Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CHEGOU A HORA DA TURMA DE 20 ANOS MOSTRAR SEU VALOR E VACINAR

Salvador vai concluir vacinação antes do tempo previsto graças ao Ministério da Saúde
17/08/2021 às 10:30
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 923 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.078 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (17) também registra 27 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. 

2. Dos 1.210.672 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.180.853 já são considerados recuperados, 3.641 encontram-se ativos e 26.178 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.473.017 casos descartados e 229.816 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 51.655 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Com 7.447.152 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 3.139.261 receberam também a segunda aplicação, e mais 252.847 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta terça-feira, a Bahia já vacinou 69,4% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única. 

5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinac

6. O Fundo Municipal para Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional das Mulheres Afrodescendentes(Fiema), vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Smed), promoverá nesta quinta-feira (19), às 14h, um webinário sobre violência contra as mulheres. A live ocorre em comemoração à Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que completou 15 anos no último dia 7, e pode ser acessada no link https:// youtu. Be/ D5Ov8qu7-q8.

7. A intenção é esclarecer a comunidade escolar sobre o tema, tendo como público-alvo os gestores escolares, estudantes e professores. O evento terá como palestrantes Fernanda Maria Cerqueira, diretora de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e Rita Sales, coordenadora do Fiema.

8. A diretora da SPMJ afirmou que fica feliz em colaborar com as ações do Fiema e lembrou o Alerta Salvador, que será abordado no webinário. “Nós temos o programa Alerta Salvador, de erradicação da violência contra mulher, que visa, através de ações educativas, voltar o olhar da cidade para promoção do desenvolvimento humano e fortalecer a autoestima das mulheres”.

9. Rita Santos destacou que, quando uma mãe é vítima de violência, toda família é afetada. “Quem mais sofre são as crianças, que apresentam dificuldades na aprendizagem e nos relacionamentos interpessoais. Vamos aproveitar a ocasião para apresentar a rede de apoio de proteção para as mulheres vítimas de violência doméstica”.

10. Véspera de mais uma mobilização nacional contra a Reforma Administrativa e as privatizações impostas pelo governo Bolsonaro (sem partido), o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) reforçou a importância da presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Nordeste “para frear as sandices do presidente” e “para fortalecer a luta dos movimentos sociais e sindicais”. 

11. Agenda de visitas a quatro órgãos e secretarias estaduais, em Salvador, cumprida na segunda-feira e nesta terça (16 e 17) pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT), acompanhando um grupo representante de Palmas de Monte Alto, assegurou novas conquistas para o município que pleiteia benefícios nas áreas de assistência social, apoio à agricultura familiar e ampliação do abastecimento de água e luz na zona rural.

12. A secretária de Assistência Social de Palmas de Monte Alto, Adenúsia Araújo, esteve acompanhada do vereador Nem do Alazão, do coordenador do Bolsa Família, Vandison Magalhães e da coordenadora do Cras, Geane Matos. Waldenor também esteve acompanhado da chefe de gabinete do deputado estadual Zé Raimundo, Sílvia Machado.

13. As pessoas com idade igual ou superior a 20 anos que estão com o nome no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) poderão ser imunizadas contra a Covid-19 em Salvador, nesta quarta-feira (18). Pela manhã, das 8h às 12h, devem ir aos pontos os cidadãos com 21 anos ou mais, nascidos até 18 de agosto de 2000.

14. Já no período vespertino, das 13h às 16h, será a vez das pessoas de 20 anos ou mais, nascidas até 18 de fevereiro de 2001. Durante a noite, das 17h às 21h, será a vez dos indivíduos com idade igual ou superior a 20 anos ou mais, nascidos até 18 de agosto de 2001.

15.As gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) também poderão comparecer aos postos para receber a vacina contra a Covid-19. A vacinação para os demais grupos prioritários habilitados para estratégia e a aplicação da segunda dose da CoronaVac, Oxford e Pfizer na capital baiana estarão suspensas.

16. Antes de se dirigir ao ponto de imunização, é necessário conferir no site da SMS se o nome já está habilitado para receber o imunizante. O endereço é o www. saude. salvador. ba. gov. br .

17. Confira os pontos de vacinação desta quarta (18):
1ª DOSE – 8h às 16h
Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Shopping da Bahia, FBDC Brotas, FBDC Cabula e Barradão (Canabrava).

 18. Pontos fixos: USF Federação, USF Vale do Matatu, FBDC Brotas, USF Santa Luzia, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), CSU Pernambués, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Vista Alegre, USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, UBS Nelson Pihauy Dourado, USF Cajazeiras X, USF Cajazeiras V, USF Pirajá, USF Curralinho, USF Imbuí, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Vila Nova de Pituaçu, Barradão (Canabrava), Uninassau (Pituba) e UBS Eduardo Mamede (Mussurunga).

19. 1ª DOSE – 8h às 21h
Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris); Faculdade Universo (Avenida ACM), Shopping Bela Vista, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Vila Militar (Dendezeiros), Arena Fonte Nova (Nazaré), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio) e Unijorge (Paralela).
Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris); Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros); UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora); Universidade Católica do Salvador (Pituaçu) e Unijorge (Paralela).

20. GESTANTES E PUÉRPERAS
Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, somente poderão buscar os pontos de imunização as grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina. Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem ter idade igual ou superior a 18 anos, estar com o nome no site da SMS e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:

21. Gestantes: devem também apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica.
Puérperas: devem também apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica e Declaração de Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.
OBS: Está suspensa a vacinação para gestantes e puéperas com os imunizantes Oxford/ Astrazeneca e Janssen.

22. Pontos de vacinação para gestantes e puérperas: 8h às 16h
Pontos fixos: USF Vila Matos – Rio Vermelho (EXCLUSIVO) e USF Federação.
Pontos de vacinação para gestantes e puérperas: 8h às 21h
Drive-thrus: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e Universidade Católica do Salvador (Pituaçu).

23. Ponto fixo: Universidade Católica do Salvador (Pituaçu).
13. Na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), eles foram recebidos pelo secretário Carlos Martins e superintendentes, quando solicitaram o reforço das políticas sociais no município, como o oferecimento de curso de capacitação profissional, e a ampliação de programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA).

24. Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, trava indicação de André Mendonça para o STF. 

25. Daqui a pouco Bolsonaro, que foi eleito pelo povo, só vai servir cafezinho.