Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COMO ANTECIPOU O BJÁ, SALVADOR VACINA DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADES

Dos 1.214.690 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.184.906 já são considerados recuperados, 3.508 encontram-se ativos e 26.276 tiveram óbito confirmado.
22/08/2021 às 10:04
   1. A partir desta segunda-feira, 23, os adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que possuam algum tipo de comorbidade e/ou deficiência permanente podem se vacinar contra a Covid-19 em Salvador. Os interessados devem estar atentos aos horários que estão diferenciados de acordo com o ponto de vacinação.

2. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou dois esquemas para os adolescentes que estão com nome na lista da SMS e aqueles que não estão cadastrados no portal. A consulta do nome pode ser feita no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

3. Ainda nesta segunda acontecerá a repescagem da primeira dose para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos e para as gestantes e puérperas. Os demais grupos prioritários estão suspensos. Haverá também aplicação da segunda dose da Oxford, Pfizer e Coronavac. 

4. PRIMEIRA  DOSE 

ADOLESCENTES COM COMORBIDADES E/OU DEFICIÊNCIA PERMANENTE COM NOME CADASTRADO NO SITE DA SMS 

08h às 16h

Drive-thru: 5º Centro de Saúde (Barris). 

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris) e USF Plataforma. 

8h às 14h

*Ponto fixos: Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION) Bahia; APAE (Pituba); Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC); Associação de Amigos dos Autistas da Bahia (AMA). 

5. ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADE E/OU DEFICIÊNCIA PERMANENTE SEM CADASTRO NO SITE DA SMS

Caso o adolescente não possua o cadastro no site da SMS para estar habilitado a se vacinar, antes de deslocar ao ponto de imunização, é necessário levar obrigatoriamente relatórios ou exames médicos que comprovem a comorbidade e/ou deficiência permanente do adolescente, além de ser residente de Salvador. No local, haverá médico para realizar o cadastro no site da SMS, de acordo com as indicações do Plano Nacional de Imunização (PNI). 

8h às 14h 

6. Pontos fixos: Apae (Pituba); Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC); Associação de Amigos dos Autistas da Bahia (AMA). 

PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 18 ANOS - 8h às 16h

Drives-thru: Faculdade Universo (Avenida ACM), Arena Fonte Nova (Nazaré), Vila Militar (Dendezeiros), Universidade Federal da Bahia - Campus Ondina, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Unijorge (Paralela) e Universidade Católica de Salvador (Pituaçu). 

7. Pontos fixos: USF Santa Luzia, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), Unijorge (Paralela), USF Imbuí, USF Pirajá, USF Cajazeiras V e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros). 

8. GESTANTES E PUÉRPERAS

Obedecendo nova recomendação do Ministério da Saúde somente poderão buscar os pontos de imunização, as grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina.

9. Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem ter idade igual ou superior a 18 anos, estar com os nomes no site da SMS e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:

Gestantes: devem também apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. 

Puérperas: devem também apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica e Declaração de Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.

OBS: Está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas com os imunizantes Oxford/Astrazeneca e Janssen. 

11. PONTOS DE VACINAÇÃO PARA GESTANTES E PUÉRPERAS: 8h às 16h

Drives-thru: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e Universidade Católica do Salvador (Pituaçu).

Pontos fixos: Universidade Católica do Salvador (Pituaçu) e USF Vila Matos - Rio Vermelho (EXCLUSIVO).

2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h

12. As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 26 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: FBDC Cabula e Barradão (Canabrava). 

Pontos fixos: Barradão (Canabrava), USF Vista Alegre, USF Vila Nova de Pituaçu, USF Colinas de Periperi e UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras). 

13. 2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 23 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thru: Uninassau (Avenida Magalhães Neto). 

Pontos fixos: USF Curralinho e USF Tubarão.

2ª DOSE PFIZER – 8h às 16h

14. As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 26 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Shopping Bela Vista, Shopping da Bahia, Parque de Exposições (Paralela) e FBDC Brotas. 

15. Pontos fixos: FBDC Brotas, USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Cajazeiras X, USF Vale do Matatu, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), CSU Pernambués e USF Federação.

16. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 366 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 508 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico deste domingo (22) também registra 16 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. 

17. Dos 1.214.690 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.184.906 já são considerados recuperados, 3.508 encontram-se ativos e 26.276 tiveram óbito confirmado.

18. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.483.023 casos descartados e 230.561 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. 

19. Na Bahia, 51.733 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

20. Com 7.873.206 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 3.336.314 receberam também a segunda aplicação, e mais 253.516 vacinados com o imunizante de dose única, até as 16 horas deste domingo, a Bahia já vacinou 73,29% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.087.169) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única. 

21. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.