Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID 19 ACENDE DE NOVO SINAL VERMELHO NA BAHIA; HOJE, 67 MORTES

Número de internamentos em UTI aumenta também e SESA abre mais 20 leitos em Camaçari
12/02/2021 às 19:56
 1. Há seis meses não se registrava 67 óbitos ou mais em um boletim epidemiológico sobre a Covid-19. Nesta sexta-feira (12), apesar dos óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. Esse é maior número de mortes desde 25 de agosto de 2020, quando foram registrados 70 óbitos. 

  2. O número de hoje demonstra uma tendência de aumento do número de mortes em virtude do crescimento de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. Neste cenário, o Governo da Bahia abriu 20 novos leitos de UTI hoje, em um esforço para reduzir a pressão na rede assistencial da Região Metropolitana.

   3. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

   4. Foram abertos nesta sexta-feira (12), 20 novos leitos de UTI no Hospital Geral de Camaçari para o atendimento a pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa no início da semana em suas redes sociais, ao ressaltar que Bahia já conta com 1.074 leitos de UTI adulto e pediátrico e na medida em que se faz necessário, novas ampliações são realizadas.

   5, O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, detalha que a macrorregião Leste possui hoje 599 leitos de UTI adulto e pediátrico englobando os municípios de Salvador, Camaçari e Santo Antônio de Jesus. “A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 74% e com a abertura de novos leitos, isso tende a cair”, afirma Vilas-Boas.

   6. Recentemente foram abertos leitos de UTI nos municípios de Seabra e Barra e estão previstas novas ampliações nas cidades de Ilhéus e Porto Seguro.

   7. A Bahia ultrapassou a casa dos 350 mil vacinados contra a Covid-19 e acelera a imunização dos grupos prioritários, tendo iniciado nesta semana, os idosos acima de 80 anos. A Bahia é o segundo estado do Brasil com o maior número de pessoas imunizadas. Para acompanhar o avanço da vacinação, acesse https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                                        ******
  9. A Ouvidoria Geral de Salvador vai reforçar o atendimento à população, neste fim de semana, para atender eventuais denúncias de aglomeração e de poluição sonora neste período em que aconteceria o Carnaval na capital baiana, suspenso devido à pandemia de Covid-19. 

  10. Esta semana, o órgão tomou conhecimento de algumas festas que estavam programadas para ocorrer em alguns bairros da cidade, a exemplo de Cajazeiras e Paripe. As informações foram encaminhadas para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para que possa intensificar a fiscalização nesses locais.

   11. Os cidadãos possuem três formas de fazer a denúncia. Além dos telefones 160 (Disque Coronavírus) e 156 (Fala Salvador), também pode registrar a informação, pedido ou denúncia no site www. falasalvador.  ba. gov. br , pelo aplicativo Fala Salvador ou pelo e-mail ouvidoria@ salvador. ba. gov. br. O atendimento por telefone funciona durante 24h, todos os dias da semana.  

   12. Apenas esse ano, 5.798 casos , ou seja, 36% do total de registros da Ouvidoria, foram referentes à aglomeração e poluição sonora. Os bairros que concentraram o maior número de demandas do tipo nesse período foram Cajazeiras, Itapuã, Pernambués, Paripe, Liberdade, Fazenda Grande do Retiro, São Marcos, Boca do Rio, Uruguai e Plataforma.

   13. As denúncias referentes à Covid-19 feitas pelo disque coronavírus 160 e Fala Salvador 156 são registradas imediatamente no sistema da Sedur, que direciona equipes para a fiscalização nos locais informados. No ano passado, a Ouvidoria-geral do Município recebeu uma média de 255 denúncias de aglomeração e de poluição sonora por dia. Este ano, a média está em torno de 150 ligações por dia.

   14. Demandas gerais – Em 2020, o Fala Salvador 156 registrou 887.004 informações, pedidos e denúncias diversas relacionadas à marcação de consultas e exames, fiscalização da poluição sonora, atualização do cartão do SUS, iluminação pública, programa Salvador por Todos, dispensação de medicamentos, vistoria da Defesa Civil de Salvador, informações sobre o Cadastro Único, sobre o funcionamento dos órgãos públicos e pesquisa de emprego, entre outros.

   15. O ouvidor-geral do Município, Jean Sacramento, destacou que um dos principais papéis do órgão nesse período de pandemia tem sido o da informação.  “Nós não vacinamos as pessoas, mas prestamos informação sobre quem pode se vacinar no momento e os locais onde a vacina está disponível. Não realizamos o teste, mas informamos os locais onde está sendo feito. Então, a Ouvidoria é a ponte entre os cidadãos e os órgãos da Prefeitura, para que as demandas sejam atendidas.”

  16.  Os postos da Rede SAC na capital e interior do estado estarão funcionando normalmente a partir deste sábado (13), observando o decreto estadual n° 20.193/2021. De acordo com o instrumento, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 27 de janeiro, fica mantido o expediente normal nas repartições públicas do Poder Executivo Estadual nesta sexta-feira (12) e também nas próximas segunda e terça, 15 e 16 de fevereiro.

  17. Neste sábado (13), estarão abertos em Salvador os postos SAC Barra, Bela Vista, Salvador Shopping, Shopping da Bahia, Pituaçu, Cajazeiras, Pau da Lima, Pernambués e Comércio. Na segunda e terça (15 e 16), funcionarão todas as onze unidades da capital. O mesmo vale para as três carretas do SAC Móvel, que atenderão normalmente a partir de segunda-feira (15).

  18. Na Região Metropolitana, o funcionamento da Rede SAC também vai observar o decreto estadual n° 20.193/2021. No sábado (13), o SAC Lauro de Freitas estará aberto à população - as unidades de Camaçari, Candeias e Simões Filho não funcionam neste dia da semana. Os quatros postos irão atender normalmente na próxima semana, com exceção de Simões Filho, que funcionará apenas a partir de quarta-feira (17).

  19. Já no interior, os postos SAC Alagoinhas, Barreiras, Conquista I, Conquista II, Eunápolis, Feira II, Jequié, Juazeiro e Senhor do Bonfim estarão abertos no sábado (13), com o atendimento especial agendado para emissão de RG e CNH. A partir da próxima semana, o funcionamento será normal, com exceção das unidades em Itabuna e Santo Antonio de Jesus, fechadas na segunda e terça (15 e 16), além de Teixeira de Freitas, que estará fechada no dia 15 de fevereiro.

  20. É importante ressaltar que o atendimento em toda a Rede SAC acontece por meio agendamento prévio no SAC Digital. Para isso, basta acessar a plataforma no endereço www.sacdigital.ba.gov.br ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS, criar o cadastro e escolher dia e hora para realizar o serviço desejado. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353.

  21.  A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente, como determina o Decreto Estadual 19.529/20.