Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID 19: 202 MUNICÍPIOS DA BAHIA NÃO REGISTRAM MORTES

Dos 1.180.732 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.145.914 já são considerados recuperados, 9.408 encontram-se ativos e 25.410 tiveram óbito confirmado
22/07/2021 às 19:30
   1.Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.377 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.208 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (22) também registra 53 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.180.732 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.145.914 já são considerados recuperados, 9.408 encontram-se ativos e 25.410 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.417.706 de casos descartados e 231.943 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 51.278 profissionais de saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 25.410, representando uma letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 55,77% ocorreram no sexo masculino e 44,23% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,90% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,52%, preta com 15,31%, amarela com 0,41%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,72% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 59,91%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,59%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                *****
5. Até esta quinta-feira (22), 202 municípios baianos não registraram óbitos decorrentes da Covid-19 no mês de julho. Na avaliação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, isso é uma vitória para a sociedade e reflexo da imunização.

6. De acordo com o secretário, “a Bahia ultrapassou a marca de 6 milhões de vacinados com a primeira dose ou dose única de imunizante contra a Covid-19. Isso representa mais de 53% da população baiana com 18 anos ou mais. Outros indicadores positivos se apresentam, como uma queda de até 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos, quando comparado os meses de março e junho deste ano”, destaca Vilas-Boas.

7. Na avaliação do titular da pasta da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “os dados comprovam a eficácia da vacinação, mas isso só está sendo possível graças ao planejamento estadual na aquisição de insumos para a aplicação das vacinas e a logística de distribuição em até 24 horas para os 417 municípios. Os gestores municipais também estão de parabéns ao criarem estratégias para vacinar rapidamente”, analisa o secretário.

8. Confira abaixo a lista completa dos municípios que não registraram óbitos relacionados à Covid-19.

9; Abaíra, Abaré, Adustina, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Amélia Rodrigues, América Dourada, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antônio Cardoso, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Araças, Araci, Aramari, Arataca, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra Do Choça, Barra Do Rocha, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Biritinga, Boa Vista Do Tupim, Bom Jesus Da Serra, Boninal Bonito, Brejões, Brejolândia, Buritirama,Caém, Caetanos, Cafarnaum, Cairu Caldeirão Grande, Camacan, Canápolis, Candiba, Canudos;

10. Capela Do Alto Alegre, Caraíbas, Caravelas, Cardeal Da Silva, Castroalves, Catolândia, Caturama, Chorrochó, Coaraci, Conde, Contendas Do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Dário Meira, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Érico Cardoso, Esplanada, Fátima, Feira Da Mata, Firmino Alves, Floresta Azul, Gavião, Gentio Do Ouro, Governador Mangabeira, Guajeru, Guaratinga, Ibipeba, Ibiquera, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibitiara, Ibititá, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Iraquara, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaju Do Colônia, Itambé, Itanagra, Itapé, Itapebi, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Jacarac, Ijaguaripe;

 11. Jandaíra, Jiquiriçá, João Dourado, Jucuruçu, Jussara, Lagoa Real, Lajedinho, Lajedo Do Tabocal, Lamarão, Lençóis, Licínio De Almeida, Macajuba, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada De Pedras, Mansidão, Mascote, Matina, Milagres, Mirangaba, Mirante, Morpará, Mortugaba, Mulungu Do Morro, Mundo Novo, Muniz Ferreira, Muquém De São Francisco, Nordestina, Nova Fátima, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Ouriçangas, Ourolândia, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Pedrão, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piripá, Piritiba, Planaltino, Ponto Novo, Presidente Tancredo Neves;

12. Quixabeira, Retirolândia, Riachão Das Neves, Riachão Do Jacuípe, Ribeira Do Amparo, Ribeirão Do Largo, Rio Do Pires, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz Da Vitória, Santa Inês, Santa Teresinha, Santa Luz, Santo Amaro, São Félix, São Félix Do Coribe, São Francisco Do Conde, São Gabriel, São José Da Vitória, São José Do Jacuípe, Saubara, Saúde, Sebastião Laranjeiras, Senhor Do Bonfim, Serra Do Ramalho, Serra Dourada, Serra Preta, Sítio Do Mato, Sítio Do Quinto, Souto Soares, Tabocas Do Brejo Velho, Tanquinho, Taperoá, Teofilândia, Terra Nova, Ubaitaba, Urandi, Utinga, Várzea Da Roça, Várzea Do Poço, Várzea Nova, Varzedo Vereda, Wagner.

13. Durante a sessão desta quinta-feira (22), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) concedeu provimento parcial ao recurso ordinário apresentado pelo prefeito de Jussari, Antônio Carlos Bandeira Valete, mas manteve a rejeição das contas relativas ao exercício de 2019 da prefeitura.

14. Segundo o órgão, ele “não conseguiu descaracterizar a irregularidade relacionada à extrapolação continuada do limite da Dívida Consolidada Líquida”. 

15. O Shopping Piedade iniciou o mês de julho contabilizando a inauguração de 15 unidades ao longo dos últimos 12 meses, desde a reabertura na 1ª fase da flexibilização do comércio. Abriram suas operações e desta forma ampliaram o mix de lojas e serviços a Vivo, Trifil, Rommanel, Ótica Fábrica da Gente, Pétala farmácia de manipulação, 3DF Modas, Laboratório Clínica Seta, Novo Conceito Salão de Beleza, Reis Móveis, Casa do Celular;

16.  Óticas Pague Menos, Delícias de Salgados, Café Bahiano, Chato Afro Culture e A Favorita. De acordo com o superintendente, Cláudio Marques, este contexto animador traz novo fôlego e otimismo. “A chegada de novas lojas sempre criam boas expectativas, principalmente considerando que o varejo foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia. Isso mostra que o segmento de Shopping Center continua sendo uma boa opção de investimento. De acordo com a Abrasce, o setor apresenta uma projeção de alta de 9,5% em 2021", enfatiza.

17. As ações de ordenamento da cidade e a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) em Salvador foram algumas das experiências conhecidas pelo titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) de Maceió, Thiago Prado, nesta quarta-feira (22), em visita à capital baiana. Pela manhã, o gestor participou de uma apresentação entre gestores, conheceu as dependências da Semop e da sede da GCM na Avenida San Martin. 

18. À tarde, Prado percorreu algumas ruas do Centro, acompanhado da titular da Semop, Marise Chastinet, e do diretor de Serviços Públicos, Adriano Silveira. Eles passaram por locais como o Largo Dois de Julho (Campo Grande), Praça Barão do Rio Branco (Relógio de São Pedro) e Avenida Joana Angélica.

19. No Campo Grande, o diretor de Serviços Públicos da Semop explicou como é feito o ordenamento de ambulantes no período natalino, quando o local se transforma em um grande atrativo de visitação devido à decoração e iluminação. No Relógio de São Pedro e Joana Angélica, o gestor observou de perto o ordenamento do comércio informal.

20. O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) conta, agora, com duas novas integrantes para compor sua diretoria. Trata-se da médica infectologista Ledívia Sampaio Nogueira Espinheira, nomeada na função de diretora de Gestão do Cuidado, Inovação e Saúde (DGCI), e da engenheira civil Juliana de Oliveira Alves Melo, que assume a função de diretora executiva da unidade. 

21. Com a chegada de Ledívia e Juliana, a diretoria passa a ser majoritariamente feminina. Isso porque elas atuarão junto ao diretor-geral, Adil Duarte Filho; diretora administrativa, Jusçara Dantas; diretor médico, André Estrela, e diretora de enfermagem, Indaiane Abade, nomeados pelo Governo do Estado da Bahia no último dia 16 de março. Todos eles são servidores estaduais efetivos.  

22. Ledívia Espinheira é médica infectologista e mestre em medicina e saúde pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com MBA em gestão executiva em saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV). É, também, consultora em gestão e qualidade de serviços de saúde. Atuou como diretora de Atenção Especializada da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (DAE-Sesab), secretária Municipal de Saúde de Ilhéus e diretora do Hospital de Campanha Arena Fonte Nova. 

23. “É uma emoção grande retornar ao Hospital Roberto Santos depois de tantas experiências fora. Vou enfrentar esse desafio com muito prazer e com o objetivo de contribuir com o projeto de um local onde vivi momentos importantes, quando atuei na enfermaria do serviço de HIV. 

24. Retorno para esse hospital tão complexo e com tantos desafios – afinal, é o maior hospital público do Norte e Nordeste – para somar a essa diretoria de excelente formação. É, realmente, uma felicidade e espero que possamos oferecer, cada vez mais, a melhor assistência possível para os nossos usuários”, comemora a nova titular da DGCI-HGRS.