Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

INFECTADOS PELA COVID NA BAHIA CAEM PARA 14.318 COM 97 ÓBITOS

Pandemia dá sinais de queda nesta 3ª onda no estado da Bahia
04/06/2021 às 07:11
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.531 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 3.801 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (4) também registra 97 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.028.518 casos confirmados desde o início da pandemia, 992.591 já são considerados recuperados, 14.318 encontram-se ativos e 21.609 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.291.659 casos descartados e 234.236 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 49.388 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 21.609, representando uma letalidade de 2,10%. Dentre os óbitos, 55,70% ocorreram no sexo masculino e 44,30% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,78% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,13%, preta com 15,47%, amarela com 0,43%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,07% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 62,03%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,27%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                     ******
5. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), divulgou editais para a venda de oito terrenos públicos, referentes às áreas já desafetadas. Os terrenos anunciados estão localizados nos bairros do Itaigara, Jardim Armação, Itapuã, Piatã, Candeal, Imbuí, Nova Sussuarana e na Avenida Anita Garibaldi. A expectativa é de que a arrecadação com a venda dos oito imóveis ultrapasse R$40 milhões.

6. Os editais e os anúncios de venda estão disponíveis no site www. sefaz. salvador. ba. gov. br /Servicos /LicImoveis#gsc.tab=0. As licitações acontecem entre os meses de julho e agosto no auditório da Sefaz, no Centro.

7. De acordo com a titular da pasta, Giovanna Victer, a venda dos terrenos contribuirá para a utilização máxima do potencial econômico destas áreas, mantendo o equilíbrio das contas e a complementação dos recursos financeiros do município, especialmente em um momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

8. Além dos recursos obtidos com a venda dos imóveis, que vão possibilitar a realização de ações e projetos da Prefeitura a serem revertidos aos cidadãos, a população também se beneficiará de novos investimentos, provenientes da arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), bem como em novas receitas do Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITIV).

9. A expectativa é que a aquisição desses imóveis pela iniciativa privada também possa significar a implantação de novos empreendimentos e arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) durante a construção, principalmente pela criação de novas vagas de trabalho para o funcionamento desses empreendimentos em diversos setores da atividade econômica.
                                                     ******
10. O PT SALVADOR se prepara para o ato Fora Bolsonaro do próximo dia 19 de junho na capital, que será às 14h, do Campo Grande à Barra. O diretório municipal participou nesta sexta-feira (4) de reunião com os demais organizadores das manifestações realizadas pela Campanha Nacional Fora Bolsonaro em Salvador para definir as orientações de segurança sanitárias para o novo protesto que exige o afastamento do atual presidente.

11. O presidente municipal do partido, Ademário Costa, reforçou sobre a necessidade de ir às ruas seguindo todos os protocolos de saúde. “Reiteramos aos participantes que não devem ir ao ato sendo grupo de risco, se não estiver vacinado com as duas doses ou se mora com alguém nessa situação, esteja com sintomas ou se sinta inseguro. Além disso, também precisamos seguir as orientações de segurança nas ruas, usando máscara PFF2, álcool em gel e mantendo o distanciamento recomendado”, esclareceu o dirigente.

12. Em Salvador é possível se vacinar nos pontos exclusivos de drive-thru indo de bicicleta. O transporte, democrático e cada vez mais utilizado na capital baiana, vem ganhando muito espaço nas filas das unidades vacinais da capital. E para estimular o uso do modal, todos os usuários das bikes compartilhadas – o Bike Itaú – poderão utilizar as "laranjinhas" gratuitamente para irem se vacinar, na primeira e na segunda dose.

13. Para conseguir a gratuidade é preciso baixar o aplicativo do Bike Itaú e acessar a própria conta ou criar uma, caso não tenha. Logo depois, basta selecionar o plano vacinação e adicionar o código PRIMEIRADOSE, se estiver indo tomar a primeira dose, e SEGUNDADOSE se estiver indo tomar a segunda. Os planos são válidos por 24h após ativados e contemplam até duas viagens de 3h cada, para garantir a ida e a volta da vacinação.

14. "Nosso objetivo é incentivar as pessoas a usarem esse transporte que tem como principal característica a segurança sanitária e a economia. Além disso, os drive-thrus  evitam as aglomerações e contribuem com o distanciamento social imprescindível neste momento. É importante não esquecer o uso da máscara e a higienização das mãos", comenta o coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) e presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

15. O site www. filometro. saude. salvador. ba. gov. br mostra quais os postos de vacina estão ativos na cidade. Com isso, é possível acompanhar a demanda de cada uma delas durante o dia, buscando o horário mais tranquilo para a imunização.

16. O Dia dos Namorados está chegando e muitos deixaram para comprar o presente do parceiro de última hora. Para quem ainda está em busca do artigo ideal e também quer encontrar as melhores promoções para preparar uma refeição especial para celebrar a data, o aplicativo Preço da Hora Bahia pode ser um grande aliado. 

17. Com uma busca simples, é possível consultar os preços de mais de 500 mil itens comercializados em toda a Bahia, com base nas notas fiscais eletrônicas. O aplicativo pode ser baixado na Apple Store e no Play Store e acessado também no site precodahora.ba.gov.br.

18. Na página inicial do aplicativo, é só digitar o produto desejado na barra de pesquisa para comparar os preços praticados para este item, ou realizar a pesquisa com o código de barras . O Usuário também pode ordenar a busca pelo menor ou maior preço, pela venda mais recente ou mais antiga, ou pelo estabelecimento mais próximo ou mais distante. Também é possível filtrar a pesquisa por estabelecimento, raio de quilômetro ou por horas desde a última venda.

19. Caso o consumidor queira presentear a pessoa amada com um smartphone, por exemplo, basta digitar o nome do modelo desejado para encontrar os preços praticados, verificar em quais estabelecimentos está disponível e visualizar o telefone e a rota para chegar até o local. Para quem deseja preparar um jantar especial, também há a opção de criar uma lista de compras com até 40 itens e encontrar os cinco melhores preços destes produtos de uma única vez.

20. “Com o Preço da Hora Bahia, o usuário economiza tempo e dinheiro, e já sai de casa para fazer a compra mais barata”, ressalta o diretor de Produção de Informações da Sefaz-Ba, Jadson Bitencourt.

21. Além de permitir a pesquisa em um raio de até 30 quilômetros de onde se localiza o usuário, em qualquer município do estado, o Preço da Hora Bahia traz uma série de outras funcionalidades. O aplicativo possui canais específicos para pesquisas em farmácias e postos de gasolina, a possibilidade de denunciar contribuintes que se recusam a emitir a nota fiscal, entre outras irregularidades, e ainda a disponibilização do histórico de preços de combustíveis. O usuário pode também compartilhar os preços e os produtos pesquisados com os amigos nas redes sociais.

22. A mais nova versão do aplicativo trouxe mais uma novidade. Agora é possível criar uma lista de grupos com os estabelecimentos comerciais favoritos do usuário. Assim, o usuário pode pesquisar os preços de produtos em locais já frequentados ou próximos de casa ou do trabalho, como mercados, postos de gasolina, farmácias, entre outros.  O usuário pode ainda utilizar as suas listas de compras para serem processadas sempre nos estabelecimentos favoritos. O Preço da Hora Bahia já conta com mais de 430 mil downloads de usuários em toda a Bahia.