Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MINISTÉRIO DA SAÚDA ENVIA PARA A BAHIA MAIS 347.950 DOSES DE VACINAS

Governo do Estado vai enviar as remessas das vacinas do Ministério da Saúde para o interior
03/07/2021 às 12:20
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.211 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 3.104 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico deste sábado (3) também registra 48 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.135.261 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.098.816 já são considerados recuperados, 12.210 encontram-se ativos e 24.235 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.374.341 casos descartados e 233.011 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 50.961 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 24.235, representando uma letalidade de 2,13%. Dentre os óbitos, 55,75% ocorreram no sexo masculino e 44,25% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,98% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,28%, preta com 15,40%, amarela com 0,42%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,77% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,50%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,80%).

4, A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                               *****
5.  Neste sábado (03) em Lauro de Freitas, tiraram a motivação das pessoas com idade igual ou superior a 44 anos para receberem a primeira dose da vacina que protege contra o Coronavírus. Durante todo o dia, os drives e salas de vacinação instaladas em pontos diferentes e estratégicos da cidade aplicaram 2.706 doses.

6. A vacinação foi suspensa neste domingo (4) para todos os públicos, mas volta na segunda-feira (5). Hoje, o município recebeu do Ministério da Saúde, governo Bolsonaro, 960 doses da Janssen.

7. O reflexo da felicidade pelo avanço da imunização pelo critério cronológico, estava estampado no rosto da família Oliveira. Marido, esposa e cunhada foram juntos receber a vacina e comemoram o momento. "Enfim chegou a nossa vez. A sensação não poderia ser melhor, um misto de alívio e felicidade'', falou a trabalhadora doméstica Cleide Oliveira, de 44 anos. Sua irmã, Solange Oliveira, não conteve a emoção. "Obrigada por essa oportunidade, meu desejo é vacina para todos", disse. 

8. Lauro de Freitas destinou para este sábado de vacinação, cinco drives: no Ginásio de Esportes do Aracuí, Colégio Dois de Julho na Itinga, Faculdade Unime no Centro, Terminal Rodoviário em Portão e Escola Esfinge em Areia Branca. Aliado aos drives, cada local possui salas de vacinação destinadas aos pedestres que assim como a dona de casa Adriana Araújo, 44 anos, receberam a proteção. "Tudo muito tranquilo e organizado, não esperei meia hora na fila e fui logo vacinada", elogiou. 

9. O fluxo ágil também foi elogiado pelo soldador Cristian de Araújo, 44 anos. "Lauro de Freitas está dando show na vacinação. Super organizado, não perdemos tempo em filas enormes aqui. A prefeitura está de parabéns", falou ele que optou por ser imunizado no drive da Unime. 

10. Documentos necessários: Para ser vacinado contra a covid-19, além de estar entre os integrantes do público alvo, a pessoa precisa apresentar documento de identificação oficial com foto, cartão SUS, comprovante de residência e CPF. 

11. Em alguns casos, a pessoa que recebeu a dose da vacina contra a covid-19 pode apresentar dores no corpo, febre ou sensação febril, dor de cabeça, dor no local da aplicação ou cansaço.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estes sintomas desaparecem de 24 a 48 horas, caso persistam por mais tempo, o que é raro, é necessário buscar atendimento médico. 

12.A vacinação é essencial para induzir resposta imunológica ao corpo contra a doença, que, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (02), já fez 453 vítimas fatais em Lauro de Freitas. 

13. Neste sábado (3), o governador Rui Costa cumpriu agenda de compromissos em Andaraí, na região da Chapada Diamantina, acompanhado dos senadores Otto Alencar e Jaques Wagner, quando entregou equipamentos que serão utilizados pelos 29 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante (Chapada Forte).

14. "Hoje é a entrega de equipamentos de ônibus escolares, mas é o fortalecimento de uma ideia, de que a união faz a força, faz a diferença. Então, a união dos prefeitos com apoio Governo do Estado pode transformar para melhor, tanto a infraestrutura do Estado, como aumentar e potencializar e organizar as cadeias produtivas, ou seja, fazendo com que a agricultura familiar produza mais com a qualidade melhor e o agricultor familiar possa ganhar mais dinheiro, possa melhorar qualidade de vida e sustentar com dignidade, com bom padrão de vida a sua família", afirmou o governador.

15. O investimento de R$ 1,3 milhão, aplicado por meio da Secretaria de Agricultura, garantiu a entrega de um caminhão-pipa, uma motoniveladora, e um trator esteira para o Consórcio Chapada Forte. Rui Costa também entregou a reforma e ampliação da sede do Consórcio Chapada Forte, que contou com investimento de mais de R$ 90 mil.

16. A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) promoveu mais uma qualificação do Programa de Combate ao Racismo Institucional com servidores da Prefeitura. Na ocasião, o tema principal foi o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa de Salvador (Lei nº 9.451), que completa dois anos no próximo dia 26.

17. Com mais de 60 participantes de forma virtual, a convidada foi Maíra Vida, que é advogada, professora, conselheira estadual da OAB-BA e presidente da comissão especial de Combate à Intolerância Religiosa e cofundadora do Afro-Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica - Aganju/Coalizão Negra Por Direitos. Foram abordados temas referentes aos direitos humanos e relações raciais, lembrando os direitos e práticas sociais que garantem o reconhecimento do outro no ambiente coletivo e também individual.

18. Maíra considerou como ponto alto o Capítulo IX do Estatuto, que aborda o direito de acesso a serviços públicos e o combate ao racismo institucional. Além disso, ela falou da questão da adequação dos serviços públicos ao princípio do reconhecimento e valorização da diversidade e da diferença racial, religiosa e cultural, em conformidade com o disposto no Estatuto.

19. Outro assunto comentado pela convidada foi o Capítulo VII do Estatuto, que fala sobre as mulheres negras, e sobre a legislação penal antidiscriminatória e marcos normativos importantes, a exemplo da Lei Afonso Arinos, nº 1.390/51, que transformou o crime de discriminação racial em contravenção penal. A legislação foi atualizada para a Lei nº 7.716/89, que determinou a pena de reclusão a quem tenha cometido atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, regulamentando como inafiançável e imprescritível o crime de racismo.

20. Para a secretária da Semur, Ivete Sacramento, a fala de Maíra Vida remeteu a um passeio de reflexão sobre a questão da promoção da igualdade racial no Brasil e no mundo. “Fiquei muito impactada com as indicações e artigos. Ficamos muito felizes com esse olhar diferenciado, de fora pra dentro da Prefeitura”, disse.

21. Uma nova remessa de vacinas contra Covid-19 fabricadas pelo laboratório Janssen e enviadas pelo Ministério da Saúde do governo Jair Bolsonaro chegou à Bahia neste sábado (3). As 162.700 doses do imunizante foram trazidas em um voo comercial que pousou no aeroporto de Salvador às 9h05. Esta é a segunda carga que a Bahia recebe deste tipo de vacina, que é de aplicação única.

22. A remessa começará a ser  distribuída ainda neste sábado para todas as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios baianos. A logística de distribuição será feita com aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado.

23. As vacinas serão utilizadas para dar prosseguimento ao plano de vacinação que está sendo executado pelos municípios. Além das doses da Janssen, está prevista a chegada de 185.250 imunizantes da Oxford/AstraZeneca, em um voo comercial com horário de pouso no aeroporto de Salvador marcado para 23h50.  Essas doses serão reservadas para a segunda aplicação.