Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA VOLTA A TER SITUAÇÃO ESTÁVEL NA PANDEMIA COM 65 ÓBITOS

21 MIUDINHAS: Lei seca começa na sexta feira próxima durante 7 dias
23/05/2021 às 09:32
   
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.875 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 3.135 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico deste domingo (23) também registra 65 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 983.587 casos confirmados desde o início da pandemia, 944.256 já são considerados recuperados, 18.903 encontram-se ativos e 20.428 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.258.250 casos descartados e 218.318 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 48.709 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 20.428, representando uma letalidade de 2,08%. Dentre os óbitos, 55,70% ocorreram no sexo masculino e 44,30% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,93% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,98%, preta com 15,31%, amarela com 0,44%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,21% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 63,19%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,56%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                               *****
5. O deputado Estadual Osni Cardoso (PT) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia mais uma indicação voltada para prioridades na vacinação. Dessa vez está sendo pleiteada a inclusão dos trabalhadores das indústrias petroquímicas, químicas, plásticas, fertilizantes farmacêuticas terminais químicaos na lista de prioridades de vacinação contra a Covid-19 na Bahia.

6. De acordo com o deputado, esses trabalhadores estão expostos a atividades para a produção de serviços considerados essenciais nas áreas da saúde, produção de matéria prima, higiene, alimentos, bebidas, e outros.

7. "Esses trabalhadores estão dia e noite em linhas de produção, atuando nas áreas que são extremamente essenciais para a produção de materias primas que estamos utilizando bastante, então eles também precisam estar na lista de prioridades pois são fundamenais no combate a Covid-19", salientou.

8. Indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia pelo deputado Hilton Coelho (PSOL), destinada ao governador Rui Costa prevê que se amplie a destinação de recursos nas Leis Orçamentárias para Defensoria Pública do Estado da Bahia, como forma de aumentar a abrangência da instituição e garantir a presença de pelo menos um defensor público em todas as comarcas do estado.

9. O deputado abaixo signatário, vem, com fundamento no art. 139 da Resolução nº 1.193/85, Regimento Interno desta Casa Legislativa, solicitar que seja encaminhado, através da Mesa Diretora, ao Governador do Estado da Bahia, Sr. Rui Costa, o presente projeto de indicação:

10. “O acesso à Justiça é um direito fundamental do ser humano, mas uma parcela significativa da população, encontra dificuldades na busca e efetivação de seus direitos ou os desconhece. A Defensoria Pública é instituição essencial. Cabe a ela assistência jurídica integral e gratuita às pessoas necessitadas. A instituição é responsável pelo atendimento à população de baixa renda e que, que não podem arcar com todas as custas de um processo, muitas vezes longo e cansativo, e que em sua maioria, acaba beneficiando a parte que dispõe de recursos que lhe permitam suportar todos os atos processuais sem o comprometimento de sua subsistência”, avalia o parlamentar.

11. Nesta segunda-feira (24), às 9h, o governador Rui Costa vai visitar o antigo prédio da Ebal, localizado na Avenida Graça Lessa (Vale do Ogunjá). A proposta é que o espaço abrigue novas sedes de unidades da Polícia Civil, a exemplo do Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Rui estará acompanhado do secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e da delegada geral da Polícia Civil, Heloísa Brito.

12. Na próxima segunda-feira (24)  acontece o seminário VLT/Monotrilho, promovido pela   Câmara Especializada de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), em parceria com o Conselho Federal (Confea) e Mútua. O evento está programado para começar às 16h no canal do Crea-BA, no YouTube (creaba1). 

13. O Veiculo Leve de Transporte-VLT substituirá o trem que liga a Calçada a Paripe. Um dos pontos de maior mudança na vida dos cidadãos que utilizarão esse meio de transporte é que, segundo o Governo da Bahia, o VLT terá 25 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários por dia. 

14. Visando informar à sociedade sobre o andamento desse projeto tão importante para o Estado da Bahia, e principalmente para o mercado da Engenharia, Agronomia e Geociências, o evento será liberado para todo o público e emitirá certificados digitais de participação.

15. Em post nas redes sociais neste sábado (22), o governador Rui Costa esclareceu com ironia mais uma fake news disseminada contra ele. Uma foto de 2019, em que o governador aparece ao lado da família, está sendo compartilhada em grupos de WhatsApp acompanhada de um áudio que afirma que o gestor está aglomerando enquanto pede publicamente que as pessoas fiquem em casa. Em seu perfil no Instagram, Rui explicou: "Bela lembrança de 2019, em Amargosa, em um dos raros momentos de descanso. Dias atrás, estive bem pertinho, em Jaguaquara, entregando obras. Enquanto a gente trabalha, os criminosos das fake news continuam atuando. Agora estão espalhando essa foto como se fosse atual, durante a pandemia". (veja aqui: https://www.instagram.com/p/CPLcNapFCsU/?utm_medium=copy_link ).

16. Na postagem, o governador afirmou que as fake news não tiram seu bom humor, muito menos desviam o seu foco em trabalhar e salvar vidas, e acrescentou: "só cadeia para esta turma". Os criminosos também estão compartilhado a foto de 2019, retirando a mesma do contexto, nas outras redes sociais. Todos eles serão processados para que possam responder pelo crime.

17. O valor da tarifa do transporte hidroviário de Salvador será reajustado a partir da próxima semana. A travessia Plataforma/Ribeira passará dos atuais R$2,60 para R$2,80 a partir de segunda-feira (24).  

18. O aumento ocorre em razão do reajuste anual previsto em contrato com a empresa responsável por operar a travessia. O cálculo para o reajuste é feito considerando a variação dos valores do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Diesel e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de dois meses antes da data base de reajuste e os dois meses anteriores ao último reajuste.

19. A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) lamenta a negativa do Sindicato dos Comerciários de Itabuna sobre a possibilidade de abertura do comércio no feriado de Corpus Christi, 3 de junho. Recentemente, mais de 50 empresas que atuam no setor, haviam sinalizado às entidades empresariais, interesse em funcionar nesse dia.

20. No entanto, segundo informou o Sindicato, foram realizadas assembleias semipresenciais com os trabalhadores para avaliação da proposta, que foi negada pela classe. Sendo assim, o comércio de Itabuna não vai abrir no feriado, diferente de várias cidades da Bahia que conseguiram o acordo para o funcionamento.

21. Lembrando que o comércio de Itabuna, juntamente com o setor de serviços amargam uma crise com a redução do número de vagas de emprego no primeiro trimestre de 2021.