAIS NA REDE ESTADUAL ENSINO VOLTAM DIA 18; APLB CONTRA

Nova queda de pacientes infectados pela Covid no estado da Bahia, agora com apenas 2.271
12/10/2021 às 18:48
  . Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 95 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 306 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (12), também registra 8 óbitos. Dos 1.237.873 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.208.669 já são considerados recuperados, 2.271 encontram-se ativos e 26.933 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.555.634 casos descartados e 240.559 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 52.127 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.332.364 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81,15% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4.  taxa de transmissão (Rt) do Sars-CoV2 no Brasil é a menor registrada desde abril do ano passado, quando começou a ser aferida, de acordo com levantamento do Imperial College de Londres. O índice de 0,60, anunciado nesta terça, 12, indica que cem pessoas contaminadas transmitem a doença para outras sessenta e reverte a tendência de alta observada há duas semanas, quando chegou a 1,04.

5. De acordo com a margem de erro calculada pela universidade britânica, a taxa brasileira atual pode variar de 0,24 a 0,79. Quando está abaixo de 1 a taxa indica que a propagação do vírus está em declínio. O oposto ocorre quando ela está acima de 1, indicando aumento. A Rt é considerada uma das principais referências da evolução da pandemia de covid-19.

6. Anuncia-se para o próximo dia 19 o relatório da CPI da Covid no Senado.

7. É impressionante o poder do senador David Alcolumbre presidente da CCJ do Senado em não convocar o advogado André Mendonça para ser sabatinado a uma vaga no STF. Os processos estão se acumulando no STF e vai ficando por isso mesmo. 

8. Nesta quarta-feira (13), às 8h30, no Colégio Estadual Pinto de Aguiar, em Mussurunga, o governador Rui Costa assina ordem de serviço para reforma, ampliação, modernização e construção de 24 escolas em Salvador. Com investimento de quase R$ 100 milhões do Governo do Estado, os estudantes baianos terão mais acesso à educação de qualidade em unidades de ensino modernas, amplas e confortáveis.

9. Entre as obras estão a construção de uma unidade de tempo integral em Paripe e outra em São Cristóvão e de um novo complexo poliesportivo em Brotas. A assinatura contempla ainda a modernização de quadras poliesportivas e unidades escolares. Todos os serviços têm entrega prevista até 2022.

10. A estratégia de Rui está clara no plano político: lança as escolas agora a inaugura no ano eleitoral de 2022.

11. Acompanhada da Comissão Intersetorial composta de pais de alunos, representantes do Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Profissionais em Educação (Asprolf) e profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, deu sequência a vistoria das unidades escolares na manhã desta segunda-feira (11). Desta vez foram contempladas as escolas do bairro de Areia Branca.

12. A iniciativa tem como objetivo verificar a execução das estratégias de segurança, dentro das normas sanitárias vigentes estabelecidas por órgãos reguladores, para diminuir os riscos de disseminação do coronavírus entre alunos e funcionários no retorno às aulas semipresenciais. 

13. "Nós estamos indo de escola em escola para garantir a segurança neste retorno dos alunos. Os profissionais estão se empenhando com muito carinho e estamos direcionando os pequenos reparos que precisam ser feitos  e que devem ser concluídos até o retorno previsto para dia 25. A data deve ser confirmada ainda esta semana. Inicialmente as aulas serão em esquema semipresencial", disse Moema. 

14. A vistoria iniciou na Escola Municipal Amauri Siqueira Montalvão e na sequência foram verificadas as escolas Centro Educacional Integrado de Areia Branca, Capiarara, Edvaldo Boaventura e Escola Esfinge, sendo concluída na Escola Municipal Capitulino dos Santos. Em todas as unidades a Semed instalou totens com álcool em gel, pias para lavagem das mãos na entrada das escolas, demarcação para distanciamento no chão e nas carteiras, aferição de temperatura e painéis com mensagens de orientação para prevenção da Covid-19.

15. O presidente da Asprolf, Valdir Silva, avaliou a iniciativa como positiva. "Essa medida é fruto da discussão democrática para que possamos voltar às aulas com segurança. Diferente de alguns municípios que impuseram de cima para baixo, aqui em Lauro de Freitas  mais uma vez foi respeitado o processo democrático para avaliação em conjunto com a categoria, governo e sociedade civil para verificar se há segurança neste retorno às aulas", afirmou. 

16. Entre os 43 cursos com inscrições abertas até 19 de outubro, pelo Programa Educar para Trabalhar, do Governo do Estado, nove são voltados para a área de Gestão e Negócios e que oferecem grandes oportunidades de inserção no mundo do trabalho. São eles: Almoxarife; Assistente Administrativo: Assistente de Contabilidade; Assistente de Logística; Assistente de Recursos Humanos; Assistente Financeiro; Controlador e Programador de Produção; Inspetor de Qualidade; e Representante Comercial.

17. As inscrições devem ser feitas pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio ou da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e egressos dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino que tenham concluído os estudos no período de 2016 a 2020.

18. O objetivo do Educar para Trabalhar é promover a qualificação profissional dos estudantes e egressos da rede estadual de ensino, oferendo oportunidades de aprendizagens e maiores condições de inserção no mundo do trabalho, conforme as demandas dos setores produtivos dos Territórios de Identidade da Bahia.

19. Os cursos terão duração média de três a cinco meses e serão ministrados em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com direito à certificação.

20. Durante o ano de 2021, o Educar para Trabalhar ofertou 200 mil vagas. Nesta nova etapa, cujas ofertas são para 151.179 vagas, além de Gestão e Negócios, envolve mais nove eixos tecnológicos na modalidade Educação à Distância (EAD), de Formação Inicial e Continuada (FIC). A lista de eixos e cursos ofertados estão disponíveis no Portal da Educação e nas redes sociais da Educação Bahia.

21. No dia 20 de outubro será realizado o sorteio eletrônico e as matrículas ocorrerão de 24 de outubro a 7 de novembro. As aulas serão iniciadas no dia 8 de novembro para a primeira entrada e no dia 7 de fevereiro de 2022 para a segunda entrada.