Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE INFECTADOS PELA COVID NA BAHIA VOLTA A SUBIR E SÃO 12.089

Lauro de Freitas vai abrir mais as atividades econômicas
09/07/2021 às 08:17
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.479 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.419 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (9) também registra 96 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.152.031 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.115.272 já são considerados recuperados, 12.089 encontram-se ativos e 24.670 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.390.314 casos descartados e 233.078 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 51.216 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 24.670, representando uma letalidade de 2,14%. Dentre os óbitos, 55,78% ocorreram no sexo masculino e 44,22% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,00% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,35%, preta com 15,35%, amarela com 0,42%, indígena com 0,15% e não há informação em 6,74% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,25%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,67%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                               *****
5.A Prefeitura de Lauro de Freitas publicou Decreto Nº 4.853, nesta sexta-feira (09), que implementa a segunda fase de flexibilização de atividades econômicas no município. Com as medidas de enfrentamento à pandemia prorrogadas até o dia 23, a restrição de circulação noturna passa a valer a partir de zero hora até as 5h da manhã. As escolas da rede privada têm autorização para reiniciar suas atividades, em formato híbrido, a partir da próxima segunda-feira (12), de acordo com protocolo já definido.

6. Poderão funcionar, conforme o decreto, todos os dias da semana, com horário livre, serviços de saúde em geral, farmácias e drogarias, laboratórios de análises clínicas, postos de combustíveis, call center ou data center, cemitérios e serviços funerários, hotéis, pousadas e demais estabelecimentos de alojamento. O escalonamento de funcionamento de outros setores econômicos, conforme dias e horários permitidos, está disponível na página de decretos no site da Prefeitura (https://www.laurodefreitas.ba).

7.Estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado. As medidas do novo decreto não se aplicam para o deslocamento de ida a serviços de saúde ou farmácia, compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência, bem como aos trabalhadores que atuam nas unidades de saúde e segurança.

8. As aulas da rede privada, em formato presencial e remoto, autorizadas a reiniciar a partir do dia 12 de julho, devem atender o protocolo validado no Decreto Municipal Nº 4.834/2021. Na autorização, a ocupação das salas de aula e demais ambientes de uso dos estudantes e profissionais da educação deve ser de 50%.

9. Para a rede municipal de ensino, foi estabelecido o prazo de 15 dias, a partir da vigência do Decreto Nº 4.853, para que apresente um protocolo sanitário a ser utilizado quando ocorrer a retomada das aulas, em regime híbrido, nas escolas.

10. A circulação dos meios de transporte municipais deverá encerrar à meia noite e meia e retornar ao seu funcionamento às 05h. Já os prestadores de serviço na modalidade delivery de alimentos e bebidas têm a permissão de circulação até as 23h59, com tolerância de até 1h para o deslocamento até seus domicílios.

11. O novo decreto permite eventos e atividades com a presença de até 100 pessoas. Os atos religiosos só podem ocorrer desde que atendam aos protocolos sanitários estabelecidos, como a limitação da ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, distanciamento social adequado e o uso de máscaras, além de instalações físicas amplas, que permitam ventilação natural.

12. Atividades esportivas seguem liberadas, exclusivamente, quando praticadas individualmente ou em duplas, desde que não haja a previsão de contato físico entre seus praticantes, e todas as medidas de prevenção e cuidados sejam devidamente cumpridas. A autorização para a realização de eventos esportivos de caráter coletivo está subordinada à ausência de público, conforme termos definidos no Decreto Estadual nº 20.585/21, publicado nesta quinta-feira (8)

13. Cerca de 10 mil advogados, advogadas e seus dependentes já se cadastraram na maior campanha de vacinação contra gripe H1N1 da história da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB). Na primeira semana, de 05 a 09 de julho, as vans da CAAB estiveram em oito subseções do interior. Em Salvador, a vacinação prossegue durante todo o mês de julho, com atendimento no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM), ao lado do Fórum Ruy Barbosa.

14. A segunda etapa terá início na próxima segunda, 12, e segue até sexta-feira, 16, desta vez visitando mais 11 subseções e levando segurança à saúde da advocacia baiana. O cadastro é feito no site www.caab.org.br. 

15. “Uma primeira etapa exitosa que acolhe advogados, advogadas e dependentes, fortalecendo o nosso objetivo de atender os colegas do interior e também a família de cada um”, disse o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, que tem visitado as subseções para acompanhar de perto a vacinação nessa nova ação da Caixa de Assistência, que vacinará 20 mil pessoas.

16. Na primeira etapa itinerante de imunização as vans da CAAB estiveram em Paulo Afonso, Juazeiro, Jacobina, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Irecê, Feira de Santana e Alagoinhas.

17. SEGUNDA ETAPA – A vacinação na segunda etapa da campanha será nas sedes das subseções de:

Dia 12/07 - Segunda
Itaberaba: 9h
Luís Eduardo Magalhães: 14h 
Dia 13/07 - Terça
Barreiras: 8h
Santa Maria da Vitória: 9h
Bom Jesus da Lapa: 14h
Dia 14/07 - Quarta
Guanambi: 9h
Itabuna: 9h
Vitória da Conquista: 9h 
Brumado: 14h
Dia 15/07 - Quinta
Vitória da Conquista: 9h 
Itabuna: 9h
Dia 16/07 - Sexta
Ilhéus: 9h
Vitória da Conquista: 9h