Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA COVID NA BAHIA TEM QUADRO ESTABILIDADE COM 10.502 INFECTADOS

Salvador não terá vacinação neste domingo, 18
17/07/2021 às 15:16
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.915 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.409 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico deste sábado (17) também registra 58 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.171.292 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.135.624 já são considerados recuperados, 10.502 encontram-se ativos e 25.166 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.408.531 casos descartados e 230.362 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 51.160 profissionais de saúde foram confirmados para Covid-19. O número deste sábado é menor que o desta sexta por conta de uma correção no banco de dados. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 25.166, representando uma letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 55,75% ocorreram no sexo masculino e 44,25% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,93% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,48%, preta com 15,33%, amarela com 0,41%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,71% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,08%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,67%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                               *****
5. Com mais de 20 grupos prioritários vacinados e de 50% da população adulta imunizada com a primeira dose contra a Covid-19, Lauro de Freitas ampliou o público de vacinação, neste sábado (17), com a aplicação de vacinas em bancários de agências do município. De 220 trabalhadores da área cadastrados, 126 compareceram ao ponto de vacinação montado na faculdade Unime para receber a 1ª dose.

6. Uma delas foi Majorie Chatagnier, 32 anos, que comemorou o início do ciclo de sua imunização. “A expectativa era grande, esperamos muito tempo por isso. Nosso trabalho faz parte dos serviços essenciais e não parou em momento nenhum”, disse. A bancária encontrou o ponto de vacinação tranquilo, sem grande fila de espera.

7. Segundo Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, houve um acréscimo de 176% no número de óbitos relacionados à categoria, quando comparado ao ano passado. “Atendemos boa parte da população brasileira, pagando auxílio emergencial, bolsa família e tantos outros benefícios sociais, em momento de grave crise econômica. Atendemos muita gente em ambientes fechados, que geram aglomeração, e estamos expostos ao risco”, frisou.

8. Vasconcelos reforça que o Sindicato começou a luta pela vacinação desde dezembro do ano passado, quando chegaram as primeiras doses no país. “Agora, após aprovar uma resolução no Ministério da Saúde que nos incluiu, várias Prefeituras estão fazendo a vacinação e agradecemos a de Lauro de Freitas que prontamente atendeu. Na quinta-feira (15) tivemos reunião, na sexta teve o cadastro e hoje estamos vacinando”, finalizou.

9. A vacinação por idade, 1ª e 2ª dose, está suspensa. A Secretária Municipal de Saúde (SESA) aguarda a chegada de novos lotes de vacinas contra a Covid-19, para retomar o cronograma. A vacinação desse público-alvo atingiu a faixa etária de 41 anos, na última sexta-feira (16), quando 2.744 doses foram aplicadas.

10. A  aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 teve movimento tranquilo neste sábado, 17. Inicialmente planejada para nascidos até o ano de 1982 ou com 39 anos, o critério foi ampliado e pessoas com 38 anos puderam ser vacinadas - isso por conta da agilidade no atendimento ao público.
 
11. Para intensificar a imunização, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou 12.700 doses, distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), UniFTC e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – este último contou com o apoio dos professores.
 
12. Agradecendo, foi assim que Josilene Dias, de 50 anos, chegou para tomar a vacina na Unidade Básica de Saúde do Cassa, no bairro Capuchinhos. Durante a pandemia ela foi diagnosticada com a Covid e ficou internada por oitos dias.Segundo Josilene, a vacinação é mais um motivo para celebrar a vida.
 
13. "É uma sensação maravilhosa, com certeza é uma dose de alegria e esperança”, disse emocionada. 
 
14. Vale destacar que em Feira de Santana já foram vacinadas 227.526 pessoas com a primeira dose. Desse quantitativo, 88.647 completaram o esquema de vacinação, ou seja, receberam as duas doses da vacina.

15. A comunicação pode ajudar a salvar vidas no trânsito? Esse será um dos temas abordados no I Webinar de Jornalismo de Segurança Viária 2021 de Salvador, que será realizado virtualmente na próxima quinta-feira (22), a partir das 10h. As inscrições gratuitas podem ser feitas até terça-feira (20) pelo link vitalstrategies. zoom.us/ meeting/ register/ tJAtduqorTksHdVH4bNb2yr0-Z2KRqhPj0Xa.

16. O webinar é realizado pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária. Na ocasião, os jornalistas terão a oportunidade de expandir habilidades e desenvolver novas e estimulantes ideias para ir além da cobertura habitual das ocorrências no trânsito.

17. Durante o evento serão explorados dados de segurança viária e fatores de risco, conceitos de sistemas seguros e o que dizem as mais recentes evidências em reportagens internacionais de segurança no trânsito. O webinar reúne especialistas para fortalecer a elaboração de reportagens sobre segurança viária e promover soluções e melhores práticas para a imprensa.

18. Os participantes vão poder debater o tema com palestrantes como Victor Pavarino, assessor de Segurança Viária para a Organização Pan-americana de Saúde (Opas); Dante Rosado, coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global no Brasil; e Omar Jacob, assessor técnico Regional para a América Latina da equipe de comunicação da Vital Strategies.

19. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que as aplicações da primeira e segunda doses da vacinação contra Covid-19 estão suspensas em Salvador neste domingo (18). A estratégia será retomada na próxima segunda-feira (19) com a Operação Estoque Zero, quando os pontos de vacinação vão intensificar a aplicação da segunda dose do imunizante Oxford em toda a cidade. 

20.  A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), divulgou nesta sexta-feira (16), a lista dos aprovados para os cursos de Design de Aulas para o Ensino Remoto e curso de Uso Pedagógico de Plataformas e Ferramentas Digitais que compõe a Formação Continuada em Tecnologia na Educação.

21. A primeira atividade desta terceira edição acontece na segunda-feira (19), às 17h, no canal do IAT, no Youtube, com participação dos professores André Luiz Soledade, Luciana Albuquerque, Camila Moura e Valdineia Oliveira.  A formação terá a carga horária de 20h em uma combinação de atividades síncronas e assíncronas, oferecidas no Google Sala de Aula e com plantões tira-dúvidas via Google Meet e lives abertas no Youtube também para educadores não inscritos nos cursos.

22. “Esta primeira atividade será de apresentação de turmas e do desenho geral do curso, contaremos com a participação dos professores da Rede Anísio que são mentores dos cursos” contou Mona Nascimento, coordenadora do Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais da rede pública estadual de ensino da Bahia – Rede Anísio Teixeira.