sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR VACINA CONTRA COVID JOVENS DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADES

Dos 1.187.550 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.154.936 já são considerados recuperados, 7.020 encontram-se ativos e 25.594 tiveram óbito confirmado.
27/07/2021 às 12:18
   1. A Prefeitura de Salvador inicia, nesta terça-feira (27), o cadastro dos adolescentes de 12 aos 17 anos com comorbidades e deficiência física, elencadas no Plano Nacional de Imunização. A lista subsidiará a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no planejamento da imunização desse grupo, assim que o governo federal, e em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), habilitar o público para a estratég

2. A medida foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis hoje pela manhã, durante apresentação do Road Show Salvador 2021, ocorrido no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro. “O Ministério da Saúde já sinalizou essa ação e estamos nos antecipando para, quando for autorizada essa vacinação de 12 a 17 anos, começar a partir daqueles que possuem deficiência ou comorbidades, como foi feito com outros públicos prioritários”, declarou.

3. Para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização, o cadastramento deverá ser feito através da plataforma virtual www. comorbidades. saude. salvador. ba. gov. br. O acesso ao dispositivo é restrito ao médico que utiliza o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.

4. “Nossa cidade é reconhecida nacionalmente pela eficiência e bom planejamento na aplicação da vacinação. Disponibilizamos uma ferramenta que deverá ser utilizada pelos médicos, a fim de atestar a comorbidade dos seus pacientes para que estes tornem-se aptos à vacinação. 

5. Quando tivermos a autorização do governo federal e CIB para iniciar a aplicação da vacina desse público, já teremos a lista para que possamos fazer o melhor planejamento da estratégia”, explicou o titular da SMS, Leo Prates.

 7. Confira o passo a passo:
1 – O portador da comorbidade ou deficiência com a idade entre 12 e 17 anos deve procurar o médico onde é acompanhado – tanto da rede pública quanto da rede privada;
2 – O médico fará a avaliação do paciente e verificará se o mesmo está dentro das comorbidades e deficiências elencadas pelo Plano Nacional de Imunização;
3 – Caso esteja elegível, o médico incluirá o nome do paciente na lista de habilitados para campanha de vacinação contra Covid-19 através do portal www. comorbidades. saude. salvador. ba. gov. br;
4 – Quando a vacinação do grupo estiver aberta, é importante destacar que, antes de se dirigir ao ponto de imunização, o paciente deverá conferir se o nome está cadastrado no site da SMS.
                                                                             *****
 
8. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.337 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 2.059 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (27) também registra 54 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.187.550 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.154.936 já são considerados recuperados, 7.020 encontram-se ativos e 25.594 tiveram óbito confirmado.

9. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.429.150 casos descartados e 231.790 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. 

10. Na Bahia, 51.350 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

11. Com 6.099.484 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.399.267 receberam também a segunda aplicação, e mais 246.879 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta terça-feira, a Bahia já vacinou 56,9% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose. 

12. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                               *****
13. A vacinação da primeira dose contra a COVID-19 de pessoas com 38 anos ou mais será retomada pela Prefeitura de Lauro de Freitas nesta quarta-feira (28). A aplicação de vacinas havia sido interrompida por falta de doses disponíveis e será iniciada após o recebimento, na tarde desta terça-feira (27), de 1.780 doses do imunizante Coronavac, enviadas pelo Ministério da Saúde.

14. O público com 38 anos ou mais deverá comparecer a um dos dois drives-thru de vacinação montados pela Prefeitura na Quadra da Escola 2 de Julho (Itinga) ou no Ginásio de Esportes do Aracui (Rua dos Vereadores), das 8h às 13h, portando documento oficial de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

15. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESA), o município deve receber ainda esta semana novas doses dos imunizantes Oxford/Astrazeneca e Pfizer que deverão ser utilizadas para aplicação de primeira e segunda dose. A aplicação de segunda dose em Lauro de Freitas segue interrompida até a chegada de novas doses.

16. Novos grupos de pessoas com 34 anos começam a ser vacinadas em Salvador a partir desta quarta-feira (21). O Mutirão das Idades será retomado incluindo esse novo público, de maneira escalonada. A primeira dose para os nascidos até 28/02/1987 será aplicada das 8h às 12h. Das 13h às 16h, será a vez dos nascidos até 28/07/1987.

17. Segundo o prefeito Bruno Reis, além da vacinação por idade, haverá 1ª dose para as pessoas dos grupos prioritários com nome na lista (ver condições abaixo). Para dar prioridade à 1ª dose, a aplicação de 2ª dose estará suspensa.

18. Para ampliar o acesso do público às doses, a SMS destacará toda a estrutura de drives e postos fixos para a primeira aplicação, das 08 às 16 horas. Com isso, a administração das 2ª doses estará suspensa na capital.

19. Confira os pontos de vacinação desta quarta-feira (28): 1ª DOSE – 08 ÀS 16 HORAS
Drivers:  Centro de Convenções, 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo, Arena Fonte Nova, Faculdade Universo (Avenida ACM), Vila Militar (Dendezeiros), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), FBDC Cabula, PAF de Ondina, Unijorge (Paralela) e Shopping Bela Vista.

20. Pontos Fixos: USF Vila Nova de Pituaçu, Unijorge (Paralela), 5º Centro de Saúde (Barris), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), UBS Ramiro de Azevedo, USF Resgate, USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, USF Cajazeiras V, USF Federação, USF Vale do Matatu, USF Pirajá e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros). 

21. FAIXA ETÁRIA – PESSOSAS COM 34 ANOS OU MAIS
A estratégia contemplará todas as pessoas com idade igual ou superior a 34 anos que residem na cidade. Durante a manhã, das 08 às 12 horas, serão imunizados os indivíduos nascidos até 28 DE FEVEREIRO DE 1987. Já no período da tarde, das 13 às 16 horas, poderão comparecer aos pontos de imunização as pessoas nascidas até 28 DE JULHO de 1987. 

22. Vale destacar ainda que a atualização da situação cadastral é obrigatória para ter acesso à primeira dose da vacina contra Covid-19 em Salvador. Antes de se dirigir aos pontos de imunização, é necessário conferir se o nome consta na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde, na Relação de Adultos Elegíveis para Vacinação - http://www.saude. salvador.ba.gov.br/. Caso o nome não esteja na lista, o recadastramento pode ser feito online no endereço eletrônico recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br ou presencialmente nas Prefeituras-Bairros mediante agendamento prévio.

23. Os caminhoneiros com carteira das categorias C, D, E, AE ou AC com idade igual ou superior a 18 anos estão habilitados a se vacinar contra a Covid-19 em Salvador.  Todos devem ter nome na lista do site da SMS e ser residente de Salvador para ter acesso as doses. 

24. No ato da vacina apresentar documento oficial com foto, carteira de habilitação por categoria, o documento do caminhão e cópia impressa do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do último Imposto de Renda, ou último contracheque da empresa de transporte de carga, ou última nota fiscal.

25. É indispensável também levar as cópias impressas do Certificado de Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas e do Extrato do Transportador com situação ativa. Ambos os documentos devem possuir a data de validade superior ao dia de vacinação. 

26. TRABALHADORES DA INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO CIVIL Todos os profissionais com 18 anos ou mais, devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS e estar em pleno exercício das atividades em Salvador. No ato da vacinação, terão que apresentar um documento oficial com foto e cópia impressa de contracheque ou carteira de trabalho atualizada ou contrato Pessoa Jurídica. 20.