ter�a-feira, 19 de outubro de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO INFECTADOS CRESCE UM POUCO NA BAHIA E SALVADOR VACINA 24 ANOS

Veja as informações do Boletim da SESAB Estado
11/08/2021 às 10:42

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.040 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 534 recuperados.O boletim epidemiológico desta quarta-feira (11) também registra 23 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. 

2. Dos 1.205.316 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.175.875 já são considerados recuperados, 3.395 encontram-se ativos e 26.046 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.462.467 casos descartados e 228.906 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 51.600 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Com 6.996.643 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.937.479 receberam também a segunda aplicação, e mais 252.074 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta quarta-feira, a Bahia já vacinou 65,3% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única. 

5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao.

6. A intercambialidade de doses de vacinas contra Covid-19 para gestantes foi aprovada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite realizada nesta terça-feira (10). Com a decisão, as gestantes e puérperas, incluindo as sem fatores de risco adicionais, que já tiverem recebido a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, poderão ser vacinadas com a Pfizer/BioNTech ou a vacina Sinovac/Butantan, respeitando-se o intervalo inicialmente recomendado entre as doses do imunizante utilizado na primeira dose. A resolução foi publicada na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial do Estado.

7. As gestantes e puérperas que ainda irão começar o ciclo vacinal, a orientação é que elas devam tomar os imunizantes que não têm o vetor viral, isto é, a Coronavac ou a Pfizer. A diretora da vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, explica que os municípios já podem seguir a resolução da CIB. “A recomendação é que a vacinação deste grupo seja feita conforme a orientação do Ministério da Saúde, com a intercambialidade de vacinas”, afirma.

8. A resolução da CIB ainda traz que a distribuição das primeiras doses das vacinas recebidas será de acordo com o percentual da população alvo acima de 18 anos de cada município, em relação ao total da população da Bahia, conforme estimativa do IBGE para o ano 2019 e 2020 e dados da Atenção Básica do município dos respectivos anos, considerando a população maior entre esses dados.

9. “Até então, de acordo com uma resolução da CIB, as vacinas estavam sendo remetidas exclusivamente, aos municípios que tinham aplicado 85% ou mais das doses anteriores. A partir de agora, todos receberão”, explica Márcia São Pedro. 

10. A Prefeitura de Salvador inclui, nesta quinta-feira (12), as pessoas com idade igual ou superior a 24 anos na vacinação contra a Covid-19. Também prossegue a imunização para os grupos prioritários habilitados para estratégia na capital baiana, assim como a aplicação da segunda dose dos imunizantes Oxford, Pfizer e CoronaVac.

11. Para as gestantes e puérperas de até 45 dias, a Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Matos, no bairro do Rio Vermelho, continua com o atendimento exclusivo para este público. Os demais pontos estão na categoria de gestantes e puérperas, na estratégia abaixo.

12. Antes de comparecer aos postos, todas as pessoas que vão receber a primeira dose devem consultar se o nome está na lista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponível no site www. saude. salvador. ba. gov. br .

13. Confira os pontos de vacinação desta quinta-feira (12)*

1ª DOSE – 8h às 16h
Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Faculdade Universo (Avenida ACM), Shopping Bela Vista, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Vila Militar (Dendezeiros), Arena Fonte Nova (Nazaré), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), Unijorge (Paralela) e Barradão (Canabrava).

15. Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Federação, USF Resgate, USF Plataforma, USF Cajazeiras V, UBS Pirajá, Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), Unijorge (Paralela), Barradão (Canabrava) e UBS Eduardo Mamede (Mussurunga).

16. – PESSOAS COM 24 ANOS OU MAIS
Pela manhã, das 8h às 12h, devem ir aos pontos aquelas pessoas com 24 anos, nascidas até 12 de fevereiro de 1997. Já no período vespertino, das 13h às 16h, será a vez das pessoas de 24 anos, nascidas até 12 de agosto de 1997. Quem não estiver com o nome na lista, pode fazer o recadastramento on-line, através do site recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br ou presencialmente nas Prefeituras-Bairros mediante agendamento prévio.

 17.  GESTANTES E PUÉRPERAS
Obedecendo nova recomendação do Ministério da Saúde, somente poderão buscar os pontos de imunização as grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina. Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem ter idade igual ou superior a 18 anos, estar com os nomes no site da SMS e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:

18. Gestantes: apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica.
Puérperas: apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica e Declaração Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.
OBS: está suspensa a vacinação para gestantes e puéperas com os imunizantes Oxford/Astrazeneca e Janssen.

19. Drive-thrus: Atakadão Atakarejo e Universidade Católica de Salvador (Pituaçu),
Pontos fixos: Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), USF Vila Matos e USF Federação.
- BANCÁRIOS
Todos devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador e com nome cadastrado no site da SMS. No ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque.

 20. - CAMINHONEIROS
Os caminhoneiros com carteira das categorias C, D, E, AE, AD ou AC com idade igual ou superior a 18 anos estão habilitados a se vacinar contra a Covid-19 em Salvador. Todos devem ter nome na lista do site da SMS e residir em Salvador para ter acesso às doses.

21. No ato da vacina apresentar documento oficial com foto, carteira de habilitação por categoria, o documento do caminhão e cópia impressa do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do último Imposto de Renda, ou último contracheque da empresa de transporte de carga, ou última nota fiscal.

 22. É indispensável também levar as cópias impressas do Certificado de Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas e do Extrato do Transportador com situação ativa. Ambos os documentos devem possuir a data de validade superior ao dia de vacinação.

 23. - TRABALHADORES DA INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO CIVIL
Todos os profissionais com 18 anos ou mais devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS e estar em pleno exercício das atividades em Salvador. No ato da vacinação, terão que apresentar um documento oficial com foto e cópia impressa de contracheque ou carteira de trabalho atualizada ou contrato Pessoa Jurídica.

 24. - RODOVIÁRIO, TRABALHADOR DA LIMPEZA URBANA, METROVIÁRIOS, TRABALHADOR DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO, PORTUÁRIOS, TRABALHADOR DO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL, CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E TRABALHADORES DO TRANSPORTE AÉREO (18 A 59 ANOS)

Para ser beneficiado com a primeira dose, é necessário estar em pleno exercício das atividades, com o nome cadastrado no site da SMS, atuar em Salvador e, no ato da vacina, apresentar documento oficial com foto e cópia impressa do último contracheque.

 25. Os portuários que trabalham em Salvador deverão estar em pleno exercício das atividades, com os nomes cadastrados no site da SMS e, no ato da vacina, apresentar documento oficial com foto, cópia impressa do último contracheque ou cópia da ficha cadastral do trabalhador expedida pela OGMOSA atualizada.

 26. Os catadores de materiais recicláveis devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e cópia impressa da carteira da cooperativa.

 27. Trabalhadores do transporte intermunicipal precisam ser residentes em Salvador e, no ato da vacina, apresentar documento oficial com foto e cópia impressa do último contracheque.

 28. Os trabalhadores do transporte aéreo devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS e, no ato da vacina, apresentar documento oficial com foto e cópia impressa do último contracheque ou da credencial aeroportuária com data de validade posterior a data de vacinação.

 29. - TRABALHADORES DA SAÚDE, MÉDICOS VETERINÁRIOS, FARMÁCIAS E DE ESTABELECIMENTOS COM CNES ATIVO; DOULAS, CUIDADOR DE IDOSO E AUTÔNOMOS
Todos devem estar com o nome cadastrado no site da SMS e, no ato da vacina, apresentar documento oficial com foto e cópias impressas dos seguintes documentos:

  30. Trabalhadores da saúde e de farmácias: último contracheque ou contrato PJ ativo.
Médicos veterinários: último contracheque, contrato de trabalho pessoa jurídica ou Imposto de Renda.
Doulas: cópia do Imposto de Renda, ou do ISS, ou nota fiscal ou contrato de trabalho com firma reconhecida em cartório.

32. Autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, biomédicos, técnico em radiologia): carteira do conselho de classe e cópia impressa do Imposto de Renda, ou do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do contrato de pessoa jurídica ativo ou da última nota fiscal.

33. Trabalhador da saúde dos estabelecimentos com CNES ativo: deve estar lotado em Salvador e em pleno exercício das atividades. Apresentar também cópia impressa do último contracheque.
Cuidador de idoso (18 a 59 anos): Uma das cópias impressas do Imposto de Renda, carteira de trabalho assinada, comprovante do e-Social ou ISS atualizado ou nota fiscal. Nos documentos é preciso estar o registro de “CUIDADOR (A) DE IDOSO”.

 34.  TRABALHADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, FACULDADES/UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS E ESCOLA DE CURSO TÉCNICO (NÍVEL BÁSICO)
Os trabalhadores com idade igual ou superior a 18 anos devem estar com nome cadastrado no site da SMS, em pleno exercício das atividades em Salvador e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto e mais cópia impressa do último contracheque ou do contrato de trabalho pessoa jurídica.

 36. - PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME
Para ter acesso ao imunizante é preciso ter a idade igual ou superior a 18 anos, estar com o nome na lista do site da SMS e no ato da vacinação apresentar documento de identificação com foto, além de um dos documentos impressos abaixo:
Cópia de um relatório médico com o número da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID D57) para falciforme com qualquer data de emissão;

 37. Cópia do Exame de diagnóstico para a doença (Eletroforese de Hemoglobina);
Cópia da Carteira de identificação dos serviços especializados que atendem a doença em Salvador.

 38. - PESSOAS COM COMORBIDADE (DOENÇAS CRÔNICAS), DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO INTELECTUAL SEVERO E MODERADO (entre eles, Autistas), SÍNDROME DE DOWN, IMUNOSSUPRIMIDOS, TRANSPLANTADOS, E EM HEMODIÁLISE

 39. Todos os indivíduos devem ter idade igual ou superior a 18 anos, estar com o nome cadastrado no site da SMS e, no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto.

40. - POLICIAL FEDERAL, POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL, POLICIAL MILITAR E CIVIL; BOMBEIRO, AGENTES DE SALVAMENTO, TRÂNSITO E PENITENCIÁRIOS; GUARDA CIVIL MUNICIPAL, FORÇAS ARMADAS, TRABALHADOR DO SISTEMA DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E AGENTE SOCIOEDUCATIVO

 42. Todos devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador, com nome cadastrado no site da SMS e idade igual ou superior a 18 anos. No ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque.

 43.  LACTANTES
As lactantes que amamentam até o 12º mês de vida do bebê devem estar com o nome no site da SMS e, no ato da imunização, apresentar o documento de identificação com foto e cópia impressa de certidão de nascimento do bebê.

 44. - 2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h
As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 18 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.
Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina e FBDC Cabula.

45. Pontos fixos: USF Vale do Matatu, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), Clube dos Oficiais (Dendezeiros), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USB Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora) e USF Vila Nova de Pituaçu.

 46. - 2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h
Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 12 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

47. Drive-thru:* Uninassau (Avenida Magalhães Neto).
Pontos fixos: USF Curralinho e USF Tubarão.

48. - 2ª DOSE PFIZER – 8h ÀS 16h
As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 18 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.
Drive-thrus: Shopping da Bahia, FBDC Brotas e Parque de Exposições (Paralela).

 49. Pontos fixos: FBDC Brotas, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Colinas de Periperi, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Imbuí, USF Cajazeiras X e Parque de Exposições (Paralela).