Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEM MAIS 115 MORTES PELA COVID E LOJISTAS QUEREM A REABERTURA

O lockdown segundo os infectologistas garantem a não expansão do virus
11/03/2021 às 19:15
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.975 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 4.364 recuperados (+0,6%). Dos 730.542 casos confirmados desde o início da pandemia, 697.190 já são considerados recuperados, 20.391 encontram-se ativos e 12.961 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.064.903 casos descartados e 172.493 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (11) Na Bahia, 44.066 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. Hoje foram registradas 115 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 12.961, representando uma letalidade de 1,79%. Dentre os óbitos, 55,98% ocorreram no sexo masculino e 44,02% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,03% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,77%, preta com 14,96%, amarela com 0,52%, indígena com 0,15% e não há informação em 8,57% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 69,60%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,28%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                   *******
5. Uma carta aberta de micro e pequenos empresários da Bahia está sendo divuilgada nas redes sociais pedindo diálogo com o governdor do Estado e prefeito da capiutal. Veja alguns trechos:
5. Informarmos que a partir do dia 17 de março de 2021, não aceitaremos e muito menos seguiremos qualquer decreto que impeça qualquer pessoa no Município de Salvador de exercer seu Direito Constitucional da Livre Iniciativa (Art. 1o, IV, CF e Art. 170, CF).

6. Qualquer novo decreto que impeça o trabalho irá comprometer outro Direito Constitucional, o da Dignidade da Pessoa Humana (Art. 1o, III, CF) seja para Empresários, Colaboradores, Funcionários Públicos, Aposentados e outros, pois, além de inviabilizar a continuidade de atividades, demissão em massa, quem tem seus proventos sofrerá com enorme redução em virtude da inflação no preço dos produtos.

7. Pedimos que o Sr. Prefeito, Vereadores e Comitê de Contingência que esqueçam a política e adotem o tratamento precoce, transparência da vacinação e verbas, façam investimentos na área da saúde, aumento de leitos, insumos, estoque de medicamentos, EPIs, dentre outros que garantam atendimento médico a todos, bem como a fiscalização contínua de festas clandestinas, churrascos e aglomerações.

8. Reiteramos que Distanciamento Social não é sinônimo de Proibição do Trabalho e Fechamento de Atividades, tendo em vista que 90% do comércio e serviços do Município não possuem aglomerações, devido a crise financeira. Dentro das lojas do centro, shoppings ou bairros, são raras as que possuem vários compradores simultâneos e as que possuem, devem controlar os acessos.

9. Por fim, reiteramos ao Sr. Prefeito que não iremos seguir qualquer decreto que impeça o trabalho a partir do dia 17 do mês de março de 2021 e pede que não sejam editados decretos neste sentido, pois a abertura não será uma opção do Sr. Prefeito, mas do povo Soteropolitano contra os decretos e a fiscalização, ante a situação, iremos praticar a legítima defesa (Art. 25 do Código Penal), pois estaremos defendendo nossas famílias, nossos amigos, nossos colaboradores, todo cidadão Soteropolitano e nosso patrimônio.

10. Pedimos diálogo, honestidade, bom senso e que afastem-se do espectro político, permitindo o povo trabalhar, para que evitemos enfrentamentos desnecessários que possam causar danos, quaisquer que sejam entre quem precisa trabalhar e agente da administração pública, seja na legislação, ou fiscalização.

11. (LAURO) Com o aumento de casos da Covid-19, a Prefeitura de Lauro de Freitas ampliou o número de leitos das salas amarelas e vermelhas nas unidades de atendimento de urgência e emergência Santo Amaro de Ipitanga (PASAI), no Centro, e UPA de Itinga. Apesar disso, a taxa de ocupação no município atingiu nesta quinta-feira (11), 97% de sua capacidade, com 30 pacientes aguardando regulação para unidades de suporte avançado.

12. De acordo com a superintendente da atenção especializada da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Allinne Kelly, a ampliação dos leitos faz parte dos esforços da gestão municipal em mitigar os impactos do coronavírus em Lauro de Freitas.

13. "Na UPA passamos a atender pacientes com Covid-19 e ampliamos  de 16 para 22 leitos. Atualmente, são quatro leitos na sala vermelha e 14 na sala amarela, além de quatro leitos extras. Já no PASAI o acréscimo foi de dez para 18 leitos. A unidade conta com quatro leitos na sala vermelha e sete leitos na sala amarela e mais sete leitos extras", informou. Allinne acrescenta ainda que os equipamentos são referenciados para atender pacientes com quadros mais graves da Covid-19.

14. Diante do momento crítico da pandemia do coronavírus, outra medida foi a suspensão dos atendimentos a pacientes com sintomas gripais e respiratórios no Pronto Atendimento Nelson Barros, no Centro. "A unidade foi direcionada a pacientes com sintomas de outras patologias como, por exemplo, crises hipertensivas e diabetes. Devem procurar a unidade Nelson Barros, pacientes acometidos por causas externas, lesões ou outros agravos de baixa complexidade", disse.

15. Allinne explica que as medidas são formas estratégicas para tentar conter o avanço da curva de contaminação. "A intenção é separar os pacientes com sintomas de outras doenças não relacionadas à Covid-19 para que não haja contaminação dentro das unidades. Com esses esforços, aliados a outras medidas tomadas pela gestão como à restrição de circulação noturna e de suspensão de atividades não essenciais, devemos baixar a taxa de ocupação dos leitos em nossa cidade. Isso é fundamental porque a reabertura das atividades, enquanto a vacina não chega em quantidade suficiente pra imunizar a maioria da população, fica ligada à taxa de ocupação dos leitos”, ressaltou.

16. Cinco gripários reforçam atendimentos à Covid-19.

17. Deputado estadual soldado Prisco iniciou campanha nas redes sociais para denunciar atraso em obras da Maternidade João Batista Caribé. Conforme vídeo,  unidade hospitalar, que poderia servir para o acolhimento para pacientes Covid, está há um ano com 90 por cento das obras concluídas. Ainda segunda denúncia, há um ano, a subsecretária de saúde esteve no prédio e divulgou fotos das instalações quase concluídas.  

18. Em março do ano passado, site oficial do Governo do Estado anunciou a duplicação do número de leitos, que passaria de 40 para 80, sendo 60 de internação clínica e cirúrgica. A medida significou um investimento de R$30 milhões em obras e equipamentos.

19. O vereador Irmão Lázaro segue em tratamento no combate a Covid-19. O boletim médico desta quinta-feira (11) informa que, apesar de ainda depender bastante do ventilador mecânico, devido a sua condição pulmonar, vem apresentando melhoras consideráveis nos últimos dias.

20. Os médicos dizem ainda que apesar do tempo em que está intubado, os demais órgãos permanecem preservados e apresentando melhoras no seu estado clínico geral, que ainda precisa atingir parâmetros pré-determinados pelos especialistas para que se possa anteceder uma previsão para retirada do tubo.

21. Irmão Lázaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um Hospital de Feira de Santana.