Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CAI PARA 2.502 NÚMERO INFECTADOS ATIVOS PELA COVID NA BAHIA; 5 ÓBITOS

A pandemia volta a ter número decrescente neste outubro
05/10/2021 às 18:35
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 353 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 451 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (5) também registra 5 óbitos. Dos 1.235.722 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.206.334 já são considerados recuperados, 2.502 encontram-se ativos e 26.886 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.548.463 casos descartados e 239.599 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 52.090 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.187.316 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 80% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                               *****
4. A capital baiana será palco de mais uma edição do Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças, que acontece a partir desta quinta-feira (7) até sábado (9), sempre às 9h, no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. Primeiro evento presencial organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) desde o início da pandemia do coronavírus, o evento buscará fomentar debates sobre as agendas fiscais e tributárias das cidades, a partir da troca de experiência entre grandes especialistas na área.

5. Com mais de 30 palestrantes, o encontro contará com oito mesas temáticas e duas palestras magnas, além de mais de 20 apresentações para fortalecer discussões da agenda fiscal e tributária e promover, durante as conferências, os principais temas da pauta econômica de âmbito nacional, mas focada nos municípios.

6. Serão discutidos temas como o financiamento do transporte coletivo urbano, reforma tributária, financiamento para a educação e saneamento básico, entre outros. Já confirmaram a presença no evento 50 secretários municipais da área, oriundos de 16 estados da Federação.

7. Criado em 2015, o Fórum Nacional de Secretários de Fazenda e Finanças tem como objetivo o compartilhamento de experiências e o aprimoramento da gestão financeira e tributária dos municípios. A secretária de Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, é a atual presidente do Fórum.

8. A Prefeitura de Salvador inicia, nesta quarta-feira (6), a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é buscar a população de adolescentes entre 12 a 17 anos que ainda não iniciaram o ciclo vacinal.

9. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde (SMS) e Educação (Smed), ao todo, 319 escolas municipais serão contempladas na capital baiana de forma escalonada, a partir de amanhã (6). Nesses locais foram detectados adolescentes que ainda não se vacinaram com a primeira dose. Para ter acesso ao imunizante é necessário ter o nome na lista da SMS.

10. A oferta da primeira dose está suspensa, nesta quarta-feira (6), para pessoas com 18 anos ou mais; para gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, além dos jovens de 12 a 17 anos com e sem comorbidades ou deficiência.

11. A aplicação da 2ª dose da Oxford, Pfizer e CoronaVac segue normalmente o fluxo. Os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pacientes em hemodiálise com nome na lista da SMS também seguem com acesso a 3ª dose normalmente nesta quarta-feira (4).

12. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.  

13. Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.

14. Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na Ouvidoria devem fazê-lo através do site www. saude. salvador. ba. gov. br/ fale-com-a-ouvidoria/. É necessário informar nome completo, CPF, data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose, nome da vacina, local em que tomou a primeira e telefone de contato. 

15. Só lembrando: deu em que as manifestações do último dia 2 de outubro contra Bolsonaro? Gastaram a motadela à toa.

16. Prevista para ocorrer nesta quarta-feira (6), a reabertura ao público do Plano Inclinado Liberdade – Calçada precisou ser adiada para a próxima sexta-feira (8). O motivo foi um atraso na chegada dos novos cabos de sustentação do bonde, que foram trazidos do Rio de Janeiro. A troca já foi iniciada nesta terça-feira (5), e após a substituição, o equipamento passará por testes de segurança antes de ser novamente aberto ao público.

17. O equipamento está fechado desde a última quarta-feira (29), quando um dos cinco cabos de sustentação da cabine se partiu durante a operação. Apesar do susto, a situação não trouxe riscos aos usuários, pois outros quatro cabos sustentavam o equipamento, além de uma trava de segurança ter sido acionada para evitar a movimentação do bonde.

18. Em Lauro de Freitas, a primeira dose da vacina que protege contra a Covid-19 será aplicada, nesta quarta-feira (06), em adolescentes com 12 anos de idade, que se cadastraram previamente no site oficial da Prefeitura. O município também aplicará a dose de reforço para pessoas maiores de 80 anos e 2ª dose da Pfizer para pessoas com aprazamento marcado para até dia 12 de outubro.

19. Para todos os públicos, a aplicação das doses será das 8h às 12h, nos drives e pontos de vacinação do Ginásio de Esportes do Aracuí (Centro), Terminal Rodoviário em Portão, Colégio Municipal Dois de Julho (Itinga) e Associação de Moradores de Areia Branca.

20. Para quem vai receber a primeira dose é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS, comprovante de residência e estar acompanhado de um responsável. Já para aqueles que vão tomar a segunda dose, basta apresentar documento com foto e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose, assim como para os idosos que tomarão a dose de reforço.

21. De acordo com o último vacinômetro, emitido nesta segunda-feira (04) pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), o município já aplicou a primeira dose em mais de 145 mil pessoas com idade acima de 18 anos, o que equivale a 96,2% deste público. Exatas 85.844 já receberam as duas doses ou dose única que completa a imunização. E quase 8 mil adolescentes menores de 17 anos já estão vacinados com a primeira dose.

22. Após esta etapa, é preciso aguardar o contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da Ouvidoria da Saúde, devem aguardar a comunicação para o agendamento.