quarta-feira, 22 de setembro de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID-19 JÁ MATOU 24.574 PESSOAS NA BAHIA; HOJE, 79 ÓBITOS

Pandemia da covid está estável na Bahia, mas mas não tem queda significativa
08/07/2021 às 10:34
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.088 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.804 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (8) também registra 79 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.147.552 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.111.853 já são considerados recuperados, 11.125 encontram-se ativos e 24.574 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.385.711 casos descartados e 233.964 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 51.154 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 24.574, representando uma letalidade de 2,14%. Dentre os óbitos, 55,77% ocorreram no sexo masculino e 44,23% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,97% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,37%, preta com 15,35%, amarela com 0,42%, indígena com 0,15% e não há informação em 6,75% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,31%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,70%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                             *****
5. Pessoas com a segunda dose da vacina Oxford/Astrazeneca marcadas para até o dia 10 de julho em Lauro de Freitas, devem procurar um dos locais de vacinação programados para esta sexta-feira (9). Os pontos estão fixados no Ginásio de Esportes do Aracuí, Colégio Municipal 2 de Julho, em Itinga, Terminal Rodoviário, em Portão e Escola Municipal Esfinge, em Areia Branca. A vacinação será realizada das 8h às 15h.

6. Para receber a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação entregue no ato da primeira dose e documento oficial de identificação com foto. A dose de reforço é aplicada no mesmo ponto de vacinação onde a pessoa tomou a primeira dose. "É de extrema importância que sejam aplicadas as duas doses. 

7. Os estudos feitos pelos fabricantes apontam que apenas com a dose de reforço a proteção é atingida de forma melhor e mais duradoura", alertou o médico e coordenador do Comitê Operacional de Emergências em Saúde (COE), Marcelo Galvão.

8. De acordo com o  boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA) nesta quarta-feira (07), em Lauro de Freitas 28.257 pessoas já estão totalmente imunizadas, seja com as duas doses da Coronavac, AstraZeneca e Pfizer ou foram imunizadas com a Jassen, que é dose única. O número de vacinados representa 18,83% do público-alvo, ou seja, toda população adulta do município. 

9. "Quem deixou de tomar a segunda dose por algum motivo, deve procurar seu ponto de vacinação para completar o esquema o quanto antes. Precisamos atingir a maior quantidade de pessoas vacinadas com as duas doses para conseguir a imunidade coletiva", explicou o médico.

10. A Coffeetown volta a realizar programação de minicursos em sua unidade do Corredor da Vitória, respeitando os protocolos e tomando todos os cuidados ainda necessários. A retomada da agenda começa com o minicurso de drinks, que acontecerá nos dias 19 e 20 de julho (segunda e terça), comandado pelos bartenders Adriana Queiroz e Uesclei Santana.

11. "A ideia é desmistificar o universo dos drinks, fazendo com que as pessoas pensem fora da caixa e notem que podem variar clássicos, dar toques pessoais e coerentes a receitas", explica Adriana.

12. No primeiro dia, das 9h às 12h, será ministrada aula teórica de "Introdução ao Mundo do Bar". No segundo dia, das 9h às 14h, com intervalo de 1 hora, a dupla ministrará aula prática sobre as "Bases do Bar". As vagas são limitadas, com emissão de certificado.

13. As inscrições custam R$ 230 (apenas o teórico) e R$ 450 (os dois dias) e podem ser feitas pelo WhatsApp (71) 98344-4478. Os inscritos concorrerão a produtos Beefeater, Absolut e Balla, parceiros do curso.

14. “Estamos vivendo em um momento o qual proteger a vida é a prioridade das prioridades. O Brasil recentemente criou a Lei Federal n.º 14.151/21, que afasta as gestantes do trabalho presencial, mas para a Bahia ainda não vale! Precisamos reverter esse quadro urgentemente”, afirmou a deputada Ivana Bastos após apresentar o Projeto de Lei 24.229/2021 que obriga o afastamento das servidoras públicas gestantes das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de remuneração, durante e enquanto durarem os efeitos da pandemia do Covid-19.

15.Acontece que a legislação federal citada pela parlamentar, em vigor desde maio de 2021, não se aplica às gestantes servidoras públicas ou trabalhadoras regidas pelos estatutos públicos dos estados, pois para elas o regime jurídico demanda uma lei específica.

16. A parlamentar destaca ainda que a Carta Magna prega em seu artigo sétimo, como um dos direitos dos trabalhadores brasileiros, a redução dos riscos inerentes ao trabalho. “Atualmente, não é exagero afirmar que o maior risco laboral a que o trabalhador se encontra sujeito é a contaminação por covid-19. 

17. Além do risco decorrente do contato físico com os seus colegas de trabalho, o trabalhador, na grande maioria das vezes, depende da utilização de transportes públicos lotados para se deslocar ao estabelecimento e dele retornar para casa”, pontua.

18. Carros esportivos novos e antigos estarão expostos a partir desta sexta-feira (09/07) no Shopping Paralela. A primeira edição da exposição “A Batalha de Gerações” terá oito veículos, como Mustang e Corcel, da Ford, e M6, da BMW. O evento gratuito ocorre na Praça de Eventos do centro de compras, no piso L1, e fica disponível para o público até a próxima quinta-feira (15/07).

19. “São quatro carros atuais e quatro carros antigos numa espécie de confronto. Por exemplo, teremos a disputa entre o Mustang de 1973 contra o de 2020. Um prato cheio para aquelas pessoas que são apaixonadas por veículos de diferentes épocas perceberem as principais mudanças que aconteceram nos modelos de automóvel ao longo das décadas”, destaca o sócio da Boutique Bahia Car e curador da exposição, Vitor Diogo.

20. Na exposição, os aficionados por carros poderão tirar fotos e também ter acesso a informações sobre os veículos. Ao lado de cada carro, uma ficha com dados e curiosidades estará à disposição para leitura. É a segunda mostra do tipo no Shopping Paralela em 2021. Em janeiro, 12 modelos de fuscas ficaram expostos no centro de compras.