Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB CONTRARIA RUI E MOSTRA QUE PANDEMIA TEVE QUEDA INFECTADOS: 2.610

Informações do Boletim da SESAB
28/09/2021 às 19:32
  .Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 150 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 257 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (27) também registra 6 óbitos. Dos 1.232.135 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.202.683 já são considerados recuperados, 2.610 encontram-se ativos e 26.842 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.537.318 casos descartados e 236.512 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 52.039 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 9.869.889 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 77,52% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. Para intensificar as medidas de controle da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) de Lauro de Freitas intensifica, esta semana, a barreira sanitária para diagnosticar a Covid-19 no município. Os testes rápidos estarão disponíveis desta terça (28) até quinta-feira (30), nas 16 Unidades de Saúde da Família, das 8h às 16h.

5. Com apenas uma gota de sangue em até 15 minutos o diagnóstico para a doença é efetuado. Antes da testagem, as pessoas que procurarem os postos, terão a temperatura aferida e sintomas da Covid-19 verificados. Os casos positivos serão encaminhados para avaliação médica realizada no próprio local.

6. Com seus cabelos brancos e sorrisos largos, dona Rita Souza, de 90 anos, foi até o drive de vacinação do Ginásio de Esportes do Aracuí, em Lauro de Freitas, na manhã desta segunda-feira (27). Ela foi acompanhada da neta Tuane Rebouças, para tomar a dose de reforço contra a Covid-19, que confere maior proteção contra a doença. 

7. “Tenho seis meses certinho da segunda dose. Se tiver dez doses eu venho tomar. O importante é estar protegida”, afirmou a dona Rita.

8. Além dos idosos com 75 anos ou mais, que tomaram a 2ª dose há 6 meses, grávidas e puérperas também puderam tomar a primeira dose da vacina nesta segunda-feira. A aplicação das doses aconteceu em dois locais de vacinação – Ginásio de Esportes do Aracuí e Colégio Municipal Dois de Julho, na Itinga, das 8h às 12h.

9. “Nós sabemos que somos mais vulneráveis a Covid-19, por isso temos que tomar todos os cuidados e se é preciso tomar essa dose de reforço, estamos aqui para se proteger ainda mais”, disse seu Danilo Toaldo, de 90 anos.

10. Vice-governador e secretário do planejamento da Bahia, João Leão será recebido no estúdio da Cidade Aratu, nesta terça-feira (28), a partir de 11h, para atualizar os espectadores sobre as iniciativas mais recentes e obras de grande porte realizadas pelo Governo do Estado. No mesmo dia, a equipe de jornalismo vai à Teixeira de Freitas acompanhar a visita do presidente Jair Bolsonaro, local escolhido por ele para celebrar os mil dias de governo, onde faz a entrega  de 10km de asfalto na região.

11. De volta para o estúdio, João Leão será sabatinado sobre as prospecções do governo para geração de emprego e renda, investimentos em energia renovável, evolução de obras como as pontes salvador - Itaparica e Barra – Xique-Xique, e apostas no agronegócio com potencial da Bahia para produção de uvas e expansão da mineração a partir da construção da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) no sul do estado, entre outros assuntos.

12. O ministro da Cidadania, João Roma, afirmou nesta segunda-feira (27) que o governo federal não deixará de assistir àqueles brasileiros que mais precisam, ao participar, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, do evento de lançamento do Crédito Caixa Tem. 

13. Roma destacou números do Auxílio Emergencial, que representa uma ferramenta fundamental para garantir a sobrevivência de milhões de brasileiros, muitos deles que sequer participavam de algum programa do governo.

14. “O Brasil não deixará de assistir àqueles que estão em situação de dificuldade. É desta forma que, seguindo na linha da responsabilidade e acima de tudo com a sensibilidade demonstrada pelo presidente Bolsonaro àqueles que mais precisam, que cada vez mais estaremos fortes no rumo de trazer o direito à cidadania plena a cada brasileiro”, disse Roma.

15. O ministro destacou que, nestes 1.000 dias de governo, celebrados hoje, dentre muitas entregas e realizações, uma delas pode ser ressaltada. “Uma que pode não aparecer uma obra de pedra e cal, mas que é muito mais tangível do que as pessoas podem imaginar, que é a atenção do governo aos mais necessitados. Em tempo recorde, o governo conseguiu executar o Auxílio Emergencial, que abrangeu mais da metade da população brasileira, pessoas que se valeram do benefício para atenuar seu sofrimento e seguir firme com o mínimo de dignidade para suas famílias”, frisou.

16. A força-tarefa da Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), realizou 1.522 vistorias em 60 bairros da cidade no fim de semana (dias 24 e 26), que resultaram em dez interdições e 47 notificações. As ações foram realizadas com o objetivo de garantir o cumprimento dos protocolos de funcionamento dos estabelecimentos durante a fase verde.

17. Foram interditados sete bares situados nos bairros da Pituba, Engenho Velho de Brotas e Periperi, uma loja de autopeças em Pirajá, um depósito de bebidas em Mussurunga e um estacionamento no Comércio. Durante as fiscalizações, com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, os agentes dispersaram oito aglomerações na Boca do Rio, Cabula VI, Fazenda Grande do Retiro, Pirajá, Fazenda Grande 2 e 3, Doron e em Periperi. Os principais motivos para as notificações e interdições foram a presença de pessoas em pé sem o uso de máscara nos ambientes e a realização de atividades sonoras sem a autorização da Sedur.

18. Além da força-tarefa, a Operação Sílere, integrada às polícias Militar e Civil e à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), realizou 302 vistorias em 140 bairros. Ao todo, 23 equipamentos de som foram apreendidos em São Marcos, Cabula, Periperi, Sussuarana, Dom Avelar, Cabula VI, Pau Miúdo, Cidade Nova, Doron e Calçada. Os bairros mais denunciados no final de semana foram Barra, Periperi, Pernambués e Pituba.

19. Porto da Barra – Devido ao mau tempo, a GCM não registrou aglomerações no Porto da Barra e também não precisou controlar o acesso de banhistas ao local. No fim de semana, além de atuar no patrulhamento preventivo e na fiscalização e ordenamento dos estabelecimentos em parceria com outros órgãos, a GCM prestou apoio à Transalvador nas blitze da Lei Seca.  Não foram registradas situações de desrespeito às orientações ou conduções até a delegacia.

20. Fase verde – Desde o início da fase verde, no dia 9 de julho deste ano, a Sedur realizou 42.687 vistorias, emitiu 722 notificações, fez 92 interdições e dispersou 91 aglomerações. A recomendação é de que as pessoas continuem a respeitar os protocolos de segurança, com o uso de máscaras, distanciamento social, higienização das mesas em bares e restaurantes, e que evitem participar de festas não-licenciadas.