Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID SE ESTABILIZA NA BAHIA COM 3.567 CASOS ATIVOS

Dos 1.213.318 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.183.511 já são considerados recuperados, 3.567 encontram-se ativos e 26.240 tiveram óbito confirmado.
20/08/2021 às 12:40
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 715 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 802 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (20) também registra 14 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. 

2. Dos 1.213.318 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.183.511 já são considerados recuperados, 3.567 encontram-se ativos e 26.240 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.478.746 casos descartados e 231.703 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 51.705 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Com 7.796.321 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 3.280.176 receberam também a segunda aplicação, e mais 253.327 vacinados com o imunizante de dose única, até as 16 horas desta sexta-feira, a Bahia já vacinou 72,6% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.087.169) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única. 

5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                              *****
6. Além ordenar buscas contra o cantor Sérgio Reis e o deputado Otoni de Paula na manhã desta sexta-feira, 20, por suposta 'incitação à prática de atos violentos e ameaçadores contra a democracia', o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a restrição de nove pessoas de se aproximarem de um raio de um quilômetro da Praça dos Três Poderes, dos ministros do STF e dos senadores.

7. Entre os alvos da medida estão Sérgio Reis, o cantor Eduardo Oliveira Araújo, os empresários Turíbio Torres e Alexandre Urbano Raitz Petersen, o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como 'Zé Trovão', o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja Antonio Galvan, além de Wellington Macedo de Souza, que se apresenta como coordenador nacional da Marcha da Família, Juliano da Silva Martins e Bruno Henrique Semczeszm.

8. Ao menos três deles - Sérgio Reis, Eduardo Araújo e Turíbio Torres - estiveram em reuniões no Planalto semana passada.

9. Junto com Otoni de Paula, todos são alvos de inquérito solicitado pela Procuradoria-Geral da República por terem 'convocado a população, através de redes sociais, a praticar atos criminosos e violentos de protesto às vésperas do feriado de 7 de setembro, durante uma suposta manifestação e greve de 'caminhoneiros". O caso tomou os holofotes após circularem vídeo e áudio, atribuídos Sérgio Reis, convocando uma paralisação nacional dos caminhoneiros contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e em defesa do voto impresso. Lideranças da classe afirmam que o artista não os representa.

10. Para garantir que as pessoas que residem em Salvador tenham acesso à 2ª dose da vacina contra a Covid-19, após tomarem a 1ª dose em outros municípios, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou um fluxo para organizar a procura pela demanda. O cronograma também será válido para aqueles que não moram na capital baiana e solicitam completar o esquema vacinal.

11. É importante que antes de se dirigir ao posto de saúde, o usuário realize um cadastro no site www. saude. salvador. ba. gov. br /fale-com-a-ouvidoria , informando os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do prazo para a 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato.

12. Após esta etapa, o usuário deve aguardar a Ouvidoria da SMS entrar em contato solicitando a documentação necessária para avaliação antes dar seguimento ao procedimento. Ao ser liberado, o usuário será orientado a buscar a dose, conforme a divulgação da estratégia.

13. O titular da pasta, Leo Prates, explica que essa medida é necessária para organização da campanha vacinal na cidade. “O Ministério da Saúde envia um quantitativo da segunda dose baseado no que foi disponibilizado para ser utilizado como primeira dose. Esse novo procedimento vai trazer transparência e legitimar o registro de casos extras para solicitação de reposição de vacinas pelo Governo Federal”.

14. Confira passo a passo: 1-Acessar o www. saude. salvador. ba. gov. br/ fale-com-a-ouvidoria/; 2-         Informar os dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato; 3 - Aguardar a Ouvidoria da Saúde entrar em contato para solicitar documentação necessária para avaliação; 4 - Com a liberação, o usuário será orientado a buscar a dose, conforme a divulgação da estratégia.

15. As prefeituras-bairro passarão, a partir da próxima terça-feira (24), a vacinar as pessoas no ato do recadastramento das carteiras do Serviço Único de Saúde (SUS). Para isso, no entanto, todos devem fazer o agendamento para atendimento. O pedido foi feito pelo vereador Leandro Guerrilha (PL) através do ofício nº 66/2021 enviado, no último dia 13, ao prefeito Bruno Reis (DEM).

16. Segundo o presidente da Comissão de Ação Social e de Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Salvador, o objetivo é facilitar a vida das famílias durante a pandemia e intensificar a vacinação, já que é obrigatória a atualização da carteira do SUS para tomar a vacina. 

17. “Com a nova medida, as pessoas não precisarão mais pegar duas filas como estava acontecendo anteriormente, uma para recadastrar e ainda se dirigir a um posto ou ponto fixo ou ‘drive-thru’ e pegar outra fila para se vacinar. Quero parabenizar o prefeito Bruno Reis pela sensibilidade que nos ouviu em mais uma ação que facilita a vida das pessoas num momento tão delicado, mas que vamos vencer juntos essa pandemia. Precisamos voltar o quanto antes à normalidade”, ressaltou Leandro.

18. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, nesta sexta-feira (20), a campanha de vacinação animal antirrábica. A ação, que acontece até dia 27 de setembro, tem a expectativa de vacinar 180 mil animais. Cães e gatos a partir de três meses de idade devem receber a primeira dose da vacina, seguida do reforço anual.

19. O imunizante está sendo aplicado em 98 unidades de saúde espalhados pela cidade. Tutores podem levar os animais de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além disso, agentes de combate às endemias percorrem as ruas da capital com a aplicação da vacina em pontos volantes e fixos itinerantes.

20. Pelo segundo ano consecutivo, Salvador adotou também o sistema drive thru para imunização de cães e gatos. A vacinação, nesse modelo, acontece na UniFTC, na Paralela, das 8h às 16h, aos sábados e domingos, até o dia 26 de setembro.

21. A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Danielle Dantas, destacou a importância da vacinação antirrábica para animais e familiares. “A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade, que pode acometer todos os mamíferos. Através da imunização de cães e gatos nós quebramos esse ciclo. Os animais imunizados estão protegidos para não adquirir a doença, então gera a proteção para eles e para os seres humanos”.