Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SÃO JOÃO AINDA NÃO CHEGOU E INFECTADOS NA BAHIA PELA COVID SÃO 15.908

21 MIUDINHAS: Há algum alarme em relação ao São João antes do tempo
18/06/2021 às 19:54
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.998 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.023 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (18) também registra 102 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.088.035 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.049.119 já são considerados recuperados, 15.908 encontram-se ativos e 23.008 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.335.779 casos descartados e 237.206 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 50.254 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 23.008, representando uma letalidade de 2,11%. Dentre os óbitos, 55,80% ocorreram no sexo masculino e 44,20% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,91% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,20%, preta com 15,46%, amarela com 0,42%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,87% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,17%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,09%).
                                                      *****
4. No embalo da sanfona, triângulo e zabumba, o Arraiá da Vacinação no município de Madre de Deus é um exemplo positivo de como as cidades baianas podem manter a tradição e estimular a vacinação. O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas visitou o município nesta sexta-feira (18) e conheceu o drive thru junino que vacinou mais de 540 pessoas pela manhã.

5. “Iniciativas como essa devem ser estimuladas em toda a Bahia”, ressaltou o secretário, após vacinar Cidnei Roque Souza, 51 anos, que compareceu de bicicleta no local da vacinação.

6. O titular da pasta estadual da Saúde também visitou as instalações Hospital Municipal, que passou recentemente por reforma e, na oportunidade, fez a entrega de equipamentos para a unidade.

7. Quem procurou uma das cinco Unidades de Saúde da Família (USF) de Lauro de Freitas referenciadas para atender pacientes com síndromes gripais e respiratórias, na manhã desta sexta-feira (18), pôde realizar testagem rápida para a Covid-19 e ter o diagnóstico em menos de 15 minutos.

8. A ação promovida pela Secretaria de Saúde nos gripários, reforça as estratégias de enfrentamento à pandemia do coronavírus, e testou 437 pessoas nas USF Caji-Vida Nova, Chafariz, Irmã Dulce em Portão, São Judas Tadeu e Espaço Cidadão na Itinga. Desse número pessoas foram confirmadas com a Covid-19. Desse total, 11 testaram positivo e 49 já tiveram contato com o vírus em algum momento.

9. Na USF Caji-Vida Nova, o fluxo foi organizado para evitar aglomerações entre as pessoas que aguardavam para realizar o teste. Logo na entrada da unidade, as cadeiras para espera estavam dispostas com o afastamento adequado de 1,5 metro de distância.

10. “Primeiro realizamos uma triagem para saber se a pessoa está apresentando sintomas, em seguida é realizado o teste. Caso seja positivo, o paciente é encaminhado para atendimento médico”, explicou a gerente da USF, Sueli Bacelar.

11. Diabético e hipertenso, Elinaldo Carneiro, de 59 anos, contou que procurou atendimento na USF porque há dias apresenta febre, fadiga muscular e coriza. “É melhor prevenir e se cuidar. Como eu já tenho outras doenças, tenho que estar sempre atento”, ressaltou. Já Roberto Matos, 56 anos, não estava apresentando sintomas, “mas como a doença pode ser assintomática, então vim testar”, falou.

12. Na USF Chafariz, o movimento foi intenso nesta manhã. O gerente Rogério Coelho, conta que a USF atende todos os dias um volume grande de pacientes sintomáticos para covid-19.

13. “No dia-a-dia fazemos a coleta de material através do swab e encaminhamos ao Lacen-BA para a realização do RT-PCR”, contou enquanto preenchia o questionário de Maria Cristina, 54 anos, para ser testada. A dona de casa estava sentindo dor de cabeça intensa, mal estar e cansaço.

14. Integrantes de uma força tarefa montada para fiscalizar o cumprimento do novo Decreto Municipal de Euclides da Cunha se reuniram na manhã desta sexta-feira (18/06) na Prefeitura para tratar sobre os últimos detalhes.

15. Formada pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Diretoria de Trânsito e Vigilância Sanitária, a fiscalização, segundo o prefeito Luciano Pinheiro, será ampliada e mais rígida, já que todos têm ciência dos perigos oferecidos pela covid-19. "Não será mais tolerado desrespeito às leis e medidas decretadas, pondo em risco a vida das famílias euclidenses. Estamos em guerra contra a doença, e quem não estiver contra ela, está contra a saúde do nosso povo", afirmou o prefeito.

16. O novo Decreto Municipal, publicado também nesta sexta-feira, proíbe, por exemplo, a venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais do município até o dia 30 de junho. O descumprimento resultará em multa de 01 a 10 salários mínimos por infração, podendo, ainda, o estabelecimento infrator ser interditado e ter o alvará de funcionamento cassado.

17. Quem souber ou presenciar algum ato de desrespeito às medidas previstas no Decreto deve ligar para um dos números abaixo:

190 – Emergência Polícia Militar

(75) 99897-0800 – Guarda Civil Municipal

18. Além do prefeito, participaram da reunião o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Macêdo; capitão Frois (PM); delegado da Polícia Civil, Paulo Jason; comandante da Guarda Municipal, Antônio Santana; diretor municipal de Trânsito, Agnaldo Teles; e os secretários municipais Anderson França (Saúde) e William Varjão (Administração, Planejamento, Trânsito e Transporte).

19. A Procuradoria Geral do Estado da Bahia participará da 4ª Edição do Expojud, com um estande virtual, nos próximos dias 22, 23 e 24 de junho. O evento é um encontro sobre a revolução exponencial do ecossistema de Justiça e que irá, mais uma vez, promover uma imersão sobre inovação, tecnologia e Direito. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site https://www.expojud.com/  

20. Além disso, o Expojud é um encontro de líderes das instituições, magistrados, servidores e operadores do Direito e, sobretudo, é um espaço para aqueles que desejam construir a justiça do futuro e esperam uma oportunidade para fazer da inovação, o principal instrumento de transformação da justiça.

21. A programação prevê a apresentação de conteúdos personalizados em estandes, exposição de cases de sucesso de instituições e compartilhamento de conhecimento de keynotes, referências em seus mercados de atuação.

21. Em seu estande, a PGE-BA fará uma apresentação específica do projeto Portal de Recepção de Atos – Gabinete, de suas publicações, além dos projetos concluídos e em andamento acompanhados pela Gestão Estratégica - GESP.