Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

INFECTADOS PELA COVID NA BAHIA TEM NOVA QUEDA E ATINGE MARCA 2.836

O governo da Bahia com excelente arrecadação do ICMS, em 2021, e há 6 anos sem dar reajuste aos sevidores. É isso. Depois vão pra televisão falar em democracia e igualdades sociais.
31/08/2021 às 15:54
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 624 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 732 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (31) também registra 21 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. 

2. Dos 1.220.792 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.191.469 já são considerados recuperados, 2.836 encontram-se ativos e 26.487 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.499.637 casos descartados e 230.740 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 51.855 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Com 8.852.856 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 79,8% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                               *****
5. O SINDOMÉSTICO/Ba está mobilizando a categoria e a sociedade civil para um Ato de Protesto contra a violência sofrida pela trabalhadora doméstica Raiana Silva, 25 anos, que sofreu violência doméstica  e cárcere privado. O Ato será amanhã, no dia 01⁰ de setembro, às  9h. Endereço do ato: Na frente do Condomínio Vila Anaiti. Rua João José Rescala, 326. Bairro- Imbuí, atrás do Extra Paralela.

6. A Prefeitura realiza mutirão, nesta quarta-feira (1º), para aplicação da terceira dose de reforço da vacina contra Covid-19 nos idosos com 80 anos ou mais que completam seis meses do recebimento da segunda dose até o dia 4 de setembro. Antes de se dirigirem aos postos, é necessário verificar se o nome está na lista disponível no site da SMS, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

7. Para este público também está disponível o serviço Vacina Express, no site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br, para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção. Não é necessário realizar um novo cadastro no sistema – a equipe retornará automaticamente para quem já teve acesso ao serviço.

8. A segunda dose da Oxford, Pfizer e CoronaVac também estará disponível nos postos específicos para cada imunizante, devendo o cidadão estar atento à data de retorno indicado no cartão de vacinação ou no site da SMS. Já a aplicação da primeira dose estará suspensa para todos os públicos, incluindo o serviço nas Prefeituras-Bairro. 

9. O presidente da ACI, Mauro Ribeiro, esteve reunido nesta segunda-feira, 30, com o presidente da FICC, Aldo Rebouças, o presidente da Câmara de Vereadores, Erásmo Ávila, o Diretor da SICER, Othon Dantas e o vice-presidente da ACI, Franklin Bastos, discutindo o retorno seguro das atividades noturnas em Itabuna. A mesma pauta foi abordada com a secretária de saúde, Lívia Mendes, nesta terça-feira, 31.

10. Com o avanço da vacinação e a redução dos índices da Covid-19 no município, a Associação provocou o diálogo em conjunto com os agentes públicos em busca de um posicionamento das autoridades quanto ao retorno dos eventos. “Estamos discutindo o retorno dos eventos para quem já tiver tomado a vacina. É uma forma de pensar e organizar a melhor estratégia para a retomada do segmento que gera emprego e renda na cidade”, destacou Mauro.

11. Para o retorno das festas de bilheteria é importante a vacinação de toda a população, inclusive dos jovens. Segundo Franklin, também empresário no setor de eventos, a proposta inicial, com a liberação de recepções de casamentos, aniversários, confraternizações e de eventos testes, a exemplo de shows para quem já tomou a vacina, vai permitir uma retomada tão esperada pela classe que mais sofreu com a pandemia. 

12. Devido as inconsistências nos valores dos tickets alimentação, horas extras, feriados e adicional noturno dos operadores do setor da manutenção da extinta CSN (REDA), os trabalhadores da empresa realizarão uma assembleia até às 08h desta quarta-feira, 01/09/21, para debater o assunto.

13. A decisão vem após um protesto na manhã desta terça-feira (31/08) em que os trabalhadores das duas unidades da extinta CSN (São Cristóvão e Iguatemi) fizeram para cobrar os seus direitos retroativos que deverão ser pagos pelo REDA.

14. A retomada da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Lauro de Freitas voltou a ser tema de uma reunião pública realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa). Desta vez, a executora da obra realizou um encontro no Centro Educacional Municipal Fênix, no Centro, na manhã desta terça-feira (31), para tratar sobre o resgate da Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO).

15. Composta por representantes da sociedade civil, gestão municipal e equipes da Embasa, a CAO atende aos princípios da Lei federal de Saneamento Básico nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007, como instrumento de controle social na ampliação ou implantação de sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário ou barragem. A comissão tem por finalidade garantir a participação e representatividade do público no acompanhamento da obra.

16. Luís Eduardo Maia, presidente da CAO desde o início das atividades, em 2016, destacou a importância da participação popular na obra e do projeto social, de contribuir para o processo de socialização das informações, assim como discutir e avaliar as questões ambientais locais, sugerir encaminhamentos e realizar o acompanhamento dos serviços.

17. O governo da Bahia com excelente arrecadação do ICMS, em 2021, e há 6 anos sem dar reajuste aos sevidores. É isso. Depois vão pra televisão falar em democracia e igualdades sociais.

18.  Em novo decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), nesta terça-feira (31), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas autoriza funcionamento diário de estabelecimentos do segmento de bares e restaurantes até as 3h da manhã e reforça a permissão para a abertura de lojas de varejos de ruas aos domingos, das 7h às 19h.

19. O município está na fase três da flexibilização de atividades econômicas e, a partir de agora, permite a realização de eventos e atividades com a presença de público superior a 500 pessoas, ou 60% do espaço de sua realização, prévia e devidamente autorizados.

20. O documento permite que academias e clubes sociais/recreativos disponibilizem empréstimo ou compartilhamento de equipamentos utilizados nas piscinas, a exemplo de pranchas, macarrão, pullbuoy e afins, desde que se garanta a higienização dos mesmos antes e após a utilização. Nesses locais também está autorizado a utilização de vestiários, garantida a utilização alternada de cada chuveiro, lavatório, mictório, entre outros, inclusive com o isolamento dos equipamentos não utilizáveis.

21. Para o funcionamento da rede privada de ensino, a determinação é manter espaçamento entre alunos, em todas as direções, a distância de 1,0 (um metro), além de manter todas as demais regras e medidas de proteção e prevenção à Covid-19.

21. Permanece suspensa a realização de shows, festas públicas ou privadas, assim como as festas do tipo paredão, independentemente do número de participantes. Mais informações acerca da determinação estão disponíveis no site da gestão municipal. Basta acessar www.laurodefreitas.ba.gov.br