sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JOVENS COMEÇAM SER VACINADOS NA BAHIA E INFECTADOS NO ESTADO SÃO 4.085

UPB e prefeitos baianos querem fim do sequestro da Previdência
04/08/2021 às 19:51
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.906 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.058 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (4) também registra 28 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.197.413 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.167.471 já são considerados recuperados, 4.086 encontram-se ativos e 25.856 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.446.958 casos descartados e 232.213 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. 

3. Na Bahia, 51.465 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. com 6.494.998 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.682.620 receberam também a segunda aplicação, e mais 250.298 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta quarta-feira, a Bahia já vacinou 60,85% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose. 

5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                             ******
6. A Bahia recebe do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (04) 249.230 doses de vacina contra Covid-19. A primeira remessa, com 86.600 doses de Coronavac, chegou ao estado em um voo que pousou no aeroporto de Salvador às 9h20. O avião trazendo a segunda carga, com 165.630 doses da vacina produzida pela Pfizer/BioNTech, está previsto para pousar no aeroporto de Salvador às 16h50. As Coronavac serão destinadas para primeira e segunda aplicações, enquanto que a Pfizer/BioNTech para a primeira.

7. As vacinas serão conferidas pela equipe da coordenação de imunização da Secretaria da Saúde do Estado e devem começar a ser enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios nesta quinta-feira. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

8. Com as duas remessas desta quarta, a Bahia chegará ao total de 11.582.140 doses de vacinas recebidas, sendo 4.120.500 da Coronavac; 5.586.900 da AstraZeneca/Oxford; 1.619.940 da Pfizer e 254.800 da Janssen.
                                            ******
9. Fragilizados pela queda de receitas na pandemia e com o sequestro de recursos para quitar dívidas com a previdência, os municípios baianos protagonizaram um ato em Brasília, nesta quarta-feira (4), para cobrar o apoio da bancada de deputados federais da Bahia na aprovação de medidas urgentes que evitem o colapso financeiro das prefeituras. 

10. A reunião ampliada, realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), contou com mais de 100 prefeitos e uniu 27 parlamentares de diversos partidos que afirmaram como prioridade a pauta apontada pelos prefeitos, citada como suprapartidária e essencial no pós-pandemia.

11. O presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, falou da estratégia dos prefeitos para dar encaminhamento às demandas dos municípios. “Temos líderes partidários, deputados da base do governo e de oposição. Então, é um grande passo. Precisamos aproveitar esse momento único”, explicou Cocá. 

12. Ele agradeceu a presença dos deputados federais e ressaltou que “essa mobilização foi feita pelo clamor dos prefeitos”. Segundo o gestor, o momento dos municípios é de incertezas com uma alíquota do INSS “impagável” de 22,5%, que agora com a instalação do sistema e-Social pode levar os prefeitos a responderem criminalmente pelo não pagamento da contribuição. Zé Cocá também lamentou que os municípios estejam com receitas sequestradas para o pagamento da dívida com a previdência.
                
13. O SAC Alagoinhas oferece uma medida de atendimento especial aos sábados. O posto funciona, exclusivamente, para serviços de RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que são os mais procurados pelas pessoas. Aos sábados, o atendimento no SAC Alagoinhas é de 8h às 12h. É importante ressaltar que o atendimento na Rede SAC é realizado 100% por agendamento, através do SAC Digital.

14. Para ter acesso à plataforma, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

15. A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados ao se dirigem ao SAC. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente. Além disso, o atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais.

16. Em mais uma viagem a Brasília para captação de recursos para o enfrentamento à pandemia do coronavírus, o prefeito Bruno Reis participou, nesta quarta-feira (4), de uma reunião na residência oficial do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O encontro também teve as presenças de deputados federais e prefeitos da Bahia, incluindo o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, gestor da cidade de Jequié.

17. As idas de Bruno Reis ao Distrito Federal têm sido compromisso constante da agenda do chefe do Executivo soteropolitano nesses sete meses de mandato. O objetivo é dialogar sobre pautas de interesse de Salvador no Congresso Nacional, em especial, à obtenção de investimentos para reforçar ações de combate à crise sanitária provocada pela Covid-19.

18. Com a chegada de novos lotes de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde, Lauro de Freitas avança e imuniza nesta quinta-feira (5) pessoas com 35 anos ou mais, em cinco drives – Ginásio do Aracui, quadra da escola Dois de Julho na Itinga, Escola Municipal Esfinge, em Areia Branca, Terminal de ônibus de Portão e Unime. Os novos lotes incluem vacinas da Coronavac e Pfizer.

19. Nesta quarta (4), a Prefeitura iniciou o ciclo vacinal de pessoas a partir de 36 anos, e completou a imunização de munícipes com a aplicação da segunda dose da AstraZeneca. Dados parciais da Secretaria Municipal de Saúde (SESA) indicam que mais de 2 mil pessoas receberam a D1 e outras mil completaram o ciclo vacinal com D2.

20. Em atividade desde o início da pandemia, o vendedor Glauberto Júnior, 37, vivia apreensivo em seu ambiente de trabalho. No entanto, após a vacinação, ele revelou que se sente mais seguro. “Mesmo com todos os cuidados, ainda sentia medo. Agora, com a vacina, me sinto mais confiante. A vacina me dá mais confiança pra continuar lidando com o público", contou.

21. O momento foi de emoção e agradecimento para a confeiteira Layse Racopedo, 37, que foi infectada pela Covid há um mês. “Agora vou continuar seguindo todos os protocolos de segurança e aguardar a segunda dose”, afirmou.

22. Já o pintor Edson Costa, 36, estava ansioso. Ele contou que todos os dias visitava as redes sociais da Prefeitura de Lauro de Freitas em busca de notícias sobre a vacinação para a sua idade. “Soube ontem e não perdi tempo. Cheguei aqui perto das 8h e foi bem mais rápido do que esperava”.

23. O município completou o esquema vacinal de pessoas que tinham data de reforço da AstraZeneca marcada para até a próxima terça-feira (10). Na Unime, Centro, um dos dois pontos disponibilizados para esse público, a merendeira Lucilene Sá, 42, agradeceu o empenho dos profissionais de saúde. "Viva o SUS! Nesse momento só resta agradecer a todos os envolvidos, principalmente ao pessoal da saúde que está aqui firme e forte trabalhando para salvar a humanidade".