Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NOVO RECORDE DE MORTES PELA COVID NO BRASIL: 1.910; BAHIA 112 ÓBITOS

VACINA para idosos acima de 79 anos em Salvador será retomada nesta quinta-feira, 4
03/03/2021 às 20:44
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 112 óbitos, 5.329 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 4.295 recuperados (+0,7%). Dos 694.783 casos confirmados desde o início da pandemia, 662.524 já são considerados recuperados, 20.119 encontram-se ativos e 12.140 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.041.414 casos descartados e 163.744 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (3). 

  3. Na Bahia, 43.239 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. Hoje foram registradas 112 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 12.140, representando uma letalidade de 1,75%. Dentre os óbitos, 56,39% ocorreram no sexo masculino e 43,61% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,00% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,71%, preta com 14,76%, amarela com 0,55%, indígena com 0,16% e não há informação em 8,82% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,35%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,34%).

  5. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

                                                                  *********

   6. O Brasil registrou nesta quarta-feira 1.910 novas mortes em decorrência da covid-19, renovando seu recorde de óbitos em um único dia e atingindo um total de 259.271 vítimas fatais da doença, informou o Ministério da Saúde.

   7. A marca supera o recorde anterior, registrado na véspera, quando foram notificadas 1.641 mortes.
Além disso, também foram contabilizados 71.104 novos casos de coronavírus no país, segunda maior marca desde o início da pandemia. A cifra fica abaixo somente da verificada no último dia 7 de janeiro, quando houve o anúncio de 87.843 infecções.

   8. Com isso, o total local de pessoas contaminadas pelo vírus chega a 10.718.630, conforme os dados do ministério.

   9. O Brasil, que enfrenta uma nova onda de contaminações, mortes e sobrecargas em hospitais, é o segundo país com maior número de óbitos por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

  10. Na tarde desta quarta-feira (3), o governador Rui Costa esteve no Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, para uma visita técnica à unidade, que volta a funcionar nesta quinta-feira (4). O hospital tem capacidade para 200 leitos, mas inicialmente funcionará com 80 leitos, distribuídos em 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UT) e mais 30 leitos clínicos, voltados para o atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19.

  11. A gestão do hospital de campanha está sob a responsabilidade das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). A expectativa é de que em breve o hospital possa operar com capacidade plena, já que depende do processo de contratação dos profissionais de saúde para o total funcionamento.

  12. Durante entrevista coletiva à imprensa, o governador destacou o esforço do Governo do Estado para reabrir a unidade, mas lembrou que a abertura de leitos não é a solução para o combate à pandemia do novo coronavírus. “A abertura de novos leitos é uma tentativa de evitar um colapso total no nosso sistema de saúde. 

   13. - É importante esclarecer para a população que, ao abrir os 100 leitos de UTI da Arena Fonte Nova e mais 100 de UTI que serão abertos no Hospital Metropolitano, o Estado da Bahia chega ao limite de abertura de novos leitos. É preciso que todos tomem consciência ou, daqui a duas semanas, iremos precisar de mais mil leitos. É uma situação impossível porque nós não teríamos nem equipes de profissionais suficientes para uma demanda tão grande”, afirmou.

  14. A subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, explicou que “haverá um aumento progressivo na abertura do número de leitos na Arena Fonte Nova, porque nós precisamos captar profissionais especializados e que, neste momento, estão divididos entre UTI covid e UTI não covid, mas a nossa expectativa é ter 100 leitos de UTI e 100 leitos clínicos. O hospital já começa a receber pacientes clínicos e de UTI a partir de amanhã [dia 4]”.
                                                                    *******
  15. Mais 165.600 doses de vacinas contra o coronavírus chegaram à Bahia na madrugada desta quarta-feira (3). O lote recebido hoje foi produzido pelo Butantan. Esta é a sexta remessa de vacinas que a Bahia recebe. Com a carga desta quarta-feira (3), o estado totaliza 1.111.200 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.

   16. O Grupamento Aéreo da Policia Militar, após a organização das doses feita pela equipe da coordenação de imunização do estado, já começou a fazer a distribuição das vacinas para as centrais regionais no interior da Bahia, de onde serão encaminhadas para os municípios. A nova remessa dará possibilidade de continuidade à primeira fase do plano de vacinação, que inclui idosos e trabalhadores de saúde.

  17. Com 470.783 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 124.470 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta terça, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                                 ******
  18. Os idosos com idade igual ou superior a 79 anos serão vacinados contra a Covid-19 nesta quinta (04) e sexta-feira (05), das 08h às 17h, em Salvador, mediante apresentação de documento oficial com foto. A ampliação da estratégia foi possível após a chegada de um novo lote da Coronavac, com quase 15 mil doses do imunizante.

  19. Antes de se dirigir a um dos pontos de vacinação é indispensável verificar se o nome do idoso está habilitado a receber a dose. A lista está disponível no site da www. saude. salvador. ba. gov. br. Caso não esteja será necessário fazer o recadastramento pelo site: recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br.

  20. Os idosos com 79 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express (vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br). Serão ofertadas por dia 150 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

  21. Vale lembrar que aqueles idosos que foram imunizados em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

  22. A partir de amanhã (04), os trabalhadores da saúde cadastrados no site da Secretaria (www. saude. salvador. ba. gov. br) e que ainda não haviam tomado a primeira dose também já podem buscar um dos pontos de vacinação para serem imunizados, portando cópia do último contracheque, nota fiscal ou contrato social PJ, e documento oficial com foto.

  23. OBS: Está temporariamente suspensa a aplicação da 1ª dose para profissionais de saúde não cadastrados.


  24.  2ª dose: A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para profissionais de saúde. Basta ser observada a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação. Vale lembrar que aqueles idosos que foram imunizados através do Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.


Confira as regras e pontos de vacinação:


1ª DOSE IDOSOS 79 ANOS OU MAIS


Drivers:


5ª Centro de Saúde
Parque de Exposições
Escola Baiana de Medicina – Campus Cabula


Ponto Fixo:


USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas)
USF Plataforma
USF Cajazeiras X
5ª Centro (Barris)


2ª DOSE IDOSOS


Drive


Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Campus Ondina
Arena Fonte Nova (Acesso Dique)
Atakadão Atakarejo – Subúrbio


Ponto Fixo


USF Vista Alegre
UBS Nelson Pihaui Dourado (Águas Claras)
USF Resgate
USF Federação


1ª DOSE DOS TRABALHADORES DA SAÚDE CADASTRADOS


Drivers:


Universidade Católica de Salvador – Pituaçu
Escola Baiana de Medicina – Campus Brotas


Pontos Fixos:


Universidade Católica de Salvador – Pituaçu
Escola Baiana de Medicina – Campus Brotas


2ª DOSE TRABALHADORES DA SAÚDE


Drivers:


Unijorge – Campus Paralela
USF San Martim III
Centro de Convenções


Pontos Fixos:


USF Eduardo Mamede (Mussurunga)
UBS Castelo Branco
USF Colinas de Periperi
CSU Pernambués
Unijorge – Campus Paralela

  25. O boletim médico do vereador Irmão Lázaro desta quarta-feira (3) informa que ele segue intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um Hospital de Feira de Santana, devido a complicações causadas pela Covid-19. O paciente passou nessas últimas 24 horas por intervenções médicas para que consiga evolução em seu quadro respiratório, os resultados são pequenos, porém animadores.