Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MUTIRÃO NA CAPITAL PARA CADASTRAR JOVENS 12 A 17 ANOS CONTRA COVID, 6

Dos 1.199.008 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.169.052 já são considerados recuperados, 4.075 encontram-se ativos e 25.881 tiveram óbito confirmado.
05/08/2021 às 19:52
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.595 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.581 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (5) também registra 25 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.199.008 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.169.052 já são considerados recuperados, 4.075 encontram-se ativos e 25.881 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.449.214 casos descartados e 232.167 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. 

3. Na Bahia, 51.488 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Com 6.566.390 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.746.128 receberam também a segunda aplicação, e mais 251.021 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta quinta-feira, a Bahia já vacinou 61,5% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose. 

5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                               *****
6. A Prefeitura realiza, nesta sexta-feira (6), mais um mutirão de aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Para otimizar a administração dos imunizantes, será montado um esquema com pontos exclusivos para aplicação da CoronaVac, Oxford e Pfizer. A aplicação da primeira dose será suspensa amanhã.

7. 2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h - Quem estiver com a data de reforço da Oxford programada para até o dia 15 de agosto pode comparecer aos pontos de imunização exclusivos para esta vacina.

8. Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, 5º Centro de Saúde (Barris), Faculdade Universo (Avenida ACM), FBDC Cabula, Vila Militar (Dendezeiros) e Barradão (Canabrava).

9. Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Vista Alegre, USF Colinas de Periperi, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Pirajá, Clube dos Oficiais (Dendezeiros), Barradão, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora) e USF Vila Nova de Pituaçu.

10. 2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h -Os postos atenderão o público que está com a data de reforço da CoronaVac marcada no cartão de vacinação para até o dia 6 de agosto.

11. Drive-thru: Uninassau (Avenida Magalhães Neto).
Pontos fixos: USF Curralinho, USF Tubarão e USF Cajazeiras V.
2ª DOSE PFIZER – 8h às 16h
As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 15 de agosto podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

13. Drive-thrus: Shopping Bela Vista, Shopping da Bahia, FBDC Brotas, Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Unijorge (Paralela), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré) e Parque de Exposições (Paralela).

14. Pontos fixos: FBDC Brotas, USF Plataforma, UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF Cajazeiras X, Unijorge (Paralela), Parque de Exposições (Paralela), USF Vale do Matatu, USF João Roma (Jardim Nova Esperança), UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Resgate e USF Federação.

15. O Governo do Estado segue investindo no esporte baiano e divulgou, nesta quinta-feira (5), a lista de projetos contemplados pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia (FazAtleta).  Foram selecionadas 57 propostas, com um investimento total de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Entre os beneficiados estão a judoca Rachel Rocha Silva, o ciclista Divonei Bispo dos Santos e a nadadora Claudine Conceição Tekes.

16. Iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias da Fazenda (Sefaz) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o FazAtleta oferece recursos para financiamento de equipamentos esportivos, remuneração para atleta, técnico e preparador físico, despesas com competição, entre outros elementos.

17. O programa funciona através da concessão de abatimento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às empresas, situadas no estado da Bahia, que apoiam financeiramente projetos esportivos que são aprovados pela Comissão Gerenciadora do Programa. O objetivo é incentivar o desenvolvimento do esporte amador olímpico e paralímpico baiano.

18. A Freitas Varejo inaugurou hoje, 05/08, nova unidade no Salvador Norte Shopping.  A loja de utilidades para o lar, brinquedos, decoração, eletroportáteis, cama, mesa e banho está localizada no piso L2 do empreendimento, próximo à C&A. Nesta semana de inauguração, os clientes vão ter oportunidade de aproveitar os milhares de itens da loja com descontos. 

19. Atuando no mercado desde 1988, essa é a 30a unidade da Freitas Varejo no Nordeste, sendo a 60 na Bahia. No Grupo JCPM, essa é a quarta unidade, pois já está presente no Salvador Shopping, no RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy (na versão Freitas Express). A principal aposta da Freitas Varejo é nas suas marcas próprias: Útil Eletro (eletroportáteis), Útil Bazar (utilidades em geral), Florinda (limpeza e lavanderia), New Plastic (utilidades plásticas) e World Brinquedos (brinquedo). A expectativa é que outras três unidades sejam lançadas esse ano.

20. Nesta sexta-feira (6), as 155 unidades básicas da capital baiana estarão envolvidas no mutirão para atualização ou cadastro dos adolescentes entre 12 e 17 anos prioritários na estratégia de vacinação contra Covid-19. Os jovens devem ter as doenças crônicas (comorbidades) ou deficiência física elencadas no Plano Nacional de Imunização na base municipal para habilitação ao imunizante.

21. A mobilização acontece das 8h às 16h. Na ocasião, é necessário levar o Cartão SUS, documento de identidade com foto e, se possuir, os relatórios médicos.

22. Esta é uma oportunidade de facilitar o acesso do grupo à habilitação na estratégia. A lista subsidiará a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no planejamento da imunização desse grupo, assim que o governo federal, em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), habilitar o público para a estratégia. 

23. É importante que, antes de se dirigir ao posto de saúde, o paciente consulte se o nome está na plataforma digital da SMS, através do site comorbidades. saude. salvador. ba. gov. br/comorbidades/ FormPesquisaComprovanteComorbidades.aspx. Até o momento, cerca de 1,2 mil jovens com comorbidades e deficiência já estão cadastrados no município.

24. Para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização, a Prefeitura disponibilizou uma plataforma virtual, no endereço www. comorbidades. saude.salvador. ba. gov. br , para viabilizar o cadastramento dos indivíduos que compõem o grupo residentes na capital baiana. O acesso ao dispositivo é restrito ao médico que utiliza o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.