sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MINISTÉRIO DA SAÚDE JÁ ENVIOU PARA A BAHIA 12.438.000 DOSES DE VACINA

Número de infectados pela covid Bahia cai para 3.141 e durante toda a pandemia foram 25.983 óbitos
09/08/2021 às 11:17
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 386 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,0%) e 843 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (09) também registra 28 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje.

2. Dos 1.202.820 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.173.696 já são considerados recuperados, 3.141 encontram-se ativos e 25.983 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.457.299 casos descartados e 229.264 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 51.556 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Com 6.781.955 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.834.221 receberam também a segunda aplicação, e mais 251.915 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta segunda-feira, a Bahia já vacinou 63,45% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única. 

5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

6. A Bahia recebe mais 318.080 doses de vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (9) e terça-feira (10). A primeira remessa, com 102.800 doses de Coronavac chegou ao aeroporto de Salvador. A segunda remessa, com 215.280 imunizantes da Pfizer BioNTech, está prevista para chegar amanhã em um voo programado para aterrissar às 9h35. As vacinas serão destinadas para primeira e segunda aplicações.

7. As vacinas serão conferidas pela equipe da coordenação de imunização da Secretaria da Saúde do Estado e devem começar a ser enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios nesta terça-feira. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

8. Contando com as remessas de hoje e amanhã, a Bahia chegará ao total de 12.438.040 doses de vacinas recebidas, sendo 4.223.300 da Coronavac; 6.086.830 AstraZeneca/Oxford; 1.866.810 da Pfizer e 261.100 da Janssen.

9. A Fundação Cidade Mãe (FCM) abriu 15 vagas para o curso Cerimonial de Formatura e 15 anos para jovens maiores de 18 anos, que estudem ou tenham concluído os estudos na rede pública de ensino. As aulas vão ocorrer entre os dias 16 e 19 de agosto, das 9h às 15h, no Centro de Convivência Socioassistencial Bariri das Artes (CCS), no Engenho Velho de Brotas.

10. As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira (13), das 9h às 15h, na sede da FCM, localizada na Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, no Engenho Velho de Brotas. É necessário levar comprovante de residência, RG, CPF, comprovante de escolaridade emitido por uma rede pública, e um e-mail e telefone para contato. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (71) 3202-2433

11. A capacitação tem como objetivo apresentar os principais conceitos e critérios para a realização de cerimonial e protocolo desses tipos de eventos. Ao concluir o curso, os participantes estarão aptos para planejar e organizar formaturas, por meio das técnicas de organização e apresentação de roteiros de cerimoniais e protocolos, além de saber desenvolver uma boa estratégia de promoção, marketing e administração da atuação profissional.

12. “A FCM entende a necessidade de preparar esses jovens que têm menor oportunidade de acesso à profissionalização, para que estejam aptos a ingressar e competir frente aos desafios do competitivo mercado de trabalho. 

13. O curso apresenta um conjunto de procedimentos que vão agregar maiores informações aos conhecimentos previamente adquiridos por eles, como também aos iniciantes que desejam atuar nessa área”, salientou a gestora do CCS Bariri das Artes, Sarah Valverde.

14. As aulas vão acontecer de forma presencial, obedecendo os protocolos sanitários contra a transmissão da Covid-19. Será obrigatório o uso de máscaras e a aferição da temperatura de todos que estiverem no local. 

15. Os estudantes serão orientados a higienizar as mãos, garantir o distanciamento mínimo de 1,5m entre os participantes, não usar acessórios e manter o cabelo preso e unhas bem aparadas.

16. A Prefeitura concentrará, excepcionalmente nesta terça-feira (10), das 8h às 17h, a aplicação de doses que fazem parte do calendário básico de vacinação em unidades de referência nos 12 distritos sanitários da cidade. Por outro lado, a imunização contra a gripe segue suspensa na capital baiana. A pasta realiza essa manobra para destacar toda a estrutura municipal de drives e pontos fixos para a mobilização contra a Covid-19.
Veja os postos de vacinas do calendário básico desta terça-feira (10):
Distrito Sanitário Itapuã: Unidade de Saúde da Família (USF) Itapuã
Distrito Sanitário Pau da Lima: Unidade de Saúde da Família (USF) Cambonas
Distrito Sanitário Itapagipe: Unidade de Saúde da Família (USF) São José de Baixo
Distrito Sanitário Cabula: Unidade Básica de Saúde (UBS) Rodrigo Argolo
Distrito Sanitário Brotas: Unidade de Saúde da Família (USF) Cosme de Farias
Distrito Sanitário Centro Histórico: Multicentro Carlos Gomes
Distrito Sanitário Barra/ Rio Vermelho: Multicentro Adriano Pondé (Amaralina)
Distrito Sanitário Boca do Rio: Unidade de Saúde da Família (USF) Pituaçu
Distrito Sanitário Cajazeiras: Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras XI
Distrito Sanitário São Caetano/ Valéria: Unidade de Saúde da Família (USF) Boa Vista de São Caetano
Distrito Sanitário Liberdade: Multicentro Liberdade
Distrito Sanitário Subúrbio: Unidade de Saúde da Família (USF) Itacaranha.

17. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, está em viagem ao México para participar de um encontro sobre infraestrutura e mobilidade urbana, no Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), na Cidade do México. Na ocasião, serão apresentados os projetos desenvolvidos pela capital baiana nesta área, além de conhecer as experiências realizadas em outros países da América Latina.

18. A agenda internacional, que prossegue até o sábado (14), também inclui uma visita a El Salvador. Na ocasião, será assinado um termo de irmanamento com o país da América Central. Irmanar com um país zero a esquerda é dose.

19. Servidores da Prefeitura de Lauro de Freitas responsáveis pelo controle de acesso ao Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), passaram por um treinamento na manhã desta segunda-feira (9), oferecido pela 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Lauro de Freitas. Foram apresentadas informações sobre a segurança pública e orientações para garantir mais segurança aos funcionários e munícipes que acessam o prédio diariamente.

20. Dicas sobre como identificar ações suspeitas que não façam parte da rotina do local e a orientação para deslocamentos na área externa do CALF sempre em grupo, principalmente à noite, o que dificulta a ação de criminosos, foram algumas das contribuições levadas ao encontro pelo major Monteiro, responsável pela 52ª CIPM de Lauro de Freitas. Ele também ressaltou a importância de fazer contato imediato com a PM por meio do número 190, caso alguma atividade anormal seja identificada.

21. “No treinamento de hoje, que reforça a parceria da PM com a Prefeitura, demos orientações aos servidores para que eles garantam a segurança dos contribuintes que vêm ao CALF e dos funcionários que trabalham no prédio, como eles devem se comportar tanto dentro quanto fora do local, para não serem chamariz de criminosos. A segurança pública não cabe apenas às Polícias Militar e Civil, daí a importância da contribuição de todos”, declarou. Major Monteiro informou ainda que as rondas na região foram intensificadas.