Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID NA BAHIA TEM MENOR NÚMERO DE INFECTADOS: 2.965

A CCR Metrô Bahia está com seleção aberta para 5 vagas em diversas áreas como Manutenção, Administrativo e Projetos
30/08/2021 às 11:36
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 341 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 494 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (30) também registra 23 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje.

2. Dos 1.220.168 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.190.737 já são considerados recuperados, 2.965 encontram-se ativos e 26.466 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.498.025 casos descartados e 230.264 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 51.850 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

4. Com 8.761.912 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 79% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                            *****
5. A Prefeitura interditou quatro estabelecimentos comerciais entre a última sexta-feira (27) e o domingo (29), por desrespeitarem as medidas de enfrentamento à Covid-19 em Salvador. As ocorrências envolveram um bar em Ondina, um depósito de bebidas no Retiro e duas casas de eventos, uma na Boa Vista do Lobato e outra no bairro de Sete de Abril. 

6. As medidas resultam da força-tarefa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) que, no mesmo período, realizou 1.437 vistorias em 60 bairros da capital baiana, nas quais foram emitidas 29 notificações.

7. Já a Operação Sílere, realizada de forma integrada envolvendo a Sedur e as polícias Militar e Civil, com apoio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), recebeu 760 denúncias de poluição sonora, que motivaram 252 vistorias. Foram apreendidos equipamentos de som em 24 bairros. Barra, Pernambués, Pituba e Imbuí foram as localidades mais denunciadas.

8. A Operação Feira do Rolo, que integra a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar, fez 12 apreensões de mercadorias de comércio irregular no último domingo (29), sendo cinco sacos com produtos diversos, uma mala contendo DVD’s, uma impressora danificada, duas colunas de louça para pia, um andador de bebê danificado, uma cadeira de bebê danificada e um banco pequeno de madeira.

9. A Semop e a GCM atuaram ainda neste fim de semana em operação conjunta no Porto da Barra para coibir o número excessivo de comerciantes informais. Não houve apreensão, apenas a organização dos comerciantes na área. Operações do mesmo tipo foram realizadas na Ilha de Bom Jesus dos Frades, em Itapuã e no Ogunjá, sempre com objetivo de ordenar o comércio informal e inibir irregularidades neste segmento.

10. Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29 de agosto), a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) realizou, na tarde desta segunda-feira (30), uma palestra sobre saúde e sexualidade entre mulheres. O evento, realizado no Centro de Referência LGBT Vida Bruno, reuniu os profissionais que atuam no local, de forma a prepará-los para elucidar dúvidas de mulheres que buscam por esclarecimentos por meio do serviço municipal.

11. Para a palestrante, a ginecologista e obstetra Jaqueline Neves, o papel dos profissionais de saúde é acolher o público e criar laços para que as mulheres possam ter liberdade nos atendimentos. Além disso, a médica ressaltou que ainda há muitos tabus que precisam ser quebrados tanto pelas mulheres quanto pelos profissionais de saúde, de modo a garantir um atendimento que considere as individualidades.

12. Na ocasião, foram abordados temas como doenças sexualmente transmissíveis e outras patologias que podem ser compartilhadas durante a relação, importância do acompanhamento ginecológico para homens trans e lésbicas e a importância da empatia nos variados atendimentos. 

13. “Devemos fomentar que todas sejam livres para escolher sua orientação. Os métodos para prevenção de doenças precisam melhorar, mas isso só vai acontecer com um posicionamento forte das mulheres frente a isso. Infelizmente o preservativo feminino é caro, difícil de colocar e de encontrar”, pontuou.

14. O Multicentro Carlos Gomes está arrecadando potes e frascos de vidro para o armazenamento do leite materno. Os materiais serão doados para o Banco de Leite Humano da Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, que durante a pandemia da Covid-19 vem enfrentando dificuldade de manter o estoque.

15. A campanha faz parte das celebrações do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. As doações dos frascos podem ser feitas até o dia 10 de setembro, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 17h, na sede da unidade, na Rua Carlos Gomes, 270, Dois de Julho.

16. “Os potes de vidro são fundamentais para que os bancos de leite possam armazenar adequadamente o leite materno. Durante a pandemia, houve uma queda significativa das doações de frascos. Essa campanha é uma forma de ajudarmos a manter o estoque normal nessas unidades”, explicou a coordenadora assistencial do Multicentro Carlos Gomes, Paula Souza.

17. Somente os frascos de vidro com a tampa plástica podem ser utilizados para o armazenamento do leite materno. Isso porque, antes de ser utilizado, o leite passa por um processo de pasteurização, em que é aquecido a 62,5º C por 30 minutos. Os recipientes de café solúvel ou potes no mesmo modelo são os mais indicados porque dão melhor condição de coleta e armazenamento do leite, devido à boca mais larga.

18. A CCR Metrô Bahia está com seleção aberta para 5 vagas em diversas áreas como Manutenção, Administrativo e Projetos. Algumas funções exigem ensino médio completo, outras ensino técnico ou ensino superior, a depender das atividades que serão elaboradas pelos contratados. Os detalhes sobre cada uma das vagas podem ser conferidos no site da companhia - www.ccrmetrobahia.com.br, acessando a aba Contato/Trabalhe Conosco e fazendo a busca pela região de Salvador.

19. A concessionária responsável pela operação e manutenção do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas tem ainda 54 vagas para contratações de aprendizes na área administrativa. O trabalho é em meio período e os contratados atuarão no acompanhamento e preenchimento de dados em planilhas e sistema, recebimento, entrega e arquivamento de documentos, além de atendimento e auxílio a clientes nos setores administrativos das estações e terminais, entre outras rotinas. 

20. Para participar da seleção, os candidatos e candidatas devem estar cursando ou ter finalizado o Ensino Médio. Características como dinamismo, pontualidade e proatividade são diferenciais. É necessário ainda ter conhecimento básico em Informática e Pacote Office e residir em Salvador ou Lauro Freitas.

21. As inscrições para as 10 vagas de emprego têm prazos específicos, que devem ser consultados no site. Já as vagas de Aprendiz Administrativo, tem inscrições abertas também pelo site da CCR Metrô Bahia até o dia 7 de setembro.