Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TESTES RÁPIDOS PARA DETECTAR COVID SÃO OFERECIDOS EM 50 POSTOS DE SSA

Número de infectados pela Covid cai para 5.118 no estado
02/08/2021 às 18:12
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 638 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.062 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (2) também registra 26 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.194.954 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.164.051 já são considerados recuperados, 5.118 encontram-se ativos e 25.785 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.442.415 casos descartados e 230.715 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. 

3. Na Bahia, 51.442 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Com 6.341.783 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.573.787 receberam também a segunda aplicação, e mais 249.741 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta segunda-feira, a Bahia já vacinou 59,4% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose. 

5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/
                                                 *****
6. O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) apreciará, em sessão plenária desta terça-feira (03.08), as contas do Poder Executivo, relativas ao exercício de 2020. Após a apreciação, o plenário emitirá o Parecer Prévio, com a posição da Corte de Contas, que será posteriormente enviado para o julgamento da Assembleia Legislativa.

7. A sessão vai ser iniciada às 14h30, e, após a relatora do processo das contas, conselheira Carolina Matos Alves Costa, apresentar sua proposta de voto, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) fará uma sustentação oral das posições do Executivo, que deverá ser apresentada pelo procurador-geral Paulo Moreno. 

8. Em seguida, os demais conselheiros votarão e, caso assim desejem, poderão apresentar alterações ou mesmo apresentar votos em separado. Como ocorre desde o início da pandemia da Covid 19, a sessão será realizada de modo virtual e poderá ser acompanhada em tempo real pelo canal do TCE/BA no Youtube.

9. A Embasa informa que será preciso suspender o abastecimento de água na próxima quinta-feira (05/08), a partir das 7h, nos municípios de Feira de Santana, Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis. A suspensão será necessária para o entroncamento de redes adutoras na obra do Centro de Reservação  do Tomba.   

10. A previsão é que o serviço seja concluído no início da noite da própria quinta-feira, quando o abastecimento começará a ser regularizado, de forma gradativa, em até 24 horas. 

11. A CCR Metrô Bahia está com inscrições abertas para processos seletivos de três vagas até o dia 5 de agosto. As oportunidades são destinadas aos cargos de Analista Comercial, Analista de Tecnologia e Agente de Atendimento e Manutenção, sendo a última exclusiva para PCDs.

12. Para atuar na área comercial, é necessário ter curso superior em Marketing, Comunicação, Administração, Economia ou Gestão Comercial, além de experiência em atividades relacionadas a vendas, comercialização de espaços comerciais, shoppings ou centros comerciais, vendas imobiliárias e ou varejista. 

13. O perfil da vaga de Agente de Atendimento e Manutenção Civil prevê a formação em curso Técnico de Edificações, conhecimento no pacote office e Habilitação B. Já a vaga em Tecnologia é para candidatos e candidatas que tenham graduação completa em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou áreas correlatas.

14. Os interessados devem efetuar as inscrições no site www.ccrmetrobahia.com.br até o dia 5 de agosto.  O salário é compatível com o mercado e os colaboradores também terão direito a outros benefícios. Informações adicionais são disponibilizadas na plataforma. A CCR Metrô Bahia é uma empresa do Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessões em infraestrutura da América Latina. 

15. Desde 2013, a concessionária é responsável pela construção, manutenção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, por um período de 30 anos, através de uma Parceria Público-Privada (PPP).

16. Depois de chamar empresária de "vagabunda", a dona do Restaurante Preta, o secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, deveria pedir demissão do cargo para não prejudicar governo Rui Costa. O governador - todos conhecemos - não compactua com esse tipo de comportamento.

17. No mês de julho foi inaugurada a Apae Shopping, uma loja de artigos de presentes confeccionados por jovens da Apae de Feira de Santana. Caixas decoradas, nécessaires e canecas estão entre os itens disponíveis no empreendimento, localizado em um centro comercial, no Shopping Cidade das Compras. A produção é feita a partir das oficinas de costura, artesanato e serigrafia, oferecidas aos alunos pelo Núcleo de Educação Profissional (NEP) da Escola Normando Alves Barreto. Os valores arrecadados nas vendas contribuem para a continuação dos serviços oferecidos pela instituição.

18. Terça-feira, 3, é dia de choradeira dos jovens da seleção brasileira de futebol no jogo contra o México. Ou melhorar ou voltam para casa. 

19. O aquecimento global pode tirar Lagos, capital da Nigéria, do mapa até 20100. A cidade tem 23 milhões de habitantes no país com maior população da África.

20. Devido ao avanço da vacinação e à redução no número de casos de Covid-19, as ações de proteção à vida, que estavam presentes desde o início da pandemia em bairros soteropolitanos, foram suspensas. Entretanto, o serviço de testagem continua sendo oferecido pela Prefeitura em 50 unidades de saúde, espalhadas nos 12 distritos sanitários da capital baiana. Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

21. Assim como a vacina, a testagem também é uma forma de barrar o contágio da doença. A subcoordenadora da Rede Laboratorial, Olivette Borba, destacou a necessidade de continuar a realização dos exames para identificar os casos ativos de Covid-19 em Salvador.

22. “Ao realizar o teste, estamos dando resposta à população que procura nossas unidades de saúde, e tomando as medidas necessárias, caso o resultado seja positivo. Acredito que a testagem também é uma medida preventiva para que a gente saia da pandemia, porque a gente tem a oportunidade, após o exame e identificação de um caso positivo, de afastar essa pessoa do convívio com outras e impedir a transmissão da doença ”, explicou Olivette.