Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEM 15 MILHÕES DE HABITANTES E HOJE SÓ 3.626 CASOS ATIVOS COVID

Salvador vacina jovens de 26 e 27 anos na segunda-feira, 9
08/08/2021 às 19:56
   1. O boletim epidemiológico deste domingo (8) traz a notificação de somente um óbito por Covid-19. A Vigilância Epidemiológica do Estado, no entanto, ressalta que este número refere-se apenas à única morte que teve seu registro confirmado e validado hoje. 

2. Nos sistemas da Vigilância Epidemiológica constam ainda 19 mortes notificadas sem a documentação completa e outras 31 com declaração de óbito que constam a Covid-19 e outras causas associadas, como neoplasia. Estes óbitos foram encaminhados para análise da Câmara Técnica.

3. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 484 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,0%) e 791 recuperados (+0,1%). Dos 1.202.434 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.172.853 já são considerados recuperados, 3.626 encontram-se ativos e 25.955 tiveram óbito confirmado.

4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.456.615 casos descartados e 229.421 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. 

5. Na Bahia, 51.549 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

6. Com 6.731.405 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.821.322 receberam também a segunda aplicação, e mais 251.686 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas deste domingo, a Bahia já vacinou 63% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose. 

7. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

8. A vacinação contra a Covid-19 será apenas para pessoas com 26 e 27 anos na segunda-feira, 9, por meio de mais uma edição do mutirão das idades, de forma escalonada, das 8h às 21h. Com isso, quem tiver com idade superior a essas faixas etárias não devem buscar os pontos de imunização (confira horários e pontos exclusivos abaixo).

9. Segundo a prefeitura, para realizar mutirão, não haverá aplicação de segunda dose e dos demais grupos prioritários; suspensão da Campanha de Influenza e das vacinas de rotina nos postos de saúde.

10. É importante lembrar que, antes de se dirigir ao local de imunização, todos devem conferir no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se o nome está habilitado para receber o imunizante.

11. Depois de percorrer as principais regiões do estado e alcançar ampla repercussão ao identificar irregularidades em combustíveis vendidos aos baianos, a operação Posto Legal voltou à Região Metropolitana de Salvador no final de semana. Inicialmente, foram fiscalizados um posto em Lauro de Freitas e três em Camaçari, onde foram verificados itens relacionados à quantidade e à qualidade do produto vendido.

12. A força-tarefa reuniu hoje a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro), e a Secretaria da Segurança Pública (SSP), do Governo do Estado. Participaram ainda a Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), as Polícias Militar e Civil, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

13. A Posto Legal já identificou uma série de fraudes relacionadas à qualidade e à quantidade do combustível comercializado. Em 2019, em um posto de Vitória da Conquista (Sudoeste baiano) foi identificada a utilização de dispositivo para entregar menos combustível ao consumidor e também a venda de gasolina com 96% de etanol anidro, muito acima do estabelecido em lei.

14. No mesmo ano, em outro posto, em Anguera (Centro-Norte baiano), a operação encontrou gasolina contendo mais de 90% de etanol anidro , e em Conceição do Jacuípe (Recôncavo baiano), outro estabelecimento foi autuado por armazenar gasolina comum e aditivada com teores de etanol anidro de respectivamente 77% e 79%.

15. O superintendente do Procon, Tiago Venâncio, reforçou que "o principal objetivo da operação é garantir ao consumidor final um produto de qualidade, com a identificação de possíveis irregularidades no fornecimento de combustíveis".

16. Alertar o público feminino para a prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher é uma das missões da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM) de Lauro de Freitas. O município conta com uma rede de proteção composta por equipamentos, como o Centro de Referência em Atendimento à Mulher Lélia Gonzalez (CRAM), a Ronda Maria da Penha, além do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos das Mulheres.

17. Durante este mês, de campanha do Agosto Lilás e da comemoração dos 15 anos de sanção da Lei Maria da Penha, a SPM reforça as ações que incentivam mulheres a denunciarem violências sofridas, que podem passar por agressões físicas, psicológicas, morais, sexuais e patrimoniais. 

18. A secretária da SPM, Juçara Neves, pontua que a violência contra a mulher é uma fragilidade social que deve ser combatida todos os dias do ano. “Buscamos através das ações de conscientização, fortalecimento e divulgação da rede de enfrentamento e assistência à mulher em situação de violência, eliminar, em âmbito municipal, toda a cultura de violência doméstica contra as mulheres”, ressaltou.

19. Para Juçara, a Lei Maria da Penha é um marco na história do país e da luta do público feminino por direito e justiça que deve sempre ser lembrado. “Desejamos ardentemente que todas as mulheres usufruam das conquistas que tem por direito, livre de sofrimentos, desigualdades e qualquer forma de violência”, completou a secretária.

20. A Lei nº 11.340 homenageia Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher que viveu um cenário de agressões e ameaças quando casada e sobreviveu a duas tentativas de homicídio praticadas por seu ex-marido, chegando a ficar paraplégica. O agressor foi punido depois de 19 anos e 6 meses. Penha lutou fortemente pelos direitos das mulheres e se tornou símbolo de superação no Brasil, principalmente para as vítimas de violência doméstica.