Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL TEM RECORDE DE MORTES PELA COVID 2.841; BAHIA FORAM 118 OBITOS

Secretaria de Saúde do Estado convoca profissionais dessa área para contratos de trabalho em hospitais da covid
16/03/2021 às 20:49
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.608 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 5.310 recuperados (+0,7%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (16) também registra 118 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 748.835 casos confirmados desde o início da pandemia, 718.002 já são considerados recuperados, 17.374 encontram-se ativos e 13.459 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.078.221 casos descartados e 174.695 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira.

  3. Na Bahia, 44.467 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. Hoje foram registradas 118 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 13.459, representando uma letalidade de 1,80%. Dentre os óbitos, 56,04% ocorreram no sexo masculino e 43,96% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,98% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,00%, preta com 14,97%, amarela com 0,52%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,38% dos óbitos. 

  5. O percentual de casos com comorbidade foi de 69,27%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,10%).

  6. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                        ******

  7. O Brasil registrou nesta terça-feira um novo recorde de mortes por covid-19 em um único dia, com a notificação de 2.841 óbitos, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 282.127, informou o Ministério da Saúde.

  8.  A cifra desta terça supera com folga o recorde anterior de óbitos registrados em 24 horas no Brasil, de 2.286 mortes, em 10 de março.

  9. Além disso, também foram contabilizados 83.926 novos casos de coronavírus nesta terça, com o total de infecções confirmadas no país avançando para 11.603.535, acrescentou a pasta. O número de novos casos é o terceiro maior para um só dia no país, abaixo apenas das marcas de 7 de janeiro (87.843) e 12 de março (85.663).

   10. A necessidade de ampliação da oferta de leitos e dos serviços de saúde em decorrência da pandemia da Covid-19 impactou a geração de mais de 2 mil vagas de emprego na Bahia. Parte dessa demanda ocorre pela reabertura de leitos no Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova e no Hospital Riverside, além da inauguração do Hospital Metropolitano, que deve ocorrer nas próximas semanas. 

  11. As vagas de emprego estão concentradas nas áreas assistencial, administrativa e operacional e também em serviços de apoio, a exemplo de lavanderia, alimentação, segurança e higienização.

  12. Somente no Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, que terá 200 leitos, são ofertadas 1.350 vagas de emprego para auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, auxiliar de higienização, auxiliar de suprimentos, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de enfermagem, dentre outros, com contratação imediata. A seleção está sendo feita com o apoio do Hospital do Subúrbio. 

  13. Os interessados devem enviar currículo pelo site da unidade, clicando em Contatos e depois em Trabalhe Conosco.

  14. Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, mais de duas mil vagas de trabalho diretas foram geradas na rede de UTI e hospitais contratados pelo Governo do Estado e dedicados exclusivamente ao tratamento da Covid-19. “Nós temos previsão de abrir, ao longo das próximas três semanas, mais de 600 leitos hospitalares em toda a Bahia. Serão mais profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais. 

  15. Salvador, região metropolitana e várias cidades do interior do estado serão fortemente impactados positivamente pela abertura de leitos e pela injeção de recursos na economia local”, afirma.

  16. Para o Hospital de campanha da Arena Fonte Nova já foram contratados cerca de 400 profissionais. A unidade está com vagas abertas para técnicos de enfermagem. O processo seletivo é realizado pela Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), e os currículos devem ser enviados por e-mail para curriculo.hcafn@irmadulce.org.br. 

  17. Não é possível realizar a entrega de documentos pessoalmente. Para o Hospital Riverside, a forma de envio de currículos será divulgada em breve, após a finalização do processo para definir a organização social que vai gerir a unidade.

  18. O momento de enfretamento da doença significa também a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho na área escolhida. A enfermeira Maria Carolina Soares conseguiu o primeiro emprego no Hospital de campanha da Arena Fonte Nova. “Enviei o meu currículo, fiz a seleção e hoje estou trabalhando aqui no hospital. É um momento que marca minha trajetória profissional. Além disso, posso me dedicar a ajudar outras pessoas que enfrentam essa doença”.
                                                      ******
  19. Os pontos de urgência para os pacientes com demandas de emergência com quadro clínico mais leves para a Covid-19 instalados nas unidades básicas de Pirajá, Itapuã, Imbuí e Iapi, em Salvador, somam 1.055 atendimentos desde que iniciaram a assistência à população na última quinta-feira (11). 

  20. Os locais, administrados pela FABAMED – Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde, funcionam em regime ininterrupto, ou seja, 24 horas, permitem a ampliação da capacidade de atendimentos à saúde na cidade, além de auxiliar a desafogar as UPA’s e gripários.

  21. “Estamos com equipes especializadas e preparadas para o acolhimento dessas demandas. O Ponto de Atenção às Urgências foi planejado, montado e aparelhado especialmente para atender as situações de urgência e emergência, para garantir uma assistência qualificada e resoluta por parte dos profissionais de saúde da Fabamed”, destacou Cláudia Carvalho, diretora geral da Fabamed. 

  22. UBS Pirajá  - A primeira a funcionar neste perfil atendeu até a manhã desta terça-feira (16), 505 pacientes, desse total 456 estavam com sintomas gripais, 18 testaram positivo para Covid-19 e 189 aguardam resultados RT-PCR. 

  23. UBS Itapuã -  Entre sábado (13) e terça (16), 356 pessoas foram atendidas com sintomas gripais, entre elas, 107 positivaram para o coronavírus e 16 aguardam resultado RT-PCR. 

  24. UBS Imbuí e IAPI - Nas últimas 24h, com o início dos trabalhos nas unidades, 194 pessoas foram atendidas até a manhã desta terça (16), 29 tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19.