Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL TEM RECORDE DE MORTES PELA COVID 1.641; NA BAHIA 114 ÓBITOS

Salvador suspende vacinação da 1ª dose por falta de vacina
02/03/2021 às 09:37
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 114 óbitos, 3.397 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.937 recuperados (+0,6%). Dos 689.454 casos confirmados desde o início da pandemia, 658.229 já são considerados recuperados, 19.197 encontram-se ativos e 12.028 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.038.552 casos descartados e 160.723 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (2). Na Bahia, 43.111 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Hoje foram registradas 114 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 12.028 representando uma letalidade de 1,74%. Dentre os óbitos, 56,45% ocorreram no sexo masculino e 43,55% no sexo feminino. 

  4. Em relação ao quesito raça e cor, 55,01% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,70%, preta com 14,71%, amarela com 0,56%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,88% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,39%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,24%).

  5. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                      ******

  6. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) informou nesta terça-feira (2) que o Brasil registrou mais 1641 óbitos e 59.925 contágios nas últimas 24 horas, elevando os totais de vítimas para 257.361 e de contaminações para 10.646.926.

  7. Esta é a pior marca de mortes atingida desde o início da pandemia, superando o recorde batido em 29 de julho, quando foram contabilizadas 1.595 vítimas.

  8. O último mês de fevereiro foi o segundo mais letal em toda a emergência sanitária. Os recordes sucessivos comprovam que o país vive atualmente o seu pior momento da pandemia desde março do ano passado.

  9. Neste ano, inclusive, o Brasil já registrou o maior período com média de mortes acima de mil: ao todo são 41 dias. Mesmo já com elevados números, diversas autoridades e instituições de sanitárias alertam, contudo, que os dados reais devem ser maiores, devido à falta de testagem em larga escala e à subnotificação.

  10. Por 3 a 2, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira, 2, arquivar a denúncia de organização criminosa apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL) e outros parlamentares no caso conhecido como "quadrilhão do PP". O resultado marca mais uma derrota da Operação Lava Jato no Supremo.

  11. A decisão da Segunda Turma também beneficia os deputados Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB) e Eduardo da Fonte (Progressistas-PE) e o senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI). Um dos líderes do Centrão, Ciro Nogueira deu a bênção para a indicação do ministro Kassio Nunes Marques ao STF.
                            
  12. O vereador Irmão Lázaro segue intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um Hospital de Feira de Santana, devido a complicações causadas pela Covid-19. De acordo com o boletim médico desta terça-feira (2), o paciente apresenta melhoras em seu quadro respiratório, com redução de dosagens de medicações, respondendo bem as manobras aplicadas pelos profissionais de Saúde.

   13. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus em Salvador para idosos e trabalhadores da saúde nesta quarta-feira (03), das 08h às 17h. 

   14. Devido a falta do imunizante, a oferta da primeira dose será suspensa. A pasta aguarda o envio de um novo lote por parte do Governo Federal para dar continuidade à imunização na capital baiana. 

  15. Para que o idoso possa ter acesso a segunda dose é indispensável a verificação da habilitação do nome do beneficiado, além da data estabelecida, antes de realizar o deslocamento até um ponto de imunização. A lista está disponível no site da SMS (www. saude. salvador. ba. gov. br), no local, será indispensável a apresentação do cartão vacinação e o documento oficial com foto. 

  16. Já aqueles idosos, que foram imunizados através do Vacina Express, não precisam se registrar novamente na plataforma, basta observar a data que consta no cartão e aguardar a equipe à domicílio no dia estabelecido para o retorno.

Confira os pontos de vacinação para esta quarta (03):

2ª DOSE DOS TRABALHADORES DA SAÚDE

Drivers:

Unijorge Campus Paralela
USF San Martim III
Centro de Convenções

Pontos fixos:

USF Eduardo Mamede
UBS Castelo Branco
USF Colinas de Periperi
CSU Pernambués
Unijorge Campus Paralela

2ª DOSE DOS IDOSOS

Drivers:

5ª Centro de Saúde – USF Clementino Fraga 
Arena Fonte Nova 
Atacadão Atakarejo – Fazenda Coutos
Parque de Exposições

Pontos fixos

USF vista Alegre 
UBS Nelson Pihauy Dourado
USF Federação
5ª Centro de Saúde – USF Clementino Fraga

VACINA EXPRESS

O serviço de imunização domiciliar também estará disponível nesta quarta (03), com 200 vagas, preferencialmente para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção. 

Os idosos que estejam nas faixas etárias contempladas pela estratégia poderão fazer a solicitação do serviço através do site: vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br.