Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA RECEBE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE MAIS 351.750 DOSES VACINAS COVID

Número de mortos voltam a subir na Bahia: 107 em 24 horas
25/05/2021 às 09:35
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.942 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 5.286 recuperados (+0,6%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (25) também registra 107 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 989.909 casos confirmados desde o início da pandemia, 952.292 já são considerados recuperados, 17.011 encontram-se ativos e 20.606 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.262.870 casos descartados e 221.092 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 48.796 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 20.606, representando uma letalidade de 2,08%. Dentre os óbitos, 55,72% ocorreram no sexo masculino e 44,28% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,90% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,99%, preta com 15,38%, amarela com 0,44%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,17% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 63,04%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,50%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                 *****
5. Programada anteriormente para serem entregues nesta quarta-feira (26), à 00h45, no aeroporto de Salvador, as 351.750 doses de vacinas contra a Covid-19 chegarão à Bahia num voo com estimativa de pouso às 9h45. A comunicação foi feita na noite desta terça-feira (25) pela empresa contratada pelo Ministério da Saúde para fazer a logística de transporte da carga. Toda a remessa foi produzida pela AstraZeneca/Fiocruz. As vacinas serão destinadas para a primeira aplicação do esquema vacinal.

6. Os imunizantes começarão a ser enviados ainda nesta quarta-feira para as regionais de saúde em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Quando as vacinas chegam nas regionais de Saúde, elas são distribuídas para todos os seus municípios de abrangência, completando assim a entrega.

7. As doses serão remetidas aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

8. Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 6.372.270 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.200.750 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer.
                                                ******
10. O Brasil superou nesta terça-feira, 25, a triste marca de 450 mil mortes na pandemia de covid-19, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

11. De acordo com o novo boletim, foram registradas 2.173 vítimas e 73.453 casos da doença no período de 24 horas, elevando os totais de óbitos e contágios para 452.031 e 16.194.209, respectivamente.

12. Os números confirmam a tendência de alta nas contaminações, que vem apresentando aumento desde 11 de maio. Atualmente, a média móvel dos últimos sete dias está em 65.910.

13. Já a média móvel dos falecimentos registrou uma queda, apesar de ainda estar em um patamar altíssimo, e é 1.854. A taxa de letalidade está mantida em 2,8%.

14. O Movimento Salvador Vai de Bike realiza nesta terça-feira (25), a partir das 18h30, mais uma blitz de conscientização ao uso de máscaras e realização dos procedimentos de higienização e distanciamento social no período de pandemia. A equipe do MSVB vai abordar ciclistas que estiverem na região do Jardim dos Namorados, próximo ao ponto de bicicletas compartilhadas instalado no local.

15. Na ocasião, será promovida a distribuição de máscaras gratuitas e fazendo alertas. Esta é a segunda edição da iniciativa – em abril, a ação foi realizada na região do Barravento, na Barra, devido ao alto número de pessoas que circulam de bike no local.

16. Os números ligados à compra e uso de bicicletas estão cada vez mais altos em todo o mundo e em Salvador essa realidade não é diferente. Só com as bicicletas compartilhadas de abril de 2020 até abril deste ano, houve um aumento de mais de 250% em número de usuários.

17. Cada vez mais soteropolitanos estão optando pelas bikes para se locomover. O uso individual do transporte, assim como a facilidade da higienização, torna a bicicleta o meio de transporte mais seguro no momento.

18. O mutirão para aplicação da segunda dose dos imunizantes Oxford e Coronavac em Salvador segue nesta quarta-feira (26). No primeiro dia da ação, ocorrida hoje (25), a adesão do público foi baixa: menos de 50% das 18,2 mil pessoas esperadas para realizar receber a dose de reforço compareceram aos postos.

19. Para esta quarta, a estratégia foi ampliada para contemplar as pessoas que estão com a data de retorno marcado no cartão de vacinação até o dia 30 de maio, antecipando o prazo para completar o esquema vacinal. Além da demanda aberta, ou seja, atendimento nos postos sem agendamento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abre o sistema para o agendamento da vacina através do site vacinahoramarcada. saude. salvador. ba. gov. br .

20. A aplicação da primeira dose para o grupo prioritário habilitado no município segue suspensa, sendo retomada após o reabastecimento de doses na capital baiana. 

21. A segunda dose da vacina CoronaVac será aplicada, das 8h às 16h, nos pontos drive-thru e fixo: Unijorge Paralela, Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu, 5º Centro de Saúde – Barris e Faculdade Bahiana – Unidade Brotas. Também haverá vacinação nos postos fixos da USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado – Águas Claras, UBS Eduardo Mamede – Mussurunga, Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros e UBS Ramiro de Azevedo – Campo da Pólvora.

22. No caso da segunda dose da vacina Oxford, a aplicação acontecerá, também das 8h às 16h, nos drives situados no Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio, Arena Fonte Nova – Nazaré, Parque de Exposições – Paralela, Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos, Faculdade Bahiana – Cabula, Barradão – Canabrava, Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Faculdade Universo – Campus Avenida ACM, Shopping Bela Vista e USF San Martim III.

23. Quem não possui carro, pode comparecer a um dos seguintes pontos fixos: USF Curralinho, Barradão – Canabrava, USF Federação, USF Fernando Filgueiras – Cabula IV, USF Teotônio Vilela II – Nova Brasília de Valéria, Parque de Exposições – Paralela, USF Resgate, USF Vale do Matatu, USF Cajazeiras X, USF Colinas de Periperi, USF Vila Nova de Pituaçu, USF Plataforma, USF João Roma Filho – Jardim Nova Esperança.

24. Nesta terça-feira (25), os postos de vacinação contra Covid-19 no mutirão de aplicação da 2ª dose apresentaram baixa adesão. Das mais de 18 mil pessoas que estão com a data de retorno agendado até o dia 28 de maio para segunda aplicação dos imunizantes Oxford e CoronaVac na cidade, apenas 8,3 mil compareceram aos pontos de imunização para completar o esquema vacinal. 

25. Em um dos pontos de imunização – a Unidade de Saúde da Família (USF) Claudelino Miranda, localizada no Resgate – o gerente do posto, Roberto Mesquita, destacou os esforços da equipe para convocar o público-alvo.

26. “Junto com os agentes comunitários estamos divulgando a antecipação da segunda dose da vacina, chamando as pessoas, falando sobre a importância de concluir, o quanto antes, o ciclo de imunização. Através do distrito, estamos nos comunicando com a população, utilizando, inclusive as redes sociais, focados nessa ação, que visa ampliar a adesão do público-alvo”, disse.

27. Uma das pessoas presentes na USF para receber a dose de reforço, a auxiliar administrativa da área da saúde, Nilma Silva, de 33 anos, declarou que a antecipação da vacinação é um ato de prudência. “Concluir o processo de vacinação é a esperança de acabar com esse filme de terror. A vacina é a certeza de que a pandemia vai ser minimizada e vamos voltar a ter uma vida normal. Antecipar a segunda dose é uma forma sensata de acelerar o processo de imunização das pessoas”, afirmou.