Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRAIAS LOTADAS NA CAPITAL MOSTRAM QUE BAIANOS PERDERAM MEDO DA COVID

Número de infectados ativos na Bahia inda é de 2.667 no estado, mas, a bainada parece que perdeu o medo da Covid
03/10/2021 às 19:24
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 327 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de 
+0,03%) e 252 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico deste domingo (3) também registra 3 óbitos. Dos 1.235.139 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.205.599 já são considerados recuperados, 2.667 encontram-se ativos e 26.873 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.546.676 casos descartados e 239.045 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.073 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.116.070 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 79,4% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                                   *****
4. Nesta segunda-feira (04), pessoas maiores de 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 terão uma nova oportunidade para receber a proteção. A prefeitura montou esquema especial com quatro locais de vacinação que também atenderão pessoas com aprazamento da segunda dose da Coronavac marcado para amanhã.

5. Os componentes destes grupos podem se dirigir aos drive-thrus do Terminal Rodoviário de Portão, Colégio Dois de Julho (Itinga), Ginásio de Esportes do Aracuí (Centro) ou Associação de Moradores de Areia Branca, das 8h às 12h.

6. Para quem vai receber a primeira dose é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão SUS e comprovante de residência. Pessoas com quadros febris ou gripais devem esperar recuperação total para tomar a vacina.

7. Para aqueles que irão tomar a segunda dose basta apresentar documento com foto e o cartão de vacinação com a data de registro da primeira dose.

8. Lauro de Freitas já alcançou mais de 84 mil pessoas com as duas doses ou dose única das vacinas disponíveis contra a Covid-19. Esse número equivale a marca de 56% do público-alvo (acima de 18 anos).
                                          ******
9. Estão abertas, até o dia 23 de outubro de 2021, as inscrições para a Chamada Pública que irá selecionar propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSC), representativas de comunidades Quilombolas e Povos de Terreiro, para a implantação de 60 Unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

10. O edital conta com investimentos da ordem de R$ 1,3 milhão, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável de povos de terreiro e comunidades tradicionais dos Territórios de Identidade Metropolitano Salvador, Recôncavo e Baixo Sul. O edital está disponível no site da CAR no link https://bit.ly/3B0WFHn.

11. As propostas devem ser formalizadas até o dia 23 de outubro, sendo protocoladas, presencialmente, no endereço: Avenida Luís Viana Filho, 2ª Avenida, nº 250, Centro Administrativo da Bahia (CAB), CEP: 41.745.003, Salvador/Bahia (das 8h30 às 17h30), ou enviadas pelos Correios, por meio de SEDEX ou Carta Registrada, com Aviso de Recebimento (AR), desde que postadas até o dia 17 de outubro.

12. A Associação Baiana de Otorrinolaringologia (ABAO) vai retomar o ciclo de eventos presenciais. Para marcar este recomeço, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, estão abertas as inscrições para os médicos otorrinolaringologistas que desejam se atualizar em próteses auditivas implantáveis. O evento, restrito à categoria e com vagas limitadas, será realizado no próximo dia 4 de outubro, no auditório do Coco Bambu, a partir das 19 horas, na Pituba.

13. O evento, que tem como anfitrião o médico e presidente da ABAO, Marcos Juncal, terá como convidado especial o professor e chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Rogério Hamerschmidt. A moderação ficará a cargo do professor associado e doutor da disciplina de Otorrinolaringologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Édson Bastos, e do chefe de Serviço de Otorrinolaringologia da UFBA, Álvaro Muiños.

14. Além da atualização na área, os convidados também vão poder conferir uma cirurgia ao vivo de implante auditivo – essa última no Hospital Santa Izabel, no turno da tarde. Aos interessados, para se inscrever e obter mais informações, basta enviar um e-mail para cmcfespecialidadesmedicas@gmail.com.

15. Estudantes negros da rede pública vão ter a oportunidade de participar gratuitamente de uma oficina de Técnicas Básicas de Teatro. Serão contemplados com a oficina 12 adolescentes que já vão iniciar as aulas na próxima segunda-feira (4). O projeto teatral foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e será executado pela Avatar Studio de Artes.

16. As aulas vão ocorrer até o dia 15 de dezembro, às segundas e quartas-feiras, sempre das 14h às 16h, na sede da Avatar Studio de Artes, em Nazaré. Dentre os conteúdos previstos para essa imersão no mundo teatral estão dinâmicas de grupo, improvisação, expressão vocal e corporal e criação de personagem.

17. A oficina será ministrada pelo afroempreendedor, arte-educador e diretor da Avatar Studio de Artes, Sérgio Mício. O profissional atua há mais de 20 anos no universo do teatro, sempre com a vertente do empoderamento de jovens negros.

18. Mício explicou que a atividade vai trabalhar nos jovens a representatividade e o empoderamento preto, e pretende colaborar na inserção da negritude no teatro baiano. “O objetivo não é que todos se tornem atores e atrizes, mas sim que se tornem cidadãos melhores, pessoas com mais autoconhecimento e consciência de si mesmos. Se, a partir daí, surgirem talentos que queiram abraçar o teatro, estamos aqui para abrir as portas para eles”, afirmou.

19. Quando sairá o resultado dos prováveis ganhadores da Lei Adir Blanc da Secretaria de Cultura do Estado. Inicialmente era pra maio e já estamos em outubro.

20. Para reiterar a importância e os direitos da população da terceira idade, nesta sexta-feira (1º) é celebrado o Dia Nacional da Pessoa Idosa e a data foi escolhida pela Polícia Civil da Bahia para concluir a Operação Raízes, que arrecadou 2.186 fraldas geriátricas em Salvador e na Região Metropolitana, além de alimentos, cobertores e produtos de higiene pessoal.

21. O material foi doado para os lares de acolhimento Três Corações e Bom Jesus, localizados no Subúrbio Ferroviário. A ação foi deflagrada no dia 16 de setembro, por meio da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), com o objetivo de coibir a violência contra os idosos e conscientizar a população sobre o problema.

22. Equipes dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento Médico da Polícia Civil (Demep) participaram da operação.