Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL ATINGE MARCA DE 600.000 MORTES PELA COVID E DESGASTA BOLSONARO

Na politica, o carimbo são fatais para uma personalidade qualquer

08/10/2021 às 18:38
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 705 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,06%) e 552 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (8) também registra 8 óbitos. Dos 1.237.095 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.207.493 já são considerados recuperados, 2.693 encontram-se ativos e 26.909 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.552.275 casos descartados e 240.625 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.108 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

3. Com 10.286.290 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 80,78% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. O Brasil atingiu a triste marca de mais de 600 mil mortos pela covid-19 nesta sexta-feira, 8, informou o consórcio de veículos de imprensa. Ao todo, já são 600.077 vítimas fatais desde o início da pandemia no País. Ainda de acordo com dados do consórcio de imprensa, o Brasil totaliza 21.893.752 casos de coronavírus.

5. Na próxima quarta-feira (13), os 417 municípios da Bahia vão receber mais uma remessa de imunizantes da Pfizer contra a Covid-19. Seguindo determinação do Ministério da Saúde, que reduziu o intervalo entre a primeira e a segunda dose do imunizante em todo país, em meados de setembro, a vacina passou a ser ministrada com o intervalo de 8 semanas e não mais com o aprazamento anterior, de 12 semanas.

6. Com a mudança, é necessário estar atento quanto a antecipação do retorno aos postos de saúde para a conclusão do esquema vacinal. “É preciso destacar que essa mudança é válida somente para os que tinham o aprazamento de 12 semanas, e já tem cerca de 3 semanas que esse intervalo foi reduzido. Por exemplo, quem estiver com prazo de retorno até 10 de novembro, já pode procurar seus municípios a partir de agora para tomar a segunda dose”, destacou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Vânia Rebouças.

7. O Governo da Bahia disponibiliza, neste domingo (10), novo crédito do Programa Bolsa Presença, que destina R$ 150,00, por mês, para as famílias dos estudantes da rede estadual de ensino, cadastradas no CadÚnico e em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Esta é a sexta parcela do programa, que foi ampliado até o mês de dezembro. Com a iniciativa, 421.308 famílias e um total de 528.213 estudantes serão beneficiados e os recursos disponibilizados pelo governo do Estado chegam a R$ 469 milhões.

8. O programa tem o objetivo de estimular a permanência, no processo de aprendizagem escolar, dos estudantes da rede estadual, considerando as especificidades da educação contextualizada e inclusiva. A adesão ao programa será realizada pelo aluno, se maior de idade, ou por seu responsável legal, mediante o preenchimento e assinatura de Termo de Compromisso na unidade escolar.

9. O governo do Estado ampliou a vigência e a concessão do Programa Bolsa Presença, com a implantação da segunda etapa, de acordo com a portaria nº 1522/2021 publicada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) , no dia 30 de setembro, no Diário Oficial. A portaria estabelece que a  segunda edição do Programa Bolsa Presença terá a duração de três meses, com início em outubro e término em dezembro de 2021. O Bolsa Presença faz parte do Programa Estado Solidário e foi instituído pela Lei nº 14.310, de 24 de março de 2021.

10. municipais estará suspenso na segunda (11), retomando as atividades normais na quarta-feira (13). No entanto, a Prefeitura mantém em funcionamento os serviços essenciais em Salvador, garantindo a fiscalização do cumprimento dos protocolos de enfrentamento à Covid-19, o patrulhamento preventivo e o atendimento nas áreas da saúde, limpeza urbana, transporte público, salvamento aquático e Defesa Civil, dentre outros. Confira:

11. Transalvador – Os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. Equipes da autarquia estarão monitorando os locais de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a Rodoviária, o Ferry Boat, a Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela).

12. O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também estará monitorando o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período.

13. O setor de defesa de notificações não funcionará nos dias 11 e 12 para o atendimento ao público. As notificações com previsão de vencimento nesses dias serão prorrogadas para o próximo dia útil, na quarta-feira (13). Caso o cidadão queira fazer abertura dos serviços de defesa, apresentação de condutor ou recurso Jari nos dias em que o expediente presencial estiver suspenso, poderá utilizar o serviço on-line, no site www.transalvador.salvador.ba.gov.br.

14. No feriado, todo o atendimento presencial na sede e pátios do órgão de trânsito estará suspenso. O cidadão pode entrar em contato com a autarquia pelo Fala Salvador, número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão.

15. Promoção Social – As Unidades de Acolhimento Institucional funcionam normalmente todos os dias, 24h. Os restaurantes populares não funcionarão na segunda-feira (11). Já os Cras e Creas voltam a funcionar na quarta-feira (13).

16. Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente em regime de plantão 24h. No feriado de 12 de outubro, equipes estarão de prontidão para atender as solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

17. Sedur – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização nos estabelecimentos comerciais e nos eventos em Salvador, com o objetivo de verificar o cumprimento dos protocolos de enfrentamento à Covid-19. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. Na segunda-feira (11) e terça-feira (12), o atendimento presencial está suspenso. As denúncias devem ser feitas através do Fala Salvador 156.

18. Guarda Civil Municipal – Um efetivo de 100 agentes da autarquia estará de plantão, atuando em serviços diversos, com rondas em parques, apoio às ações de fiscalização da Sedur, Transalvador e Semop, além de patrulhamento preventivo e reforçando a fiscalização na orla da Barra.

19. Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) vai funcionar com 32 postos armados, do Jardim de Alah a Ipitanga, mais quatro postos volantes e a equipe náutica.

20. Limpurb – Os serviços de limpeza e coleta promovidos através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) prosseguem normalmente na cidade nesse período.

21. Transporte – Na terça-feira (12) haverá uma operação especial da Secretaria de Mobilidade (Semob) com algumas linhas funcionando com a frota de dias úteis, além da frota reguladora.

22. Saúde – As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), gripários e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão durante 24 horas. As Unidades Básicas de Saúde retomam o atendimento a partir das 8h da próxima quarta-feira (13).

23. Feiras e mercados municipais – Na segunda-feira (11) o funcionamento será normal, das 6h às 18h. Na terça-feira (12), os mercados abrem das 7h às 14h e as feiras das 6h às 15h.